Mariehamn – Legia de Varsóvia (Liga dos Campeões)
O Mariehamn e o Legia de Varsóvia colocam-se frente a frente esta quarta-feira no Wiklof Holding Arena, em Mariehamn, num embate a contar para a 1ª mão da 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O Mariehamn venceu o campeonato finlandês no ano passado pela primeira vez desde 1961, e atinge assim a sua primeira etapa de qualificação a uma Liga dos Campeões. Já o Legia de Varsóvia chega aqui já com o primeiro encontro oficial disputado, onde discutiu a Supertaça contra o Arka Gdynia, mas acabou eliminado em grandes penalidades.
O Mariehamn conseguiu pôr fim a uma jejum de mais de 50 anos sem se conseguir sagrar campeão da Liga Finlandesa, algo que lhe proporcionou a sua primeira presença numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões em toda a história da equipa. Ainda assim, nas últimas 3 épocas a equipa também conseguiu disputar a fase de qualificação à Liga Europa por duas vezes, em 2013/14 e em 2016/17, embora sem conseguir ir além da 1ª pré-eliminatória.
O campeonato finlandês está a decorrer e já vai a meio, com os Ilhéus a demonstrarem dificuldade esta temporada, ocupando o 4º lugar no campeonato já com 10 pontos a menos que o líder HJK. O Mariehamn recebe aqui uma equipa com maior nível de experiência neste tipo de competições europeias e precisa de tirar proveito do factor casa, até porque conta com um humilde estádio cuja lotação máxima é de 4mil pessoas, e irá procurar arrancar um resultado importante que lhes dê algum à-vontade em território inimigo, na 2ª mão.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Mariehamn apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao JJK. Seguiu-se uma derrota por 2-0 em terreno do HJK, uma vitória por 5-0 na recepção ao Inter Turku, um empate por 0-0 em terreno do VPS, e na última jornada, um empate por 2-2 na recepção ao Ilves Tampere.
Onze Provável: Vaikla – Friberg, Lyyski, Kojola e Maenpaa – Dafaa, Petrovic, Span e Sellin – Ekhalie – Kangaskolkka.
O Legia de Varsóvia, por sua vez, regressa pelo 2º ano consecutivo à luta pelo acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo-o conseguido no ano passado. Nessa temporada transacta, a turma polaca não foi além da fase de grupos, ficando em 3º lugar e tendo assim transitado para a Liga Europa, onde foi eliminado nos dezasseis-avos de final às mãos do Ajax. Os Legionários sagraram-se bicampeões na temporada transacta e estiveram bem nos únicos dois amigáveis durante a pré-época, vencendo ambos, mas iniciaram esta temporada com o pé errado ao perderem a Supertaça contra o Arka Gdynia, em grandes penalidades.
Os polacos deslocam-se a um território complicado e qualquer resultado aqui que não seja a derrota seria perfeito, já que estariam a adiar a decisão da eliminatória para a 2ª mão, no seu próprio território, onde são sempre muito fortes. Ainda assim, os Legionários são uma equipa mais experiente neste tipo de competições e contam com jogadores mais talentosos que os finlandeses.
Nos seus últimos 3 jogos, sendo os 2 primeiros amigáveis, o Legia de Varsóvia apresenta um histórico de 2 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Plock. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Radomiak Radom, e na última jornada, um empate por 1-1 contra o Arka Gdynia.
Onze Provável: Malarz – Jedrzejczyk, Dabrowski, Pazdan e Hlousek – Moulin e Kopczynski – Guilherme, Hamalainen e Nagy – Niezgoda.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas equipas. O Legia de Varsóvia apresenta um plantel composto por jogadores mais experientes e de maior talento, encontrando aqui um Mariehamn que não está a conseguir uma temporada tão boa como as duas anteriores. Os forasteiros têm oportunidade de vencer aqui, ainda que não seja de se esperar muitos golos.