Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid lutam pelo título em Espanha. Dos três grandes só um sorrirá no fim.
Real Madrid
Os merengues acabaram a época passada em êxtase depois da conquista da 10ª Liga dos Campeões frente ao rival Atlético de Madrid. A equipa orientada por Diego Simeone vingou-se da final perdida no início desta temporada ao bater o Real Madrid na Supertaça de Espanha.
Com um resultado agregado de 2-1 no conjunto das duas mãos, foi o Atlético que levantou o troféu, dias depois do Real Madrid ter batido uma equipa espanhola para conquistar a Supertaça Europeia. O Sevilha perdeu 2-0, com Ronaldo a marcar os golos da vitória madrilena.
Seguiu-se um período de grande confiança com o Real a protagonizar uma série de 22 vitórias consecutivas. Pelo meio conquistou o Mundial de Clubes mas, uma derrota em casa do Valência, deitou por terra o excelente momento de forma, comprometendo o título, juntamente com outros resultados menos positivos.
Um desses resultados teve lugar na Taça do Rei quando o actual detentor do troféu foi eliminado pelo Atlético de Madrid, nos oitavos-de-final. 4-2 foi o resultado no conjunto das duas mãos.
Barcelona

Suárez, Neymar e Messi formam um trio ofensivo capaz de superar qualquer defesa
O Barcelona tem passado por diversos problemas internos. Desde a contestação a Luis Enrique, os problemas com Messi e o embargo das transferências.
Entre os pingos da chuva, os culés encurtaram a distância para o Real Madrid e, neste momento, encontram-se a um ponto da liderança com muito campeonato para se jogar.
As exibições foram contestadas mas a verdade é que o Barcelona foi vencendo e soma, actualmente, 9 vitórias seguidas em provas oficiais. O técnico espanhol parece ter acertado finalmente com a estratégia dos blaugranas.
Suárez, Neymar e Messi formam um trio ofensivo capaz de superar qualquer defesa.
Na Taça, os quartos-de-final ditaram um Barcelona – Atlético de Madrid com o conjunto catalão a seguir em frente por 4-2, afigurando-se como o principal favorito à conquista da prova.
Atlético de Madrid
Diego Simeone tem demonstrado que o sucesso da época transata não é obra do acaso. O Atlético é hoje uma das melhores equipas da Europa e deve muito ao técnico argentino.
Uma equipa que nunca desiste do resultado e luta até ao apito final. Esta é uma das imagens de marca deste Atlético que, apesar de ter perdido jogadores fundamentais, continua na disputa pelos títulos.

Desde a final da Liga dos Campeões na Luz, que o Atlético Madrid não voltou a perder com o Real
Desde a final da Liga dos Campeões, que os colchoneros perderam em Lisboa para o Real Madrid, que o Atlético se assume como o grande carrasco dos merengues. Em 6 jogos já disputados, por 4 ocasiões a vitória sorriu ao Atlético. Nas restantes 2 partidas, prevaleceu o empate.
A goleada imposta este fim-de-semana em casa sobre o Real Madrid, por 4-0, colocou o dedo na ferida e beliscou o orgulho da equipa orientada por Carlo Ancelotti. Uma derrota tão expressiva num dérbi, onde o Atlético demonstrou uma vez mais ser superior ao Real.
Contra o Barcelona o registo não tem sido positivo desde que o Atlético eliminou os culés nos quartos-de-final da Liga dos Campeões em 2013/2014. Seguiram-se 4 confrontos com o Barcelona a vencer 3. O outro jogo terminou empatado.
O Atlético parte em desvantagem na luta pelo título mas certamente não faltará vontade e entrega aos homens de Simeone para lutarem pela revalidação do título.
Na Liga dos Campeões, os três grandes passaram em primeiro dos seus respectivos grupos. O Real terá pela frente o Schalke 04, o Barcelona jogará os oitavos-de-final frente ao Manchester City e o Atlético irá enfrentar o Bayer Leverkusen.
Real com 54, Barcelona com 53 e Atlético com 50 pontos, irão certamente discutir até ao fim do campeonato os lugares do pódio.
Luta pela Europa

Com algumas oscilações, o Valencia de Nuno Espírito Santo lá vai no ceu caminho para ser o quarto de La Ligabb
A luta pela Europa tem sido tão animada como o topo da tabela. O Valência soma 44 pontos, mais 2 que o Sevilha e mais 3 que o Villarreal.
A equipa de Nuno Espírito Santo encontra-se melhor posicionada para garantir o 4º lugar. O técnico português tem contrariado todas as expectativas. Os jogos caseiros têm sido o grande argumento da equipa ché.
Do campeonato espanhol, o Valência é a segunda equipa com mais pontos conquistados no seu terreno, atrás do Atlético de Madrid. O Sevilha, que conta nos seus quadros com uma armada portuguesa, também tem protagonizado um campeonato bastante interessante. Por último, o Villarreal deve ser uma equipa a ter em conta, podendo baralhar as contas.
Para já uma certeza. O campeonato está longe de terminar e a qualidade e competitividade estarão prometidas até ao fim.
Boas Apostas!