Jovem do Leeds United é candidato a substituir Gerrard e Lampard. Com 18 anos, o médio-centro já é uma das sensações do emblema inglês e promete deixar a sua marca na história do futebol.

Primeiros Passos

Cook nasceu a 3 de Fevereiro de 1997, na histórica cidade de York. Juntou-se à Academia do Leeds muito novo, tendo alcançado alguns feitos históricos. Aos 15 anos estreou-se pelos Sub-18.

No arranque desta época, Cook foi escolhido para fazer parte do plantel principal. A pouca experiência não foi entrave ao desenvolvimento do pequeno médio de 1,70m. Lewis conseguiu ganhar o lugar no onze titular na pré-época, um estatuto que veio a confirmar logo no início da época.

A sua estreia como profissional aconteceu na primeira jornada do Championship, frente ao Millwall, a 9 de Agosto. Cook entrou aos 64 minutos, incapaz de contrariar o momento da equipa da casa. Um jogo que terminou com uma derrota, por 2-0, para a equipa do Leeds.

Lewis Cook no Leeds United

Lewis Cook tem feito toda a sua formação no Leeds United, e é aí que tem dado nas vistas

A réplica deixada na primeira jornada fez com que fosse chamado à titularidade a 12 de Agosto, frente ao Accrington Stanley, em jogo a contar para a League Cup. O Leeds venceu por 2-1 e Cook nunca mais perdeu o lugar.

A estreia a titular no campeonato aconteceu a 30 de Agosto, frente ao Bolton. Cook juntou-se assim a Taylor, Mowatt e Byram como jogadores formados localmente.

Com 37 jogos já realizados esta época, o pior aconteceu num encontro de Inglaterra Sub-19, no final de Maio, onde Cook contraiu uma lesão no tornozelo, afastando-o dos relvados até ao final da época.

As excelentes exibições rubricadas por Cook valeram-lhe o Prémio de Aprendiz do Ano, do Championship.

O seu percurso internacional também tem sido marcado por grandes sucessos. Em Maio de 2014 fez parte dos Sub-17 que venceram o Europeu, tendo sido titular em três dos cinco jogos realizados, incluindo a meia-final e a final. Três meses depois subiu aos Sub-18, onde permaneceu algum tempo até subir de escalão, para os Sub-19, em Março de 2015.

Lewis foi chamado pelo seleccionador Sean O’Driscoll para fazer parte dos três últimos jogos que faltavam da fase de qualificação para o Europeu Sub-19, frente à Dinamarca, Azerbaijão e França.

A estreia nos Sub-19 aconteceu a 28 de Março, frente ao Azerbaijão, com Cook a alinhar 79 minutos. No dia 31 de Março, frente a França, um lesão infeliz fez com que tivesse de sair lesionado.

Futuro

Cook é um jogador versátil e entusiasmante. Apresenta uma grande maturidade para a sua juventude. Aos 18 anos demonstra ter uma excelente mobilidade, dinâmica e inteligência táctica.

 Lewis Cook na Selecção Inglesa

Lewis Cook também tem passado por todos os escalões jovens da Selecção Inglesa

O pequeno médio possui uma grande autoridade no relvado. Apesar da sua baixa estatura, consegue impor a sua qualidade no sector intermédio. Com uma elevada capacidade de passes certos por jogo, Cook mostra ser muito mais do que um médio de cariz defensivo, conseguindo transportar o jogo e criando oportunidades de golo de forma consistente.

Outro dos pontos fortes de Cook é a sua capacidade de desarme e sentido posicional. Tem sido no papel de box-to-box que Lewis Cook se tem destacado no Leeds United.

O camisola 23 do Leeds ainda necessita de melhorar alguns aspectos defensivamente, tais como a agressividade e capacidade física para vencer os duelos disputados. O jogo aéreo também é uma das lacunas apresentadas.

Aos 18 anos de idade, já apresenta qualidade suficiente para dar o salto para a Premier League. Ultrapassando os seus pontos menos fortes, terá todas as condições para vingar e ser um médio de reconhecida qualidade.

As exibições consistentes do jovem médio têm despertado a atenção de vários clubes ingleses. A subida à Premier League é um cenário real, assim que Lewis recuperar da sua lesão. Com 18 anos tornou-se um dos médios mais influentes do emblemático Leeds.

O futuro de Inglaterra passa pelo pequeno Cook. O médio tem capacidade para cozinhar o jogo a meio-campo e qualidade para se assumir como um futuro box-to-box da selecção principal.

O próximo Verão assume-se como um ponto de viragem na carreira de Lewis Cook, com uma possível transferência em vista para um clube do topo do principal escalão inglês.

Boas Apostas!