Liga BBVA – O campeonato espanhol entra nas suas duas derradeiras jornadas com várias decisões por tomar, no acesso às competições europeias e na manutenção. A luta mais emocionante é mesmo a do 4º lugar, com Real Sociedad e Valência a continuarem ombro a ombro no sonho da Liga dos Campeões.
Teste final frente ao Real Madrid?
Quando não se podem perder pontos, o pior que pode acontecer a uma equipa é encontrar um adversário que, pelo menos no papel, é-lhe muito superior. Isto acontecerá ao Real Sociedad, que procura mais uma vitória que os leve até à Liga dos Campeões mas, para isso, terá que derrotar um Real Madrid ferido pela derrota na Taça do Rei. A equipa basca também foi afetada pela confirmação do técnico Montanier, que no próximo ano voltará a França, esperando-se que San Sebastián viva um verão agitado. Para que essa agitação seja de festa, no entanto, será necessário vencer.
Até porque, o seu maior rival, o Valência, tem uma missão bem mais fácil, ao receber o Granada no seu terreno. O Granada tem a salvação praticamente garantida, podendo festejá-la este fim-de-semana mesmo perdendo. Assim, os orientados de Ernesto Valverde procurarão vencer e ultrapassar a Real Sociedad. A equipa levantina não deverá contar, ainda, com Tino Costa e Canales, mas com Soldado e Jonas tem poder de fogo suficiente para fazer a diferença frente a uma das defesas mais frágeis da Liga BBVA.
Málaga com luz verde da UEFA?
Notícias contraditórias para o clube malaguenho que, depois de ver o seu castigo reduzido, esta semana viu a UEFA dizer e desdizer o perdão, ficado o regresso às competições europeias do próximo ano, dependente do Tribunal Arbitra. Assim, Manuel Pellegrini que deixará o clube espanhol no fim da temporada, não saberá se a sua posição, que poderá ficar garantida caso o Málaga vença, este domingo, o Deportivo da Corunha, dará ou não lugares europeus.
Quem poderá lutar até ao último minuto pela qualificação serão o Bétis e o Rayo Vallecano. As duas equipas estão separadas por três pontos, mas em caso de empate o conjunto de Vallecas levará vantagem. O Rayo joga, esta semana, em Getafe, onde não deverá encontrar facilidades, já que o Getafe ainda terá esperanças de ficar com o lugar do Málaga, enquanto o Bétis recebe o Saragoça. Dois jogos de coração a bater bem forte, com os sevilhanos a poder festejar um apuramento europeu, caso vençam e o Rayo escorregue.
Quem desce?
Enquanto, na passada semana, o Elche garantiu já um dos lugares da subida na Liga Adelante, ainda tudo está por decidir quanto a descidas na Liga BBVA. Começando por baixo, o Celta de Vigo tem que vencer em Valladolid e esperar que o Deportivo perca em Málaga para manter as esperanças. Mallorca, que viaja até Madrid para defrontar o Atlético, e Saragoça, que vai a Sevilha enfrentar o Bétis, têm também vidas complicadas esta semana. A chave está mesmo nas mãos da equipa galega da Corunha, que vencendo em Málaga – no que seria surpreendente, mas… – poderia até encerrar as contas da descida já neste domingo. O que não é provável. O Osasuna joga em casa com o Sevilha e terá, também, que somar pontos, para que não corra o risco de viver a última jornada como um dos possíveis condenados. Muita emoção e grande competitividade, no momento do tudo ou nada para quem quer manter o seu lugar entre os grandes espanhóis.
Boas apostas!