Bnei Yehuda – Zenit (Liga Europa)
O Bnei Yehuda e o Zenit colocam-se frente a frente esta quinta-feira no HaMoshava Stadium, em Petah Tikva, num embate a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. Os israelitas chegam aqui depois de terem conquistado a Taça de Israel na temporada transacta, e agora podem fazer história no clube se conseguirem alcançar a fase de grupos. Já o Zenit entra mais uma vez em prova e faz 10 esta temporada que levantou este troféu pela primeira vez, e única na sua história, apresentando-se aqui já com algum ritmo depois de já ter iniciado o campeonato russo.
O Bnei Yehuda é uma equipa sem história na Liga Europa, nunca tendo alcançado a fase de grupos da prova, e esta é a 6ª vez que consegue alcançar as pré-eliminatórias, com os play-offs a serem a etapa que mais longe chegou, apenas por uma vez, em 2009/10, saindo derrotado pelo PSV. Os israelitas estiveram perto de descer divisão na última temporada e apenas chegaram aqui por terem vencido a Taça de Israel, e alcançaram esta 3ª pré-eliminatória depois de vencerem o AS Trencin na etapa anterior. Contudo, agora enfrenta um adversário de grande qualidade e muito experiente nas competições europeias, sendo de esperar que estes agora tirem o máximo de proveito do factor casa e somem o melhor resultado que conseguirem.
Nos seus únicos 2 jogos oficiais disputados, o Bnei Yehuda apresenta um histórico de 1 vitória e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do AS Trencin, seguindo-se uma vitória por 2-0 na recepção ao AS Trencin.
Onze Provável: Zubas – Habashi, Turgeman, Azuz e Konstantini – Gordana, Ben Ari e Finish – Hozez, Tchibota e Valskis.
O Zenit, por sua vez, é uma equipa bastante conhecida pelas competições europeias, tendo vencido esta prova por uma vez na história, em 2007/08, mas tem enfrentado dificuldades em conseguir repetir esse feito desde então, com os quartos de final a ser o mais longe que conseguiram alcançar, em 2014/15, eliminados pelo Sevilla. Os russos também têm sido presença assídua na Liga dos Campeões nos últimos anos, embora sem chegarem sequer perto de terem sucesso.
Na época transacta o Zenit não conseguiu alcançar nenhum dos lugares de acesso à Liga dos Campeões e agora precisa de lutar nestas pré-eliminatórias para alcançar a fase de grupo. Os russos já começaram o campeonato caseiro e venceram as duas jornadas já disputadas, e agora precisam de procurar um bom resultado neste encontro, o que não parece ser muito difícil dada a diferença de qualidade e experiência entre as duas equipas.
Nos seus únicos 2 jogos oficiais, o Zenit apresenta um histórico de 2 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-2 em terreno do Khabarovsk, seguindo-se de uma vitória por 2-1 na recepção ao Rubin Kazan.
Onze Provável: Lunev – Smolnikov, Neto, Ivanovic e Criscito – Kuzyaev e Paredes – Kokorin, Driussi e Shatov – Dzyuba.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas equipas. Apesar de estar fora dos seus domínios, o Zenit apresenta um maior nível de experiência em competições europeias e apresenta um plantel melhor organizado e mais talentoso. Posto isto, o Zenit deverá encontrar as dificuldades defensivas do seu adversário e conseguir aqui um bom resultado.