Braga – FC Porto (Taça de Portugal)
Será durante a tarde do próximo domingo que as equipas do Braga e do FC Porto vão defrontar-se mais uma vez na presente temporada, agora pela grande final da Taça de Portugal, a decorrer no Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa. A formação orientada pelo treinador Artur Jorge fez um campeonato bastante decente, tendo falhado nas competições europeias os objetivos que se previam, mas alcançando a qualificação para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões da UEFA, alimentando o sonho dos minhotos em chegar à fase de grupos. Pela frente, estará a equipa de Sérgio Conceição, que perdeu na última jornada do campeonato o título para o Benfica, sem deixar de dar muita luta até final e ser o atual vencedor em título de Taça da Liga e Supertaça.
Análise Braga
A equipa do Braga teve a capacidade para superar ligeiramente as expectativas no presente campeonato nacional e terminou a sua campanha na 3.ª posição da tabela classificativa geral, com 78 pontos, quatro acima do Sporting e a sete da vice-liderança do FC Porto. Em 34 jornadas, o registo completo da formação a cargo do treinador Artur Jorge foi de 25 vitórias, três empates e seis derrotas, com 75 golos marcados e 30 golos sofridos.
Com alguns tropeços nas últimas semanas, a equipa do Braga chegará com alguma dúvida a esta final da Taça de Portugal, tendo vencido apenas dois dos últimos quatro jogos realizados. Na despedida do campeonato, os “guerreiros” receberam e golearam o Paços Ferreira, por 3-0, no passado sábado, já depois da divisão de pontos frente ao Boavista (1-1), fora de portas, na jornada anterior. Ainda no retrospeto recente, o Braga venceu com alguma dificuldade o Santa Clara (5-3) e perdeu com o Benfica (0-1).
Onze provável: Matheus; Gomez, Oliveira, Niakate, Mendes; Al-Musrati, Pizzi; Banza, Horta, Bruma; Ruiz
Análise FC Porto
A equipa do FC Porto perdeu o principal objetivo da atual temporada, tendo terminado o campeonato nacional no 2.º lugar do quadro de classificação geral da Liga Bwin, com 85 pontos, a dois do campeão e rival Benfica, sete acima do Braga. Em 34 jornadas, o registo total do grupo a cargo de Sérgio Oliveira foi de 25 vitórias, três empates e seis derrotas, com 75 golos marcados e 30 golos sofridos. No restante da sua temporada, os “dragões” caíram de pé nos oitavos de final da Liga dos Campeões diante do Inter, depois da conquista da Taça da Liga.
Sem perder há 15 jogos consecutivos e atualmente numa série de 10 vitórias seguidas, a equipa do FC Porto segue extremamente confiante e com os índices de motivação reforçados, apesar de não ter sido capaz de, por força dos deslizes anteriores, revalidar o título de campeão nacional. Depois de vencer o Famalicão, fora de portas, por 4-2, a equipa de Conceição voltou aos jogos em casa e goleou o Vitória SC, por 3-0, num jogo que ficou resolvido na primeira parte, onde a equipa azul-e-branca marcou todos os golos, a jogar contra nove elementos desde o minuto 2.
Onze provável: Costa; Pepê, Pepe, Marcano, Wendell; Otávio, Eustaquio, Uribe, Galenlo; Evanilson, Taremi
Dica de Prognóstico
Numa partida que valerá a conquista do último troféu na temporada desportiva 2022/23 no futebol português, levando posteriormente ao encerramento da época, Braga e FC Porto devem cerrar fileiras na principal abordagem estratégica desde os primeiros minutos, favorecendo um futebol mais paciente com bola e intenso na luta dos duelos. Assim, é provável que os sistemas defensivos consigam anular bem as intenções mais criativas dos ataques contrários, pelo que se prevê um jogo bem disputado mas sem muitas oportunidades claras de golo. Como tal, a melhor opção de investimento será no mercado de Menos de 2,5 golos, cotado a 1.80 na Betano.
Casas de Apostas com os melhores Bónus