O encontro entre Valência e Málaga é o foco das atenções na Liga Espanhola, este fim-de-semana, num jogo que poderá decidir quem se mantém na perseguição por um lugar na Liga dos Campeões ou, em alternativa, acabe por entregar esse objetivo ao Real Sociedad, que não terá tarefa fácil, ao jogar no campo do aflito Osasuna.
Mestalla vai viver noite de decisões
O Valência perdeu, na semana passada, uma oportunidade quase certa para se manter isolado no 5º lugar, quando permitiu que o Espanyol empatasse a partida na última jogada. Deixando fugir o Real Sociedad, que venceu sem dificuldades em Madrid, na casa do Rayo Vallecano, a equipa valenciana mantém, ainda assim, a esperança de recuperar uma posição entre os quatro primeiros da liga. Tanto mais importante será esse feito, quando durante a semana se tornou clara a situação financeira do clube, que precisa de ingresso de dinheiro para se manter a este nível. Sem o dinheiro da Champions, o Valência poderia ter que vender mais alguns dos seus principais ativos, acabando de vez com o percurso entre os melhores dos melhores na Liga BBVA.
Para o Málaga, ultrapassada a aventura europeia desta temporada, resta agora tentar garantir uma posição que lhe permita uma nova viagem entre os campeões europeus. Tal como o Valência, os malaguenhos também foram surpreendidos pelos bons resultados do conjunto de San Sebastián, que se intrometeu, este ano, entre os habituais candidatos ao quarto lugar. Manuel Pellegrini terá sentido que a equipa se mantém unida, ao alcançar uma vitória caseira nos descontos, e tentará partir daí para conseguir um bom resultado em Valência. A ausência de Toulalan tem um substituto à altura em Camacho, sendo que todo o resto do grupo que fez furor na Europa está também disponível para jogar este fim-de-semana.
Líderes em casa em vésperas de Liga dos Campeões
Para Barcelona e Real Madrid, jogar em casa tem sido sinónimo de goleadas. Mesmo com a Liga dos Campeões no horizonte, trazendo com ela a promessa de rotação de plantel em ambas as partidas, isso não parece ser um impedimento para que se repitam esses feitos. Ainda assim, tarefa mais complicada para a equipa da capital.
O Real Madrid recebe o Bétis, que mantém aspirações europeias. A equipa de Sevilha viveu um dérbi de emoções e, apesar de dois pontos perdidos, saiu com a moral em alta, comprovando capacidade para se desenvencilhar de situações bem complicadas. No Santiago Bernabéu, o conjunto de Pepe Mel terá a obrigação de parar um Real Madrid que deverá tentar resolver a partida bem cedo. Caso consiga manter a sua baliza bem defendida durante a primeira parte, terá esperanças de voltar a casa com pontos.
O Barcelona recebe o Levante, uma equipa que, com a manutenção garantida, parece ter entrado em férias antecipadas. Será um jogo sem grande história, com os catalães a tomarem precauções para não perder nenhum jogador para a partida frente ao Bayern Munique. Entre os levantinos, também não parece haver sinais de que possam criar grande perigo. A saída de Martins abriu um fosso na equipa, que perdeu toda a intensidade ofensiva que chegou a apresentar durante esta temporada.
E ainda…
O Deportivo da Corunha leva quatro vitórias seguidas e pode somar a quinta, jogando em casa frente ao Athletic. O conjunto de Bilbao deu uma fraca imagem de si no jogo frente ao Real Madrid e, somando derrotas, poderá ainda acabar por se envolver na luta pela manutenção. Algo que marcaria negativamente a herança de Bielsa no País Basco.
Muita emoção no fundo da tabela. O Celta de Vigo recebe o Saragoça, no jogo dos aflitos que vivem longas séries de jogos sem vencer. O Mallorca joga de novo em casa, frente ao Rayo Vallecano, ambicionando a escapar aos lugares da descida. Mas, quando se depende do génio de Giovani dos Santos, nunca é certo o que se pode esperar.
O Granada é outras das equipas que já terá esquecido o que é vencer. Ao recebero Valladolid tem também uma excelente oportunidade para somar vitórias. A equipa do sul de Espanha tem sido das que piores exibições tem alcançado nas últimas semanas, com o espetro da descida a ficar bem perto de ser uma realidade, caso não consigo regressar às vitórias.
Nota ainda para o encontro entre Sevilha e Atlético de Madrid. Apesar de ter pouca relevância para a classificação, o jogo entre duas equipas com longa tradição na Liga Espanhola é sempre uma oportunidade para se ver bom futebol. O Sevilha tem sido capaz do melhor e do pior, enquanto para os homens de Diego Simeone, o segundo lugar ainda é uma ilusão.
Boas apostas!