Uruguai – Equador (Mundial 2022)
Ao início da noite da próxima quinta-feira, o Estadio Centenario, em Montevideo, receberá o desafio entre as seleções nacionais do Uruguai e do Equador, referente a mais uma jornada do apuramento da CONMEBOL para a fase final do Campeonato do Mundo de 2022. O conjunto liderado pelo selecionador Óscar Tabárez tem feito uma campanha abaixo das expectativas, mas já assumiu uma posição de qualificação, onde pretende reforçar o seu estatuto de favorita ao apuramento. Do outro lado, estará a surpreendente equipa às ordens de Gustavo Alfaro, dona de uma prestação muito interessante até ao momento.
Análise Uruguai
A seleção nacional do Uruguai não tem feito uma boa campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo do Qatar, de 2022, até à data e chega a esta partida no 4.º lugar da tabela de classificação geral do apuramento sul-americano, com 12 pontos de registo, dois acima da Colômbia e apenas um atrás do Equador. Em oito partidas, o conjunto tecnicamente orientado pelo experiente selecionador Óscar Tabárez somou um total de três vitórias, três empates e duas derrotas, com 12 golos marcados e 10 golos sofridos.
Depois da prestação pouco conseguida na última Copa América, onde se ficou pelos quartos de final (a primeira fase a eliminar após a fase de grupos), o Uruguai retomou os jogos de qualificação para o Mundial há pouco menos de uma semana atrás, tendo somado um ponto na deslocação ao Peru, com empate de 1-1. No passado domingo, a ‘Celeste’ voltou a ganhar, com a soma dos três pontos num jogo tranquilo, apesar dos dois golos sofridos, em casa, frente à seleção da Bolívia (4-2).
Onze provável: Muslera – Nandez, Godin, Giménez, Piquérez – Valverde, Bentancur, Vecino – De Arrascaeta, Alvarez, Rodríguez
Análise Equador
A seleção nacional do Equador tem sido a principal surpresa, pela positiva, deste apuramento da CONMEBOL para o Campeonato do Mundo de 2022, chegando a esta jornada a ocupar a 3.ª posição da tabela de classificação geral, com 13 pontos, um a mais que o Uruguai e a apenas dois da vice-líder Argentina. Em oito rondas de apuramento, o conjunto orientado por Gustavo Alfaro somou quatro vitórias, um empate e três derrotas, com 16 golos marcados e 10 golos sofridos.
Curiosamente, apesar da boa campanha feita, o Equador venceu apenas uma das últimas nove partidas realizadas, cinco das quais na Copa América, onde a turma de Alfaro perdeu nos quartos de final contra a Argentina, que viria a sagrar-se campeã do torneio. Na semana passada, os equatorianos bateram de forma dramática o Paraguai, em casa, por 2-0, tornando a pontuar, na última jornada do passado fim-de-semana, ao empatar, a 0-0, em casa, contra a aflita seleção do Chile.
Onze provável: Ortiz – Hurtado, Torres, Hincapie, Estupinan – Cifuentes, Gruezo, Caicedo – Mena, Valencia, Plata
Dica de Prognóstico
Ambas as equipas chegam a este jogo separadas por apenas um ponto, sob o olhar atento mais imediato da Colômbia, mas também com as seleções de Paraguai, Peru e Chile à espreita logo atrás. Assim, Uruguai e Equador deverão entrar em campo com o espírito determinado e focado em vencer, especialmente os da casa, até porque o empate para os equatorianos em Montevideo poderia ser um mal menor. Espera-se, assim, um jogo interessante e bem disputado, mas dominado pela Seleção Uruguaia na maior parte do tempo, em termos de posse e iniciativa, com qualidade suficiente para desfeitear a frágil defensiva equatoriana. Por outro lado, o Equador deverá também encontrar espaços para poder criar situações de perigo em contra-ataque, pelo que existe a expectativa de estes virem a ser 90 minutos com futebol relativamente aberto e com várias oportunidades de golo, o que confere valor ao investimento no mercado de Mais de 2,5 golos, cotado a 2.05 na casa de apostas Solverde.