Embora a 29ª jornada da Serie A ainda se esteja a aproximar, já é conhecido o conjunto que somará mais um título italiano, a Juventus. Liderando este campeonato com punho de ferro, desde a 4ª jornada, La Vecchia Signora encontra-se agora com uma vantagem de 14 pontos sobre aquele que poderia representar uma ameaça à conquista de mais um título, a AS Roma, contudo, essa ameaça foi irradiada e já não representa qualquer perigo.
Luta pelo acesso às competições Europeias

Carlitos Tévez, o melhor marcador desta Serie A
A luta pelos lugares de acesso a competições Europeias está a ser bastante equilibrada, à parte do 1º lugar, de acesso à Liga dos Campeões, ocupado pela Juventus, todos os outros estão a ser alvo de uma incansável disputa. Começando pelo 2º lugar, de acesso à Liga dos Campeões, encontramos a AS Roma, com 53 pontos, tendo em conta que este conjunto foi posto fora da Taça de Itália e da Liga Europa, em ambas competições pela Fiorentina, é de concluir que este conjunto tem vindo a baixar consideravelmente a sua boa forma ao longo da temporada, tendo até mesmo a sua posição em risco, com apenas 1 ponto de vantagem sobre o 3º classificado. Com a Lazio no seu encalço, e ainda com 9 jogos por disputar até ao final do campeonato, a AS Roma pode mesmo vir a perder o 2º lugar, contudo, deverá conseguir um lugar de acesso ao playoff da Liga dos Campeões, ou, no mínimo, um lugar de acesso à Liga Europa.
Em 3º lugar encontramos a Lazio, com 53 pontos, mostrando então um trabalho muito superior à época passada, que apenas conseguiu o 9º lugar. Ocupando então um lugar de acesso ao playoff da Liga dos Campeões na próxima época, este conjunto ainda tem bastantes hipóteses de vir a conseguir roubar o 2º lugar à AS Roma, tendo em conta que este conjunto tem vindo a demonstrar uma considerável melhoria dos erros que lhes custaram alguns pontos em jogos no início da temporada. Este conjunto venceu os seus últimos 6 jogos oficiais da Serie A, tendo então 4 pontos de vantagem sobre o 4º classificado, este conjunto pode respirar um pouco de tranquilidade, contudo, não deverá baixar os braços nesta recta final, sendo de esperar que lute pelo 2º lugar, podendo esta disputa se decidir na 37ª jornada, em que receberá no seu reduto a AS Roma.
No 4º lugar, de acesso ao playoff da Liga Europa, encontramos a Sampdoria com 48 pontos. Este conjunto orientado por Sinisa Mihajlovic manteve-se sempre nos lugares mais cimeiros da tabela de classificação geral, tendo tido apenas uma recaída entre a 20ª e a 24ª jornada, em que caiu para 6º lugar. Contudo, os Blucerchiati recuperaram desta curta má fase, e conseguiram obter 4 vitórias consecutivas, o que os lançou de volta a estes lugares de acesso a competições europeias, sendo grandes candidatos a conseguir fazer parte da Liga Europa na próxima temporada. Contudo, a Sampdoria deverá ser bastante cuidadosa e tentar corrigir algumas das suas falhas, de forma a não cometer erros que lhes possam vir a custar pontos, tendo em conta que o 5º classificado se encontra apenas com 1 ponto de desvantagem. Os Blucerchiati devem começar a prestar então atenção aos seus erros já na próxima jornada, onde terá uma prova de fogo em terreno da Fiorentina, que por sua vez, se encontra apenas a 2 pontos deste 4º lugar.
Já em lugar de acesso à 3ª eliminatória da Liga Europa, encontramos o Nápoles, como 5º classificado, com 47 pontos. Este conjunto aos comandos do técnico Rafael Benítez perdeu, na última jornada, o 4º lugar para a Sampdoria, devido ao empate por 1-1 na recepção à Atalanta. Os Azzurri têm vindo a conseguir uma época estável, com algumas derrotas pelo meio, mas conseguindo sempre manter-se nos lugares cimeiros da tabela de classificação geral, contudo, nesta recta final da Serie A, este conjunto não pode cometer erros, tendo em conta que a Fiorentina se encontra já no seu encalço com 1 ponto de desvantagem, e que nesta próxima jornada, este conjunto deverá viajar até ao reduto da AS Roma, o que não será tarefa fácil. O Nápoles faz ainda parte da Liga Europa, sendo notável o seu trabalho até aqui, não só tem aguentado a pressão dos lugares cimeiros da tabela de classificação geral, como lutou até aos quartos-de-final da Liga Europa, eliminando conjuntos como o Trabzonspor e o Dínamo de Moscovo pelo caminho.
Por fim, e sem ocupar nenhum lugar de acesso a competições Europeias, encontramos a Fiorentina, 6ª classificada com 46 pontos. Este conjunto orientado por Vincenzo Montella tem vindo a lutar incansavelmente por um lugar de acesso à Liga Europa, embora sempre entre o 5º e 6º lugar. Com apenas 1 ponto de desvantagem do Nápoles, os Viola continuam fortes concorrentes a conseguir um lugar de acesso a competições Europeias na próxima época, tendo em conta o seu notável esforço na Liga Europa esta temporada, onde faz parte dos quartos-de-final desta competição, em que terá pela frente o Dínamo Minsk. Sem esquecer que, a Fiorentina já eliminou o Tottenham e a AS Roma nesta fase de eliminatórias. Este conjunto aos comandos do técnico Vincenzo Montella deverá tomar as precauções necessárias em emendar os respectivos erros de forma a não deixar escapar pontos que poderão ser cruciais na conquista de um lugar de acesso a competições Europeias, devendo começar já na próxima jornada, onde terá pela frente a Sampdoria. Para conseguir o 5º lugar, a Fiorentina terá de ter noção que 100% do seu esforço não será suficiente, pois terão ainda que enfrentar, nesta recta final da Serie A, conjuntos como Sampdoria, Nápoles e Juventus.
Batalha da zona de despromoção

A desolação dos jogadores do Parma, após mais uma derrota
A batalha na zona de despromoção é intensa para o 18º e 19º classificado, sendo estes o Cagliari e o Cesena que contam com os mesmos 21 pontos, enquanto que o Parma está bem enterrado no fundo desta tabela, com apenas 9 pontos. O Cagliari, orientado pelo técnico Zdenek Zeman, não prova o sabor da vitória já há 8 jornadas, tendo apenas vencido até aqui 4 jogos, empatado 9, e sido derrotado por 15 vezes, tal como o Cesena, apresentando ainda parciais de 34 golos marcados e 53 golos sofridos. Este conjunto, caso ainda tenho a ambição de lutar pela manutenção, deverá começar a somar pontos já na próxima jornada, tendo em conta que o 17º classificado, a Atalanta, já está com 5 pontos de vantagem. O Cesena, orientado por Domenico Di Carlo, apresenta um histórico de resultados igual ao do Cagliari, contudo, este conjunto ainda conta com bastante força de vontade e ambiciona a manutenção, tendo renascido das cinzas e conseguindo somar uma vitória frente ao Parma, e de seguida, frente à Lazio, isto, após 19 jornadas sem conseguir vencer. Por fim, encontramos o Parma, com apenas 9 pontos, tendo apenas somado 3 vitórias, não conseguindo vencer já há 9 jornadas, apresentando não só o pior sector ofensivo, a par com o Chievo, 15º classificado, tendo apenas marcado 21 golos, mas também o pior sector defensivo, a par com o Cagliari, em que ambos sofreram 53 golos. Deste trio da zona de despromoção, é certo que o Parma irá descer para a Serie B, disso, não restam dúvidas. Quanto ao Cesena, este conjunto ainda mostra sinais de vida, e ainda tem, de facto, hipótese de conseguir a manutenção, devendo continuar a lutar com todas as forças com a ambição de alcançar resultados positivos. O Cagliari, ao contrário do Cesena, parece já ter perdido a esperança da luta pela manutenção, tendo ainda que enfrentar, nos próximos 4 jogos, 3 equipas do topo da tabela, sendo estes a Lazio, Fiorentina e Génova, onde decerto perderá pontos, o que dificultará a vida a este conjunto na luta pela manutenção.
Boas Apostas!