Botafogo-PB – Palmeiras (Copa do Brasil)
O Botafogo-PB e o Palmeiras medem forças Estádio José Américo de Almeida Filho, em João Pessoa, num embate a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Copa do Brasil. Depois de perderem por 3-0 na 1ª mão da prova, o Botafogo-PB conseguiu recompor-se e não perdeu nenhum dos restantes encontros do respectivo campeonato. Contudo, enfrentar o líder do principal escalão de futebol brasileiro poderá ser demais esta equipa da casa. Já o Palmeiras chega aqui sem saber o que é ser derrotado à 10 jogos consecutivos, contando com a 1ª mão desta etapa da prova.
O Botafogo-PB alcançou pela primeira vez na sua história os oitavos de final desta Copa do Brasil, nunca antes tendo conseguido chegar tão longe. Contudo, agora encontrou uma equipa que poderá revelar-se um teste demasiado difícil para a sua capacidade. O Belo é uma equipa que alinha no Grupo A do Brasileirão Serie C, onde ocupa o 3º lugar com 28 pontos, fruto de 7 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, com parciais de 19 golos marcados e 13 golos sofridos. Em posição de qualificação aos quartos de final do campeonato, esta é a equipa que apresenta a melhor defesa do Grupo A, embora isso possa não chegar contra uma equipa que tem o melhor ataque do Brasileirão Serie A.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Botafogo-PB apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-2 na recepção ao América-RN. Seguiu-se uma derrota por 3-0 em terreno do Palmeiras, em jogo a contar para a Copa do Brasil, uma vitória por 2-1 na recepção ao Confiança, um empate por 0-0 em terreno do ASA, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Fortaleza.
Onze Provável: Anderson – Ângelo, Plínio, Alves e Recife – Makelele, Henik, Danielzinho, Aílton e Assis – Oliveira.
O Palmeiras, por sua vez, venceu a prova por 3 vezes na sua história, tendo a última sido na última temporada ao bater o Santos na final. O Verdão está em grande forma esta temporada, chegando aqui com apenas 1 derrota nos últimos 11 jogos consecutivos e ocupando a liderança da tabela de classificação geral do Brasileirão Serie A com 51 pontos, fruto de 15 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, com parciais de 45 golos marcados e 24 golos sofridos. Já com um pé e meio na próxima etapa da prova, o treinador Cuca poderá muito bem aproveitar para descansar os jogadores mais utilizados e dar oportunidade a outros jogadores, visto que frente a uma equipa da 3ª divisão brasileira deverão conseguir cumprir a missão sem grandes problemas. O Verdão não só conta com o melhor ataque do principal escalão de futebol brasileiro, como também com a 2ª defesa menos batida de toda a prova. O ponta de lança Gabriel Jesus é o melhor marcador do campeonato com 11 tentos assinalados, destacando-se ainda Dudu extremo Dudu como o jogador com mais assistências (9).
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Palmeiras apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Botafogo-PB, em jogo a contar para a Taça do Brasil. Seguiu-se uma vitória por 2-1 na recepção ao São Paulo, um empate por 0-0 em terreno do Grêmio, um empate por 1-1 na recepção ao Flamengo, e na última jornada, uma vitória por 0-2 em terreno do Corinthians.
Onze Provável: Vagner – Fabiano, Hugo, Carvalho e Egídio – Jean, Denoni e Souza – Guedes, Pereira e Erik.
Em toda a história existiram apenas estes dois confrontos directos, com o Palmeiras a vencer ambos.
Palmeiras | 3-0 | Botafogo-PB |
Copa do Brasil 2016
|
Palmeiras | 2-0 | Botafogo-PB |
Brasileirão 1977
|
Apesar de já estar com um pé e meio na próxima fase, o Palmeiras não vem aqui para brincar, e tendo em conta que Cuca irá dar oportunidade a outros jogadores, estes irão querer mostrar o seu valor que são dignos de mais minutos no Brasileirão Serie A.