A 10ª jornada da La Liga passou e os dois gigantes de Madrid golearam, com o Real a justificar a liderança com um hat-trick de Cristiano Ronaldo e com o Atlético a voltar às vitórias. Por outro lado, o Barcelona enfrentou dificuldades inesperadas em marcar golos ao último classificado Granada, conseguindo apenas um triunfo pela margem mínima.

Hat-trick de Ronaldo reforça a liderança

Morata volta a entrar e agita o jogo a favor do Real Madrid, apontando o 1-3.

Morata volta a entrar e agita o jogo a favor do Real Madrid, apontando o 1-3.

O Real Madrid viajou até casa do Alavés onde foi surpreendido por uma equipa recém-promovida bem preparada para dar de caras com um dos gigantes de Espanha. Foi mesmo o Alavés a abrir o marcador aos 7 minutos, por intermédio de Deyverson, que justificou que a equipa da casa não estava para brincadeiras. Ainda assim, a vantagem não durou muito, sendo que 10 minutos depois existe uma grande penalidade para o Real Madrid, com Cristiano Ronaldo a não vacilar na marcação do castigo máximo e voltar aos golos,  e bisando ainda antes do intervalo com uma assistência de Benzema, fazendo o 1-2.

Ainda assim, a formação da casa não se deixou abalar pela desvantagem e continuou a procurar o golo e a dar trabalho ao Real Madrid, com os Merengues a demonstrarem dificuldades em anular o adversário. As complicaram-se ainda um pouco para os Los Blancos, com a turma de Zidane a desperdiçar uma grande oportunidade de acabar com o jogo aos 79 minutos, com Cristiano Ronaldo a falhar uma grande penalidade, mérito para o guarda-redes Pacheco. Ainda assim, é novamente Morata a entrar e a agitar a equipa, dando novamente confiança à turma Madrilena ao apontar o 1-3 aos 84 minutos, assistido por Marcelo.

E já ao cair do pano, Cristiano Ronaldo, novamente assistido por Marcelo, redimiu-se do pênalti falhado e fechou as contas do jogo com um hat-trick, apontando o 1-4. Com isto, o Real Madrid lidera o campeonato com 24 pontos, 2 a mais que o 2º Barcelona. Fica ainda a dúvida sobre quando irá Morata ter a sua oportunidade como titular dos Merengues, tendo vindo a fazer por merecer essa oportunidade.

Atlético de Madrid regressa às vitórias

Ferreira-Carrasco e Kévin Gameiro bisam na partida.

Ferreira-Carrasco e Kévin Gameiro bisam na partida.

Já o Atlético de Madrid não se ficou atrás do seu vizinho e bateu o Málaga no Vicente Calderón, redimindo-se da derrota da última jornada, em casa do Sevilla. Os Colchoneros não precisaram de muito tempo para justificarem o favoritismo e colocaram-se na liderança do marcador logo as 7 minutos, por intermédio de Ferreira-Carrasco, com Kévin Gameiro a apontar o 2-0 aos 23 minutos. Ainda assim, o Málaga não se deixou abalar e ripostou, fazendo o 2-1 por intermédio de Sandro Ramírez, aos 31 minutos. Ainda antes do intervalo, Griezmann assistiu Kévin-Gameiro para bisar na partida, fazendo o 3-1.

Já no segundo tempo, o jogo ficou marcado com expulsão de Savic, aos 61 minutos, com o Málaga a reduzir a desvantagem por Ignacio Camacho, aos 64′, e trazendo ainda uma réstia de esperança aos Malaguistas quanto a rumo diferente no jogo. Contudo, a superioridade Madrilena manteve-se e Ferreira-Carrasco selou a vitória ao fechar as contas, bisando também na partida para o 4-2, pouco antes da expulsão de Chory Castro, aos 88 minutos.

Com esta vitória, os Colchoneros passaram para 4º lugar na tabela de classificação geral com 21 pontos, 3 a menos que o líder Real Madrid.

Barcelona vence pela vantagem mínima

barcelona

Golo solitário de Rafinha garante os 3 pontos.

O Barcelona recebeu e venceu o último classificado Granada pela vantagem mínima de 1-0, com golo solitário de Rafinha. Os catalães entraram em campo e dominaram a partida, ditando um sentido único no jogo. Ainda assim, e com algumas boas ocasiões para abrirem o marcador, os Culés chegaram ao intervalo em igualdade no marcador, por 0-0. Foi ao abrir do segundo tempo que o brasileiro Rafinha, na sequência de uma confusão na grande área do Granada, abriu o marcador, aos 48 minutos. Com um Granada já tipicamente dormente no que toca ao processo ofensivo, esperava-se um Barcelona explosivo à procura de mais golos, mas apesar das oportunidades para tal, não existiram mais golos no jogo.

O Barcelona baixou o ritmo de jogo e ficou apenas a destacar a exibição do guarda-redes Ochoa, que negou golos a Messi, Neymar e Suárez, que protagonizaram as melhores ocasiões de golo. Com este triunfo, o Barcelona passa para 2º lugar com 22 pontos, 2 a menos que o líder Real Madrid.

Sevilla escorrega e perde 2º lugar

Empate do Sporting Gijón foi o suficiente para os tirar da zona de relegação.

Empate do Sporting Gijón foi o suficiente para os tirar da zona de relegação.

Depois de vencer na recepção ao poderoso Atlético de Madrid e subir para 2º lugar, o Sevilla viajou até ao El Molinón na última jornada, onde não conseguiu melhor que um empate a uma bola frente ao Sporting Gijón. O Sevilla entrou em campo e não demorou muito a chegar ao golo, com Luciano Vietto a abrir o marcador aos 4 minutos com uma assistência de Ben Yedder. Contudo, o Sporting Gijón não se deixou abalar e foi à procura do golo do empate, encontrando-o aos 20 minutos, por intermédio de Moi Gómez. Apesar do marcador se manter inalterado até ao final da partida, este foi um jogo animado e com várias oportunidades de golo, especialmente para o Sevilla, que foi o conjunto que dominou o encontro, falhando apenas na parte de finalizar.

Com este empate, o Sevilla perdeu o 2º lugar para o Barcelona, caindo para a 3ª posição que ocupa com os mesmos 21 pontos que o Atlético de Madrid, já a 3 pontos atrás do Real Madrid.

Outras curtas da jornada

  • Real Sociedad vence em casa do Leganés e cola-se ao Athletic Bilbao na luta pelo lugar de acesso à Liga Europa, ambos com 16 pontos.
  • O Villarreal perdeu em casa do Eibar e caiu para 5º lugar com 19 pontos, 2 atrás dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
  • Athletic Bilbao decepciona ao não conseguir melhor que um empate por 1-1 na recepção ao penúltimo classificado Osasuna.
  • Espanyol soma a segunda vitória da temporada e afasta-se dos lugares de despromoção, vencendo por 0-1 em terreno do Real Betis.
  • Las Palmas recebeu o Celta de Vigo e chegou ao intervalo a perder por 0-3. Ainda assim, não desistiram e conseguiram igualar a partida a 3-3.

Boas Apostas!