Na antevisão à 22ª jornada da Liga Zon Sagres, Benfica e FC Porto apresentam discursos semelhantes, colocando o título como o grande objetivo da temporada. Com os encarnados na frente, cabe aos Dragões, que jogam já esta noite, colocar pressão sobre o adversário. No seu estádio, frente ao Estoril Praia, as facilidades não se farão convidadas.

Vítor Pereira na corrida do título

O técnico portista poderá bem reconhecer que a sua continuidade dependerá da conquista, ou não, do título nacional. O empate em Alvalade coloca o FC Porto em segundo lugar, mas o importante é dar, frente ao Estoril, o sinal necessário de que a equipa está viva. Sem contar com Mangala e João Moutinho, Vítor Pereira deverá confiar no mesmo onze que fez alinhar em Alvalade, apesar de promover uma alteração de atitude, pedindo aos seus laterais que subam no terreno e invocando uma maior posse de bola junto da área adversária. As atenções irão centrar-se em Jackson Martínez, que interrompeu na passada jornada uma série de seis jornadas a marcar na Liga Zon Sagres. De regresso a casa, o golo será tema obrigatório.

Jackson Martínez FC Porto

Jackson marcará de novo ao Estoril?

O Estoril tem sido uma das boas surpresas da competição, com o técnico Marco Silva a apresentar um conjunto muito bem organizado e com velocidade e criatividade na frente. A equipa da Linha não conta com Hugo Leal e João Paulo, ambos lesionados, mas mantém os seus principais jogadores em excelente momento. Licá e Luís Leal serão duas carraças na frente, à procura de espaço para chegar à baliza de Hélton, enquanto Gonçalo Santos, Evandro e Carlos Eduardo se deverão posicionar no meio-campo, numa linha de três à frente de Diogo Amado. Com a inclusão do jovem formado nas escolas do Sporting, Marco Silva tentará ocupar espaços e conquistar a zona intermediária, onde se sentirá mais confiante para travar o FC Porto.

Na última visita dos estorilistas ao Dragão, em jogos a contar para a Liga, o jogo terminou num empate, algo que o FC Porto tudo fará para evitar. Num encontro que deverá proporcionar um bom espetáculo de futebol, o esperado será ver o FC Porto resolver o encontro a seu favor.

Em busca de diferentes europas

Suk Marítimo

Suk de volta ao onze

SC Braga e Marítimo cruzam-se na Pedreira enquanto perseguem diferentes objetivos no contexto europeu. A equipa minhota persegue o Paços de Ferreira na busca de um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas continua a ser muito afetada por lesões. O último a entrar no relatório clínico é o francês Sasso, que não voltará a jogar esta temporada. Sem quatro de cinco centrais, Peseiro terá que voltar a adaptar, com Custódio a surgir como opção principal para ocupar a posição. Na frente, a falta de Éder deverá voltar a ser suprimida por Zé Luís, embora o cabo-verdiano se encontre ainda muito longe daquilo que o internacional português vinha oferecendo.

Por seu lado, o Marítimo tem vindo a demonstrar que é um conjunto bastante sólido. Pedro Martins sobreviveu a um início de temporada exigente, com a fase de grupos da Liga Europa a desgastar um plantel curto. Mas na segunda metade da época está de regresso às posições cimeiras, contando com um resultado positivo em Braga para ocupar mesmo um a das posições que dão acesso à Liga Europa. Rafael Miranda e David Simão são os esteios de um meio-campo que deverá voltar a servir o coreano Suk como referência atacante da equipa.

E ainda…

Três derrotas nos últimos quatro encontros levaram o Gil Vicente a aproximar-se dos lugares da descida de divisão. Visitar o Estádio da Luz não é boa notícia para a equipa de Paulo Alves. Os encarnados cumpriram na Liga Europa e atacam o campeonato com maior fulgor, agora que estão isolados na liderança.

O Sporting testará a confiança das suas tropas em Coimbra. O empate frente aos Dragões terá mesmo servido de ponto de partida para uma reta final vitoriosa na Liga? A Académica tem quatro derrotas nos derradeiros quatro jogos e, se voltar a perder, entrará também na luta pela manutenção onde um Moreirense v Olhanense centra todas as atenções.

Manuel Cajuda Olhanense

Vida complicada para Cajuda

A equipa de Moreira de Cónegos fugiu ao último lugar e pode agora colocar a cabeça fora de água. Manuel Cajuda perdeu Maurício por lesão e vê-se cada vez mais perto de um destino numa divisão inferior. Depois da saída de Sérgio Conceição, por motivos de enfraquecimento do plantel, os algarvios não mais voltaram a saborear a vitória.

A jornada fecha com um duelo de Vitórias. Em Setúbal, José Mota deu a volta a uma situação bem negra, trazendo os vitorianos para o meio da tabela. Em Guimarães, Rui Vitória vai transformando jovens jogadores da equipa B em figuras de proa da Liga Zon Sagres. Tiago Rodrigues, que marcou frente à Académica, foi uma das figuras da semana. Quem será o menino que se segue?

Boas apostas!