No 2º dia dos quartos de final da Liga dos Campeões, entram em cena os favoritos FC Barcelona e Juventus. A vechia signora desloca-se até à Johan Cruijff Arena, para defrontar o surpreendente Ajax que eliminou o Real Madrid nos oitavos de final. A equipa holandesa mistura juventude e talento, e até agora tem disfarçado a sua falta de experiência a este nível. Resta saber se poderá ultrapassar mais este grande obstáculo chamado Juventus. O outro jogo realiza-se no “teatro dos sonhos”, como é apelidado o Estádio de Old Trafford. O Manchester United mede forças com o FC Barcelona, e apesar da equipa inglesa não ser uma das favoritas ao título, não se pode ignorar o facto de ter eliminado um dos candidatos ao título, o PSG. Independentemente de justa ou não, a passagem dos red devils a esta fase, a verdade é que possuem um ataque capaz de surpreender qualquer adversário.
Juventus procura confirmar o seu favoritismo em Amesterdão
fox sports
O primeiro ponto chave que deve ser bem visível, neste jogo em Amesterdão, é o facto da Juventus ter aprendido a “lição” que teve na eliminatória anterior. O favoritismo assentava-lhe na ronda anterior, diante do Atlético de Madrid, mas a vechia signora não esperava sofrer tanto. “Descuidou-se” no primeiro jogo, permitindo uma vantagem de (2-0) ao seu rival, o que a obrigou a ter de fazer um jogo, praticamente perfeito, no jogo da 2ª mão, e não ganhou para o susto. Recorde-se o alto investimento que a equipa de Turim fez, nesta temporada, pelo que apenas com a conquista da Liga dos Campeões poderá ter retorno, pelo menos em termos de expectativas.
A Juventus já tinha estado presente recentemente numa final da liga dos campeões, e não tinha os reforços Bonucci e Cristiano Ronaldo. Com o título da Serie A, praticamente garantido, a Juventus foca toda a sua atenção na Liga dos Campeões. Mas, vencer a Serie A começa a ser muito curto para a dimensão da Juvenuts, pelo que qualquer outro desfecho que não seja vencer a liga dos campeões será uma tremenda desilusão para os seus adeptos. É claro que há equipas como o FC Barcelona, Liverpool e Manchester City que poderão adiar esse objectivo da formação italiana. Mas, contra o Ajax, a Juventus está quase que “obrigada” a chegar às meias finais.
Outro dado importante é gestão que Allegri fez no último jogo, diante do AC Milan. Jogadores fundamentais, como João Cancelo, Matuidi, Pjanic, Cristiano Ronaldo e Chiellini foram geridos, e ainda Dybala que saiu pouco depois da hora de jogo. Por aí também se vê o respeito e a preocupação com que a Juventus encara esta partida, não se esperando que cometa os mesmos erros que fez contra o Atlético de Madrid.
Manchester United procura voltar a surpreender
bnfoot
O Manchester United provou, na última eliminatória que favoritismos não ganham eliminatórias. Frente ao PSG, o Manchester United teria, em teoria, poucas probabilidades de seguir em frente. No jogo da primeira mão confirmou-se o favoritismo do PSG que venceu (0-2) em Old Trafford. Tudo parecia encaminhado para os parisienses passarem à próxima fase, mas o Manchester United surpreendeu no parque dos príncipes e venceu por (1-3), confirmando a presença nos quartos de final.
Agora, o desafio para os red devils volta a ser enorme, uma vez que defrontam um crónico candidato ao título. O FC Barcelona tem o título em La Liga encaminhado, e o seu foco está agora quase em exclusivo na Liga dos Campeões. Com o Real Madrid fora de combate, e face aos concorrentes, o FC Barcelona acredita que poderá vencer a competição. Nesta edição, os catalães já venceram em Inglaterra, nomeadamente no terreno do Tottenham com um resultado expressivo e categórico (2-4). Suárez, Messi, Philippe Coutinho e Rakitic são algumas das estrelas que poderão contribuir decisivamente para um apuramento dos catalães, rumo às meias finais.