A 26ª jornada não trouxe alterações no topo da tabela classificativa. O Benfica passou em Moreira de Cónegos (4-0), depois do FC Porto ter vencido o Marítimo (3-0), também o Sporting de Braga venceu (0-1) em Setúbal, e para fechar os candidatos ao título, o Sporting também somou os três pontos, diante do Santa Clara (1-0). Assim, tudo na mesma no topo da tabela classificativa, e na cauda da tabela, as mesmas três equipas permaneceram nos seus lugares. O Tondela é o primeiro na zona de descida, o Desportivo de Chaves é o segundo, e o Feirense o último. Nota de destaque para a equipa flaviense que foi a única destas três que conseguiu vencer. Por fim, nota de destaque para o Vitória de Guimarães que destronou o Moreirense no 5º lugar, depois de vencer o Boavista (3-1), e ter beneficiado da derrota da equipa de Moreira de Cónegos.

Benfica vence e convence em Moreira de Cónegos

sapo desporto

sapo desporto

A deslocação dos encarnados a Moreira de Cónegos antevia-se como uma das mais difíceis até final da temporada. Primeiro por tudo o que a equipa de Ivo Vieira tem feito nesta Liga NOS. O 5º lugar dos cónegos, à entrada para esta 26ª jornada, merecia, por si só respeito, mas a conjuntura em que os encarnados chegava a Moreira de Cónegos antecipava ainda mais dificuldades.

No entanto, o Benfica arregaçou mangas e ainda na primeira parte, praticamente, decidiu o jogo. João Félix abriu o marcador ao minuto 37 e Samaris ampliou, apenas 6 minutos depois. Com o (0-2) ao intervalo, a vitória dificilmente fugiria à turma de Bruno Lage, que ainda aumentou a contagem no segundo tempo, com mais 2 golos. Mas, o Benfica não podia querer melhor início de segunda parte, com Rafa Silva a aumentar a contagem para (0-3), com apenas 3 minutos de jogo, e até deu para Florentino fechar a contagem à passagem do minuto 83.

Um triunfo que se antevia muito complicado, mas que os encarnados trataram de o tornar bem mais acessível. O Moreirense esteve muito longe do que já fez esta temporada, e com este resultado apenas somou 1 pontos nas últimas três jornadas, e isso levou mesmo a equipa cónega a perder o 5º lugar para o Vitória de Guimarães.

FC Porto continua “colado” ao Benfica no topo da tabela classificativa

sapo desporto

sapo desporto

O FC Porto jogou no Sábado, quando assumiu a liderança, à condição, da Liga NOS. Recebeu e venceu o Marítimo num jogo em que houve dificuldades até chegar ao (1-0). O Marítimo apresentou-se ultra defensivo, mas desde cedo ficou ainda mais limitado, depois da expulsão de Lucas Áfrico, praticamente no arranque do jogo, passavam 6 minutos. O FC Porto carregou, começou a “asfixiar” o Marítimo, e foi através da marcação de uma grande penalidade que Alex Telles abriu o marcador para os dragões.

Mas, apesar do domínio absoluto dos dragões, foi preciso esperar pelo minuto 72 para que Éder Militão trouxesse o golo da tranquilidade. E Brahimi, ao minuto 88, ainda foi a tempo de inscrever o seu nome na lista dos artilheiros, fixando o resultado final em (3-0). Um jogo em que correu como esperado, ou seja, a vitória do FC Porto não estaria em questão, e seria natural que os dragões conseguissem um resultado confortável, tal como se verificou.

Sporting de Braga mantém leões a 3 pontos

sapo desporto

sapo desporto

O Sporting de Braga está apostado em manter-se na luta pelo título, continuando a vencer, mantendo-se a 5 pontos do duo da frente, Benfica e FC Porto. Como consequência não tem facilitado ao vida ao Sporting que continua à espreita de um deslize dos guerreiros do Minho. A equipa de Abel Ferreira entrou nesta jornada com 3 pontos de vantagem sobre os leões, e continuou com essa mesma diferença, uma vez que o Sporting também venceu.

Na deslocação a Setúbal, a tarefa dos arsenalistas não se antevia fácil. A equipa sadinda, agora orientada por Sandro Mendes continua a ser uma equipa bem organizada, e que “vende caro” a derrota. A forma defensiva como o Vitória de Setúbal joga, e atuando em sua casa, já se anteviam dificuldades para o Sporting de Braga romper a defensiva sadina. Apenas Murillo conseguiu tal proeza, à passagem do minuto 35, e de bola parada. Depois de várias ameaças de Paulinho, Wilson Eduardo, e até depois de Dyego Sousa ter falhado um penalti, foi Murillo que conseguiu introduzir a bola na baliza, respondendo com um excelente golpe de cabeça, na sequência de um pontapé de canto.

Com este triunfo, os bracarenses mantém a distância pontual para a o Sporting que venceu, nesta jornada, o Santa Clara. Um leão de “serviços mínimos”, que abriu a jornada, e foi Raphinha quem conseguiu dar os três pontos à equipa leonina, à passagem da hora de jogo. Bruno Fernandes voltou a ser decisivo, e numa desmarcação pelo flanco esquerdo, ofereceu o golo a Raphinha que fez o seu segundo golo na presente temporada. Assim, os leões continuam nas mesmas condições que na jornada 25, ou seja a 8 da liderança e a 3 do Sporting de Braga que ocupa o 3º lugar.

Outros destaques:

O Vitória de Guimarães assume o 5º lugar, destronando o Moreirense.

O Desportivo de Chaves conseguiu, finalmente, reagir, na estreia de José Mota. A equipa flaviense venceu no terreno do Desportivo das Aves (0-1).

Também o Rio Ave regressou aos triunfos nesta jornada. Venceu no terreno do Nacional (0-1).
O Tondela continua em dificuldades, e neste jornada não foi além de um empate com o lanterna vermelha, o Feirense. A equipa de Pepa apenas conseguiu evitar a derrota, chegando ao empate já perto do minuto 90.

Boas Apostas!