Paços de Ferreira – Tondela (Liga NOS)
Para o início da jornada 22 da Liga NOS, o encontro entre o Paços de Ferreira e o Tondela demonstra que a discussão sobre a manutenção está muito mais complexo do que parecia há apenas algumas semana. A maioria dos clubes da segunda metade da tabela mexeram no seu plantel durante o mercado de inverno e reequilibraram as contas com os resultados das derradeiras jornadas. Dito isto, olha-se para a tabela e percebe-se que entre 11º e último classificado existem apenas cinco pontos de diferença, colocando todas as equipas dentro de um espaço onde entre segurança e ansiedade, a barreira é mesmo muito fina.
O Paços de Ferreira mudou, recentemente, de treinador, pela segunda vez na temporada, revelando aqui alguma incapacidade para entender como gerir os seus meios para atingir o objetivo da manutenção. A chegada de João Henriques teve impacto imediato numa sucessão de vitórias, frente a Desportivo das Aves e Feirense, com o discurso do antigo técnico do Leixões a chegar aos jogadores. Na semana passada, a equipa visitou o Vitória de Guimarães e regressou com o sabor amargo da derrota, apesar de ter dado réplica ao seu adversário. Perder por 3 a 2 pesou, sobretudo, porque a equipa vinha adquirindo essa confiança de pensar ser possível ultrapassar qualquer adversário, algo que João Henriques espera, agora, ver ter continuidade no encontro frente aos tondelenses. Filipe Ferreira está lesionado e deverá ser ausência neste encontro muito importante para a sua equipa.
Onze Provável: Defendi – Bruno Santos, Miguel Vieira, Ricardo, Quiñones – Gian, Rafael Assis – Pedrinho, Rúben Micael, António Xavier – Bruno Moreira.
O Tondela vem revelando, esta temporada, um nível bastante aceitável no seu jogo, também por isso levando maior possibilidade de se manter relativamente afastado dos lugares da descida. Ainda assim, o enorme equilíbrio que se adivinha nesta Liga NOS faz perigar a ideia de que esta é uma temporada conquistada para os beirões. A proximidade, em termos pontuais, para os lugares da descida impõem essa mesma ideia, de estarmos perante um conjunto que precisa de continuar a somar pontos para não se deixar apanhar pela onda de recuperações. O mês de janeiro teve apenas uma vitória frente ao Feirense, com um empate frente ao Vitória de Setúbal e derrotas, consecutivas, frente a FC Porto, Estoril Praia e Moreirense. O facto de, nesta série de encontros, ter cedido frente a várias equipas que estão posicionadas abaixo do seu lugar na Liga NOS, poderá ter servido para lançar alguns alarmes, com Pepa a precisar de entender como encontrar o caminho de regresso aos pontos. Claude Gonçalves, dado como lesionado, vai estar nos convocados para o encontro.
Onze Provável: Cláudio Ramos – David Bruno, Ícaro, Ricardo Costa, Joãozinho – Hélder Tavares, Sulley Muniru – Miguel Cardoso, Pedro Nuno, Murilo – Tomané.
Na primeira volta, em Tondela, as equipas empataram a dois golos.
Agora, em Paços de Ferreira, João Henriques espera conseguir impor a vontade dos castores, marcando essa tendência de evolução que vai demonstrando. O Tondela viaja com cuidados, à procura de voltar a ter um resultado positivo depois de três encontros marcados pela desilusão.