Marselha – Red Bull Salzburg (Liga Europa)
O Marselha e o Red Bull Salzburg colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Stade Velódrome, num desafio a contar para a 1ª mão das meias-finais da Liga Europa. O Marselha tem realizado uma boa campanha esta temporada, tanto a nível nacional como nas competições europeias, e chega aqui à procura de dar um bom passe rumo à final da prova. Por outro lado, o Red Bull Salzburg tem vindo a surpreender nesta sua campanha europeia e não é um adversário que deve ser subestimado.
O Marselha chega aqui após ter eliminado o SC Braga, Athletic Bilbao e Leipzig, e já não atingia as meias-finais desta prova desde 2003/04, ano em que chegou à final mas acabou eliminado pelo Valencia. Os franceses estão a conseguir uma boa campanha esta temporada, estão em 4º lugar no campeonato francês com os mesmos pontos do 3º classificado Lyon, e atingiram estas meias-finais da Liga Europa onde sonham seguir em frente e lutar pelo título.
Les Olympiens perderam apenas 1 dos últimos 21 jogos disputados em casa, em todas as competições, vencendo 15, e tem conseguido impôr o seu poder como visitado recentemente apontando 5 golos em cada um dos últimos dois jogos que aqui disputou. Os franceses sabem que vencer aqui por uma margem confortável, de preferência sem concederem golos, é imprescindível para avançarem até a 2ª mão em segurança, sendo de prever que a equipa esteja bem organizada a nível defensivo e ataque de forma organizada, destacando-se no processo ofensivo nos ataques pelas linhas e bolas-paradas, mas sobretudo nas rápidas transições ofensivas.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marselha apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Leipzig, para a Liga Europa. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Montpellier, uma vitória por 5-2 na recepção ao Leipzig, para a Liga Europa, uma vitória por 2-3 em terreno do Troyes, e na última jornada, uma vitória por 5-1 na recepção ao Lille. Mandanda e Kamara estão de fora, ambos lesionados.
Onze Provável: Pelé – Sarr, Rami, Rolando e Amavi – Lopez e Gustavo – Thauvin, Payet e Ocampos – Germain.
O Red Bull Salzburg, por sua vez, tem vindo a surpreender eliminatória após eliminatória, tendo eliminado equipas como a Real Sociedad, Borussia Dortmund e Lazio, e atinge assim a sua primeira meia-final desde 1993/94, época onde avançou mesmo até à final mas acabou eliminado pelo Inter de Milão. Os Touros perderam 2 dos últimos 21 jogos que disputaram fora de portas, em todas as competições, sendo um deles nesta Liga Europa em terreno da Lazio.
Nas suas últimas 3 deslocações nesta competição, a casa da Real Sociedad, Borussia Dortmund e Lazio, os austríacos marcaram 2 golos em cada um desses 3 jogos. O Salzburg é uma equipa mais forte a jogar em casa do que como visitante, sendo de prever que entre aqui de postura defensiva de modo a tentar levar a decisão da eliminatória para o seu território. Ainda assim, um dos melhores argumentos ofensivos da equipa é a sua qualidade nos contra-ataques.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Red Bull Salzburg apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do LASK Linz. Seguiu-se uma vitória por 4-1 na recepção à Lazio, uma vitória por 2-6 em terreno do Admira Wacker, um empate por 0-0 em terreno do SV Mattersburg, para a Taça da Austria, e na última jornada, uma vitória por 3-1 na recepção ao SCR Altach.
Onze Provável: Walke – Lainer, Ramalho, Caleta-Car e Ulmer – Haidara, Samassekou e Berisha – Schlager – Dabbur e Hee-Chan.
As duas equipas encontraram-se duas vezes esta temporada, com o Marselha a ter empatado um embate e a perder o restante.
Marselha
|
0-0 |
![]() |
Liga Europa 2017/18
|
Red Bull Salzburg
![]() |
1-0 |
![]() |
Liga Europa 2017/18
|
O Marselha encontra-se num melhor momento de forma do que quando encontrou o Salzburg no início da temporada, e tem conquistado bons resultados em casa. Ainda assim, o Salzburg tem realizado uma excelente campanha europeia, o que torna de prever este um jogo muito equilibrado e com oportunidades de golo para as duas balizas.