Valerenga – Manchester United (Amigável de Clubes)
O Valerenga e o Manchester United colocam-se frente a frente este domingo no Ullevaak Stadion, em Olso, num embate de cariz amigável. O Valerenga está a meio do campeonato norueguês mas atravessa agora uma pausa, com o clube do norte da Europa a aproveitar para disputar um embate amigável contra um dos gigantes de Inglaterra. Já o Manchester United está, sem sombra de dúvida, a aproveitar bastante bem a pré-época, contabilizando já uma serie de jogos amigáveis e tendo ainda mais um agendado antes do primeiro encontro oficial.
O Valerenga apresenta-se aqui sem disputar nenhum encontro oficial desde 17 de Julho, onde empatou por 1-1 em casa do Kristiansund BK. O principal escalão norueguês vai já na 17ª jornada e este Valerenga ocupa o 7º lugar com apenas 23 pontos, já 5 pontos atrás do 3º lugar de acesso à Liga Europa. Os noruegueses recebem aqui um conjunto que ainda não deu início ao respectivo campeonato caseiro, e este encontro é muito positivo para as duas equipas. O Valerenga tem-se mostrado uma equipa forte a actuar dentro de portas, tendo vencido 4 dos 8 jogos que disputou em casa no campeonato, perdendo apenas 1, com um registo de 12 golos marcados e 6 golos sofridos.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Manchester United apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-4 em terreno do Tromso. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Stromsgodset, uma vitória por 3-1 na recepção ao Lillestrom, um empate por 0-0 em terreno do Brann, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Kristiansund BK.
Onze Provável: Sandberg – Lundstrom, Tollas, Jaager e Juklerod – Lekven e Grindheim – Holm, Zahid e Finne – Abdellaoue.
O Manchester United, por sua vez, chega aqui depois de ter participado na International Champions Cup onde disputou 3 encontros, contra o Manchester City, Real Madrid e Barcelona, e ainda antes disso, disputou mais dois encontros de cariz amigável, contra o LA Galaxy e contra o Real Salt Lake, vencendo ambos. Ainda sem terem iniciado o campeonato inglês, os Red Devils têm dado nas vistas no mercado de transferências, tendo vendido o extremo Adnan Januzaj à Real Sociedad, por 8,5 milhões, e ainda viram sair Wayne Rooney para o seu antigo clube Everton, num negócio que envolveu ainda a compra de Lukaku, por 85 milhões.
As contratações não se ficaram pelo ponta de lança belga, já que se reforçaram ainda com o defesa central Viktor Lindelof, do Benfica, por 35 milhões. José Mourinho conquistou 3 troféus, dois em Inglaterra e o restante a ser a Liga Europa, mas o treinador português não se quer ficar por aqui, elevando a fasquia e tem encarado estes encontros amigáveis com seriedade, de forma a preparar o melhor possível o seu plantel para esta temporada que se avizinha. Depois deste encontro, os ingleses têm outro amigável agendado com a Sampdoria, 6 dias antes de discutirem a Supertaça Europeia contra o Real Madrid.
Nos seus últimos 5 jogos amigáveis, o 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-5 em terreno do LA Galaxy. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno do Real Salt Lake, uma vitória por 2-0 contra o Manchester City, um empate por 1-1 contra o Real Madrid, e na última jornada, uma derrota por 1-0 contra o Barcelona.
Onze Provável: Joel Pereira – Varela, Lindelof, Bailly e Shaw – Fosu-Mensah e Pogba – Lingard, Herrera e Rashford – Lukaku.
Esta será a primeira vez que as duas equipas se encontram. O Manchester United detém claramente um plantel de maior qualidade e mais talentoso, sendo favorito a levar a melhor na Noruega. Contudo, o Valerenga já mostrou qualidade a jogar em casa, no campeonato norueguês, e também ambiciona preparar-se da melhor maneira para a 2ª etapa do campeonato, complicando a vida aos ingleses.