Portugal – Bulgária (Amigável de Seleções)
Esta Sexta-feira Santa Leiria recebe o primeiro de dois amigáveis da seleção portuguesa, que entra na fase final de preparação para o Euro do próximo verão. A novidade que domina a convocatória é a inclusão do estreante Renato Sanches, que o selecionador já confirmou que não irá jogar de início. Fernando Santos vai avisando que estes jogos não são só para observar jogadores. Quer ganhar os encontros.
Já todos sabemos que Portugal não se dá particularmente bem com os jogos de preparação. Mas o certo é que não é propriamente uma opção abdicar destes trabalhos de grupo, em especial quando se prepara a fase final da principal prova europeia de seleções. O selecionador português diz que infelizmente as regras dizem que ele só pode levar vinte e três jogadores na comitiva que segue para França e que já sabe, grosso modo, quem serão. As coisas não estão fechadas, claro, nem poderiam porque nestes dois meses e pouco há acidentes que acontecem. Fernando Santos fala num grupo de quarenta e poucos onde pode ir buscar opções e que é esse o grupo que está a trabalhar no momento. Há ausentes nesta convocatória que têm, caso consigam estar aptos, lugar cativo – casos de João Moutinho e até mesmo Tiago – na lista final. Mas ainda há decisões a tomar, sobretudo nas muitas e boas opções para o meio-campo e no eixo da defesa.
José Fonte, central e capitão do Southampton, não esconde a ambição de estar no Europeu de França mas sabe que o seu lugar ainda não está fechado. A lesão de Pepe fez com que fosse mais utilizado mas ainda há a considerar Neto, que não foi chamado desta vez, e Bruno Alves.
Renato Sanches também está a ter a sua oportunidade para se mostrar ao técnico nacional. Do que viu para já, Fernando Santos parece ter gostado. Elogiou em particular a sua desinibição nos treinos de grupo e também pediu aos media que desse algum espaço ao “miúdo”. Ficou claro das suas declarações que o jovem médio da formação encarnada, que está a ser determinante na campanha do Benfica esta temporada, não entra no onze inicial de amanhã mas terá a sua oportunidade. Por aquilo que conhecemos do Engenheiro, ele não tem problemas em apostar nos jovens nem vê mal nenhum na veterania.
Até ao arranque do Euro 2016 Portugal vai disputar cinco partidas de preparação.
A seleção portuguesa tinha o segundo amigável com agendado para Bruxelas, na próxima terça-feira mas na sequência dos atentados na capital belga os dirigentes federativos acordaram em transferir o encontro para Leiria. A Federação Portuguesa de Futebol já anunciou que o bilhete para o jogo de sexta vale também para a receção à Bélgica, que contará também com a presença do Presidente Marcelo.
Onze Provável: Anthony Lopes – Vieirinha, José Fonte, Pepe, Raphael Guerreiro – João Mário, Danilo, Adrien – Nani, Ronaldo, Rafa.
A Bulgária falhou por completo a qualificação para o Europeu. Ficou no quarto lugar do seu grupo, que apurou a Itália e Croácia diretamente. Não conseguiu sequer lutar por um lugar nos play-offs e agora já está a começar a planear o apuramento para o Mundial da Rússia, dentro de dois anos. E vai ser uma tarefe e tanto para os búlgaros lá chegar, já que partilha o grupo com adversários como França, Holanda e Suécia, para além da Bielorrússia e Luxemburgo.
Onze Provável: Mitrev – Zivko Milanov, Aleksandar Aleksandrov, Ivanov, Minev – Dyakov, Zlatinski – Georgi Milanov, Popov, Mihail Aleksandrov – Ranglov.
Bulgária
|
1-2 |
Portugal
|
Jogos Amigáveis 1992
|
|
Portugal
|
1-0 |
Bulgária
|
Jogos Amigáveis 1984
|
Portugal e Bulgária já não se defrontam há mais de duas décadas e os últimos quatro embates foram amigáveis. Figo e Oceano foram os marcadores de serviço no último encontro.