Leipzig – Nápoles (Liga Europa)
O Leipzig e o Nápoles encontram-se esta quinta-feira na Red Bull Arena, num embate para a 2ª mão dos dezasseis-avos final da Liga Europa. Após uma fantástica vitória em Itália, os Touros estão bem colocados para avançar até a próxima etapa da prova, mas chegam agora aqui desanimados depois de uma derrota em terreno do Frankfurt, perdendo o 2º posto na tabela da Bundesliga. Já o Nápoles deixou as suas intenções claras na 1ª mão contra os alemães, rodando o seu onze inicial de modo a focar-se inteiramente no campeonato italiano.
O Leipzig começou por alinhar no Grupo G da Liga dos Campeões, juntamente com o Besiktas, FC Porto e AS Monaco, mas foi incapaz de avançar na prova e teve de se contentar com o 3º posto. A equipa conseguiu um bom resultado na 1ª mão da competição, tendo chegado a estar em desvantagem no marcador e acabando por sair vencedora por 1-3 ao final dos 90 minutos, arrancando assim uma boa vantagem para esta 2ª mão. Apesar de contar com apenas 2 derrotas em casa nos 15 jogos que disputou em todas as competições, vencendo 8, os Touros venceram apenas duas vezes nas últimas 6 vezes que aqui actuaram, com um total de 11 golos marcados e 9 golos sofridos.
Os Touros chega aqui com menos um dia de descanso que o seu adversário, já que enfrentaram o Frankfurt na segunda-feira à noite, um factor que não joga muito a seu favor. Ainda assim, a formação do leste da Alemanha sabe que deixar fugir a vantagem na eliminatória é inadmissível e irá entrar em máxima força de modo a procurar a qualificação à próxima etapa. Qualquer resultado que não seja a derrota por dois golos de diferença vale a qualificação directa.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Leipzig apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 na recepção ao Hamburgo. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Borussia M’Gladbach, uma vitória por 2-0 na recepção ao Augsburg, uma vitória por 1-3 em terreno do Nápoles, para a Liga Europa, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Frankfurt. Halstenberg, lesionado, é baixa confirmada, ficando em dúvida a presença de Bruma, Coltorti, Kampl e Keita.
Onze Provável: Gulácsi – Laimer, Orban, Upamecano e Klostermann – Ilsanker, Demme e Kaiser – Forsberg, Werner e Sabitzer.
O Nápoles, por sua vez, chega aqui depois não ter conseguido melhor que o 3º lugar no Grupo F da Liga dos Campeões, ficando à frente do Feyenoord e tendo visto o Manchester City e Shakhtar Donetsk qualificarem-se à próxima fase da Liga Milionária. Os napolitanos deixaram as suas intenções bem claras na 1ª mão disputada no San Paolo, entrando com onze com várias alterações, com a sua verdadeira intenção a ser então a conquista do primeiro título de campeão italiano desde 1990.
A turma de Maurizio Sarri chega aqui com um dia de descanso a mais que os alemães, mas não irá entrar em campo em força máxima de forma a poupar-se contra o embate frente à Roma na próxima jornada da Serie A. Os italianos são uma equipa talentosa, praticam um excelente futebol ofensivo e têm muita qualidade nos ataques pelas linhas e em lances individuais. A reviravolta está ao seu alcance, sendo que se apresentarem um futebol como o que têm apresentado no campeonato italiano talvez conseguissem seguir em frente na prova.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Nápoles apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção ao Bologna. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Benevento, uma vitória por 4-1 na recepção à Lazio, e na última jornada, uma derrota por 1-3 na recepção ao Leipzig, para a Liga Europa, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção ao SPAL. Ghoulam, Chiriches e Milik estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Reina – Maggio, Tonelli, Albiol e Rui – Diwara, Rog e Hamsik – Ounas, Mertens e Zielinski.
O Leipzig venceu o único confronto directo entre as duas equipas.
Napoli
![]() |
1-3 |
![]() |
Europa League 2017/18
|
O Leipzig chega aqui com uma vantagem confortável que lhe permite avançar na prova mesmo a perder por um golo de diferença, ainda que seja de prever que este procure a vitória de modo a ganhar confiança para a próxima fase. De modo a conseguir a reviravolta, o Nápoles teria de actuar no seu melhor e com os seus melhores elementos, algo que não é de esperar que aconteça aqui.