Leipzig – Marselha (Liga Europa)
O Leipzig e o Marselha colocam-se frente a frente esta quinta-feira na Red Bull Arena, num embate a contar para a 1ª mão dos quartos de final da Liga Europa. O Leipzig chega aqui sem perder nenhum dos últimos 6 jogos consecutivos, onde enfrentou equipas como Bayern de Munique, Zenit e Borussia Dortmund. Já o Marselha chega aqui com apenas uma derrota nos últimos 6 jogos consecutivos, e tem sofrido golos em todos os últimos 10 jogos consecutivos.
O Leipzig chega aqui num bom momento de forma, enfrentou equipas bastante talentosas, como o Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Zenit, nos últimos encontros e conseguiu evitar sempre sair derrotado, vencendo então 3 dos últimos 6 confrontos, empatando os restantes 3. Os Touros venceram apenas 2 dos 5 jogos disputados em casa nas competições europeias. perdendo 2, com um total de 7 golos marcados e 8 golos sofridos.
Ainda assim, a turma do leste da Alemanha tem estado num momento mais regular, melhorou principalmente o poder de finalização, mas continua a conceder demasiados golos, concedendo golos em 9 dos últimos 10 embates. A equipa tem-se destacado nos ataques pelos flancos e criado perigo em remates fora de longa distância, mas tem demonstrando dificuldade em evitar o fora de jogo e em parar contra-ataques. Os Touros precisam de tirar o máximo de proveito do factor casa nesta 1ª mão e arrancar aqui um resultado confortável.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Leipzig apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Zenit, para a Liga Europa. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Stuttgart, um empate por 1-1 em terreno do Zenit, para a Liga Europa, uma vitória por 2-1 na recepção ao Bayern de Munique, e na última jornada, uma vitória por 2-3 em terreno do Hannover 96.
Onze Provável: Gulácsi – Klostermann, Konaté, Upamecano e Bernardo – Keita, Demme, Forsberg e Bruma – Werner e Poulsen.
O Marselha, por sua vez, regressou da pausa para competições internacionais com uma vitória, vencendo por 1-3 em terreno do Dijon, somando a 4ª vitória nos últimos 5 embates. Os franceses não têm sido felizes fora de portas na Liga Europa, venceram apenas 1 dos 5 jogos disputados fora de portas, perderam 3, com um total de 3 golos marcados e 5 golos sofridos.
O Marselha tem estado em boa forma esta temporada, e o objectivo aqui será montar uma muralha defensiva que sustenha o ataque alemão, procurando não sofrer golos aqui de modo a levar a decisão da eliminatória para o seu território. Les Olympiens são muito competentes nas transições rápidas para a frente de ataque e em bolas-paradas ofensivas, devendo ser através destes argumentos ofensivos que a equipa crie maior parte das suas oportunidades de golo neste encontro.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marselha apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção ao Athletic Bilbao, para a Liga Europa. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno do Toulouse, uma vitória por 1-2 em terreno do Athletic Bilbao, para a Liga Europa, uma derrota por 2-3 na recepção ao Lyon, e na última jornada, uma vitória por 1-3 em terreno do Dijon.
Onze Provável: Pelé – Sakai, Rami, Rolando e Amavi – Anguissa e Gustavo – Payet, Lopez e Ocampos – Germain.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas equipas. O Leipzig é favorito a conseguir os 3 pontos neste embate, apresenta uma grande capacidade ofensiva e reúne armas suficientes para o conseguir. O Marselha tem enfrentado dificuldades como visitante a jogar fora de portas, e deverá voltar a sentir dificuldade nesta deslocação, ainda que seja de prever uma partida com os franceses a defenderem bem. Antevê-se uma partida dominada pelo Leipzig, que deverá arrancar os 3 pontos num jogo com poucos golos à mistura.