França – Islândia (Amigável de Selecções)
As selecções da França e da Islândia colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Stade de Roudorou, em Guingamp, num desafio de cariz amigável. Os campeões do mundo chegam aqui motivados com o seu fantástico registo de invencibilidade e procuram fazer aqui o aquecimento antes de regressarem à Liga das Nações. Do outro lado chega uma Islândia num terrível momento de forma desde o início do ano, e contabilizam quatro derrotas nos seus últimos quatro jogos consecutivos.
A França sagrou-se Campeã do Mundo depois de vencer o Mundial 2018 na Rússia, batendo a Croácia por 4-2 na final da competição. Os franceses estão invictos desde o dia 27 de Março, não perdendo nenhum dos 13 jogos que disputaram nesse espaço de tempo, tendo vencido 10 e empatado 3. Mais recentemente, os Bleus disputaram dois jogos para a Liga das Nações, empatando primeiro a zero contra a Alemanha, e depois venceram por 2-1 na recepção à Holanda. A França apresenta uma das selecções mais talentosas da actualidade, e confirmaram isso mesmo com a conquista do Mundial 2018.
Para felicidade do treinador Didier Deschamps, este conta com enorme leque de soluções viáveis à sua escolha, e tendo o jogo frente à Alemanha debaixo de olho, já no dia 16 de Outubro para a Liga das Nações, o treinador francês poderá muito bem aproveitar este amigável para lançar um onze bem diferente do normal, dando oportunidade a outros jogadores. Posto isto, e tendo em conta que Umtiti, Tolisso e Nabil Fekir estão de fora por lesão, elementos como Lloris, Varane, Kanté, Pogba, Mbappé e Griezmann poderão ser poupados neste desafio. O médio Tanguy Ndombele, do Lyon, poderá conseguir aqui a sua primeira internacionalização.
Onze Provável: Areola – Sidibe, Kimpembe, Zouma e Digne – Nzonzi, NDombele e Matuidi – Thauvin, Giroud e Lemar.
A Islândia, por sua vez, apresenta-se aqui num momento de forma terrível, não vencendo desde Janeiro deste ano, contabilizando assim 9 jogos consecutivos sem vencer, empatando apenas duas vezes no processo. Depois de serem eliminados do Mundial 2018 na fase de grupos, empatando com a Argentina e perdendo contra a Nigéria e Croácia, os islandeses alinharam assim na Liga das Nações, onde tiveram uma péssima estreia ao perderem os dois jogos do Grupo 2 da Liga das Nações A, contra a Suíça e Bélgica, onde concederam 9 golos nesses dois desafios.
Esta foi uma péssima estreia também para Erik Hamrén aos comandos da selecção islandesa, com o treinador sueco a não poder contar com um plantel de talento abundante ao seu dispor para poder procurar novas soluções. No entanto, o regresso após lesão de Gudmundsson e de Finnbogason vem trazer maior qualidade ao ataque dos nórdicos. O capitão Aron Gunnarsson ainda não jogou esta temporada na Premier League ao serviço do Cardiff City e deverá continuar fora do onze inicial aqui. As coisas não correm bem para os lados da Islândia, e esta difícil deslocação a França poderá complicar ainda mais a difícil situação em que se encontra.
Onze Provável: Halldórsson – Saevarsson, Sigurdsson, Ingason e Magnússon – Hallfredsson, Sigurjonsson, Bjarnason e Gudmundsson – Sigurdsson – Finnbogason.
Existiram dois confrontos directos nos últimos 18 anos, ambos com a França a sair vencedora.
|
França
|
5-2 |
|
Euro 2016
|
|
França
|
3-2 |
|
Amigáveis 2012
|
A jogar em casa e mesmo a dever entrar com uma “equipa B”, a França continua a ser muito superior em qualidade individual e colectiva. Os franceses deverão vencer este desafio com alguma facilidade, prolongando a miséria a uma Islândia em grandes dificuldades.











