Domingo, dia 26 de Outubro, José Mourinho regressa a Old Trafford.

Palco de grandes jogos e de grandes confrontos que o special one ali disputou com sir Alex Ferguson, desta vez coloca-o frente-a-frente com Louis Van Gaal. Não é o mesmo, mas é outra coisa, também especial. É um regresso à história.

Não é segredo para ninguém a amizade entre José Mourinho e Louis Van Gaal. Mourinho trabalhou com Van Gaal no FC Barcelona.

Quando, em meados dos anos ’90, José Mourinho foi convidado para trabalhar com Bobby Robson no Sporting CP, este não hesitou, aceitou e aplicou-se. Percebeu como a sua vida podia dar uma grande volta. Ele e Robson tornaram-se inseparáveis. Tão inseparáveis que, quando Bobby Robson foi treinar o FC Porto, José Mourinho acompanhou-o. Mais tarde, quando Bobby Robson foi para o FC Barcelona, José Mourinho também o acompanhou. Mas uma vez aí chegado percebeu que estava no clube perfeito para desenvolver as suas capacidades e valências. Assim, quando Bobby Robson se mudou para o PSV, pela primeira vez José Mourinho não o acompanha. Fica no FC Barcelona e torna-se adjunto do próximo treinador dos catalães: Louis Van Gaal.

Depois desses anos em conjunto, José Mourinho e Louis Van Gaal separaram-se e cada um seguiu o seu caminho. Mas continuaram amigos.

Como adversários, só se encontraram uma única vez, na final da Liga dos Campeões de 2010, quando José Mourinho, com o Inter de Milão, ganhou o troféu, vencendo o Bayern Munique de Louis Van Gaal, por 2 a 0.

Agora estão os 2 treinadores no mesmo campeonato. A Premier League. José Mourinho à frente do Chelsea FC. Louis Van Gaal a dirigir o Manchester United. Mas com sortes diferentes. O Chelsea FC segue em primeiro lugar no campeonato. O Manchester United em sexto lugar com menos 10 pontos que o Chelsea FC.

Este fim-de-semana vão continuar amigos. Mas vão ser adversários. Ambos quererão ganhar. E vão lutar por isso.

O Sucessor

Quando José Mourinho foi pela primeira vez para Inglaterra treinar o Chelsea de Londres, com a sua personalidade quezilenta e arrogante, criou algum atrito com Alex Ferguson, escocês fleumático, habituado a outras formas de ser. Mas cedo o irascível português tirou o escocês do sério. Tiveram várias disputas. Em campo e nos jornais. Discussões. Divergências. Estávamos entre 2004 e 2007, a primeira passagem de Mourinho pela Premier League. Mas depressa se tornaram bastante próximos. Aliás, muito se falou depois, aquando da saída de Alex Ferguson dos comandos do Manchester United, que José Mourinho seria o seu herdeiro, que era o escolhido para suceder a Ferguson à frente da equipa de Manchester. Acabou por não ser assim. Mas a verdade é que o clube nunca mais voltou a ser o mesmo, com a aposta pessoal de sir Alex Ferguson em David Moyes a não funcionar de todo. Louis Van Gaal é o próximo da lista de sucessores. Até agora grande sucesso. Aliás, o trajecto de Louis Van Gaal como treinador não tem sido um mar de rosas. Alterna entre o muito bom e o muito mau. Mas o trabalho do holandês ainda está em fase inicial. Depois do que fez no Campeonato do Mundo de Futebol com a Selecção Holandesa, esperar-se-ia mais. Há tempo.

Louis Van Gaal

Depois do erro de casting que foi David Moyes, Louis Van Gaal tenta ser o sucessor de Alex Ferguson

Depois da final da Liga dos Campeões que sorriu ao aluno, Louis Van Gaal e José Mourinho vão finalmente voltar a encontrar-se. Desta vez num jogo da Premier League, onde, qualquer que seja o resultado, o que estará em disputa são só 3 pontos. Claro que, no caso do Chelsea FC de José Mourinho significam a manutenção do primeiro lugar, com uma diferença que pode ir dos 2 pontos aos 8 pontos em relação ao segundo classificado, o Manchester City (que pode, no entanto, ser ultrapassado pelo Southampton). Já no caso do Manchester United de Louis Van Gaal, esses 3 pontos são cruciais nesta fase da Liga, pois significa aproximar-se da linha da frente e ficar a 7 pontos do líder (o Chelsea FC, dê por onde der), ou deixar-se cair ainda mais para próximo da linha de água (nesta altura a 4 pontos de diferença).

Na sua primeira passagem pelo Chelsea FC, José Mourinho perdeu uma única vez em Old Trafford para a Premier Ligue, em 2005.

A última vez que o Chelsea foi perder a Old Trafford, com o United, foi em 2011, também para a Premier League.

José Mourinho e Louis Van Gaal recuperam uma tradição da qual o Chelsea FC e José Mourinho levam vantagem nos últimos anos.

É uma boa altura para se aferir qual o verdadeiro sucessor de Alex Ferguson: Louis Van Gaal que o substitui à frente da equipa, ou José Mourinho que está em campo adversário?

As Equipas

A jogar em casa, Louis Van Gaal tem a vantagem do local de embate e dos adeptos. E de uma história exemplar que remonta aos finais do século XIX, mas que é nos finais do século XX que resplandece sob a direcção de sir Alex Ferguson. Hoje, com uma equipa fortíssima que justificava, se calhar, outra posição na classificação da Premier League, o Manchester United conta com David de Gea na baliza, com Marcos Rojo, Rafael da Silva, Daley Blind e Tyler Blackett na defesa, com Ángel di Maria, Ander Herrera, Antonio Valencia e Marouane Fallaini no meio-campo e com Juan Mata, Robin Van Persie, Wayne Rooney e Radamel Falcao no ataque.

José Mourinho

José Mourinho, que também podia ter sido o sucessor está imparável e não quererá perder a distância que tem acumulado

O Chelsea FC de José Mourinho, equipa bem preparada para jogar fora, também carrega nas suas costas uma história, não tão rica quanto a do Manchester United, mas também valorosa. O Chelsea FC nasceu no início de século XX para poder ocupar um campo da bola já existente. Mas foi criando raízes, com o tempo. Com um historial cheio de altos e baixos, o clube atingiu o seu zénite nos anos ’90 do século passado e, especialmente, a partir de 2003, altura em que Roman Abramovich comprou o clube e, principalmente, quando José Mourinho se torna seu treinador. Curiosamente os 2 títulos europeus do Chelsea FC foram conquistados por outros treinadores que não despertaram grandes amores: Roberto di Matteo, a Liga dos Campeões, frente ao Bayern Munique e Rafael Benítez, a Liga Europa, frente ao SL Benfica.

Fazendo jus à posição que ocupa na Premier Legue, o primeiro lugar, o Chelsea FC de Mourinho é uma grande equipa onde até o banco é de excepção. Conta com jogadores como Thibaut Courtois, mas ainda lá tem, até ver, Petr Cech, para a baliza, com Filipe Luís, John Terry, Branislav Ivanovic, César Azpilicueta e Gary Cahill para a defesa, e Cesc Fàbregas, Ramires, Eden Hazard, Nemanja Matic, Willian, Oscar e John Obi Mikel para o meio-campo de luxo, e ainda Didier Drogba, André Schürrle e Diego Costa para o ataque. Contudo, José Mourinho não deve poder contar com Diego Costa que foi hospitalizado esta semana.

Assim, pelo que foi dito, e pelo que se conhece das 2 equipas e, principalmente, pelo que se conhece dos 2 treinadores, no próximo Domingo iremos ter acesso a uma grande partida de futebol. Manchester United contra o Chelsea FC. Manchester contra Londres. Louis Van Gaal contra José Mourinho. E na bancada, Alex Ferguson a apreciar.

Boas Apostas!