Elche – Valencia (La Liga)
O relvado do Estadio Manuel Martínez Valero, em Elche, vai receber, nesta sexta-feira, o confronto que abre a 7.ª jornada de La Liga, entre as equipas do Elche e do Valencia, que medirão forças à porta fechada. De regresso à elite do futebol espanhol, a formação de Jorge Almirón tem-se mostrado uma equipa bastante difícil de bater, pelo que não se prevê uma tarefa fácil para os homens de Javi Gracia, que terão de se transcender para sair com os três pontos de Elche, ainda para mais após um ciclo com duas derrotas consecutivas, que certamente terão afetados os níveis de confiança no seio da comitiva do clube “che”.
Análise Elche
A equipa do Elche está de regresso ao primeiro escalão do futebol espanhol esta época, mas nem por isso tem sentido dificuldades de adaptação a esta nova e mais exigente realidade competitiva. Com quatro jogos efetuados no registo (menos que a gigantesca maioria das 20 equipas do campeonato espanhol), a formação tecnicamente liderada por Jorge Almirón soma sete pontos e ocupa o 12.º lugar da tabela classificativa, em igualdade pontual com Valencia, Osasuna, Sevilla e Barcelona. Em quatro jogos, o registo global é de duas vitórias, um empate e apenas uma derrota, com três golos marcados e três golos sofridos.
Curiosamente, a equipa do Elche tem tido um rendimento melhor fora de portas do que em casa. A única derrota que averbou até esta altura foi na 1.ª jornada, diante da Real Sociedad (0-3), precisamente no seu terreno, sendo que, desde aí, o Elche somou duas vitórias e um empate e não mais voltou a sofrer golos. Venceu fora de casa o Eibar (0-1) e, na última jornada, o Alavés (0-2), tendo pelo meio empatado diante do Huesca (0-0).
Onze provável: Badía – Barragán, Verdú, Calvo, Miño – Marcone, Guti – Josan, Morente, Fidel – Milla
Análise Valencia
Num ano marcado pela grave crise financeira que prejudicou a composição de um plantel com forças adequadas para os desejos dos seus objetivos, o Valencia não tem tido um arranque fácil de campeonato em La Liga. À entrada para a 7.ª jornada, a formação liderada pelo treinador Javi Gracia soma apenas sete pontos ao fim de seis jogos realizados, onde somou duas vitórias, um empate e já três derrotas, com saldo de oito golos marcados e nove golos sofridos. Sem descurar que a classificação pode induzir em erro, já que o número de jogos efetuados difere muito de equipa para a equipa, a verdade é que o Valencia só tem três pontos de vantagem sobre a zona de despromoção.
Depois de conseguir vencer, de forma surpreendente, na visita ao terreno da Real Sociedad (0-1), há três jornadas, a equipa valenciana somou duas derrotas consecutivas. Primeiro, na receção ao Real Betis, por 0-2, ainda antes da segunda paragem da nova época para a realização dos compromissos internacionais de seleções. No passado fim-de-semana, a equipa de Javi Gracia voltou a ser batida, desta feita fora de casa, contra o Villarreal, por 2-1. O português Gonçalo Guedes marcou o golo de honra, numa altura em que o empate restabelecido, ainda na primeira parte.
Onze provável: Doménech – Thierry Correia, Paulista, Diakhaby, Lato – Musah, Delgado, Wass, Gayà – Guedes, Vallejo
Dica de Prognóstico
Apesar de ter pela frente um dos candidatos ao apuramento europeu, o facto de o Valencia estar longe de atravessar o seu melhor momento deverá fazer com que o Elche procure ser feliz contra um adversário teoricamente mais forte, até porque terá a seu favor o fator casa, ainda que desvirtuado pela ausência de público nas bancadas. Já a equipa de Javi Gracia não terá outra solução que não a de ir em busca dos três pontos, até porque o empate não servirá os seus interesses, numa fase em que os lugares europeus começam a ficar mais longe e a zona de descida a aproximar-se. Pelos problemas defensivos que o Valencia tem demonstrado, por contraponto com as soluções ofensivas que apresenta, muito por culpa da qualidade individual que ainda tem na equipa, prevê-se uma partida bem disputada, onde ambas as equipas consigam dispor de várias oportunidades de golo. Assim, perfila-se como uma aposta de valor a de mais de 2,5 golos, com odds de 2.10 na Bet.pt.