Os red devils venceram os reds com uma exibição de gala de Mata. A equipa orientada por Van Gaal deslocou-se a Liverpool para vencer, por 2-1, com dois golos do espanhol.

Maldição Red Devils

Os reds não sabiam o que era perder para o campeonato há 13 jogos. Curiosamente, a última equipa que derrotou o Liverpool, na Premier League, foi o Manchester United, por 3-0, a 14 de Dezembro.

A equipa de Brendan Rodgers mostrou-se novamente incapaz de travar a ofensiva do Manchester United. O conjunto orientado por Van Gaal superiorizou-se no primeiro tempo, marcando aos 14 minutos, por intermédio de Juan Mata, após a assistência de Herrera.

Os reds só apareceram nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, quando o United baixou as suas linhas e priveligiou as saídas rápidas.

No começo da segunda parte, o Liverpool tentou alterar o rumo dos acontecimentos com a entrada do eterno capitão, Gerrard. O sacrificado para a entrada do médio inglês foi Lallana, que se mostrou alheado do jogo.

A substituição pensada por Rodgers não teve o efeito desejado. Gerrard só esteve em campo 42 segundos. O médio do Liverpool recebeu ordem de expulsão depois de ter reagido, a quente, a uma entrada dura de Herrera.

Com os reds reduzidos a 10 unidades, coube ao Manchester voltar a assumir o controlo do jogo.

O Liverpool ainda ameaçou mas foi Mata que ampliou a vantagem, aos 59 minutos. Num gesto mágico, o médio espanhol pode muito bem ter feito o golo da época. 4 minutos depois da entrada de Di María. A assistência saiu dos pés do craque argentino que encontrou Mata sozinho na área para este finalizar com um pontapé acrobático.

Brendan Rodgers lançou Balotelli numa tentativa desesperada de chegar à igualdade. O avançado italiano esteve perto de imitar Gerrard e, logo no primeiro minuto, viu amarelo, depois de uma entrada sem sentido sobre Jones.

Apesar dos incidentes, a equipa da casa cresceu na partida e reduziu para 2-1, com golo de Sturridge, após assistência de Coutinho.

Houve tempo ainda para Balotelli ser uma das figuras do encontro. Numa disputa com Smalling, ambos os jogadores saíram do campo e o avançado dos reds teve de ser agarrado, pelos seus próprios adeptos, para não reagir às provocações do central inglês. Tudo ocorreu aos 78 minutos de jogo.

Manchester United

Com a vitória, o Manchester United consolidou a 4ª posição, com vista ao 2º lugar. Com 59 pontos, a equipa de Van Gaal soma menos 1 ponto que o Arsenal e menos 2 que os rivais do Manchester City.

Steven Gerrard

Tudo o que podia ter corrido mal ao Liverpool, correu. Steven Gerrard tinha acabado de entrar e teve de sair logo de seguida por ter visto o cartão vermelho

O percurso do Manchester United esta temporada nem sempre foi feito de sucessos. A eliminação precoce da Taça da Liga foi um dos piores momentos desta época. A equipa dos escalões inferiores, Milton Keynes, humilhou o United, ao vencer por 4-0.

A equipa foi crescendo e Van Gaal conseguiu dar alguma estabilidade ao seu plantel. As críticas aumentavam de som quando a equipa não conseguia vencer e Falcao e Di María não rendiam o desejado.

Os sul-americanos não têm tido a vida facilitada em Inglaterra, e têm demonstrado grandes dificuldades na adaptação ao estilo de jogo da equipa.

Com um plantel muito vasto, Van Gaal tem feito uma gestão cuidadosa e rigorosa. A indefinição táctica nos primeiros meses não contribuiu para que o United arrancasse em grande estilo mas, a verdade é que, dentro de portas, a equipa do treinador holandês é a que soma mais pontos. 15 jogos, 37 pontos, 33 golos marcados e 10 sofridos.

Van Gaal redefiniu a sua estratégia e passou a jogar com as armas que tinha à sua disposição. O Manchester passou a assumir mais o jogo e deixou de estar na expectativa, nomeadamente nos jogos fora, onde não conseguia alcançar resultados positivos.

A recente série de bons resultados coloca o Manchester United no conjunto de clubes favoritos a disputarem o acesso à Liga dos Campeões através do 2º lugar, depois do Chelsea, de José Mourinho, se ter distanciado do Manchester City e assumir-se, cada vez mais, como o próximo campeão inglês.

Boas Apostas!