Barcelona – Villarreal (La Liga)
Numa das partidas mais esperadas da calendarização da 3.ª jornada de La Liga, a equipa do Barcelona estreia-se na competição no início de um novo ciclo, ao final da tarde do próximo domingo, com a receção à equipa do Villarreal, à porta fechada, no Estádio Camp Nou, na Catalunha. No primeiro jogo oficial sob a orientação técnica de Ronald Koeman, após um defeso atribulado pelo desejo do “rei Messi” de abandonar o clube, o adversário será uma das melhores equipas do campeonato espanhol, que mantém a candidatura às competições europeias, agora sob o comando do reconhecido treinador Unai Emery, que está de regresso ao seu país natal.
Análise Barcelona
A equipa do Barcelona irá a jogo na sequência de semanas muito atribuladas, devido à intenção de Lionel Messi abandonar a Catalunha e a Liga Espanhola, algo que foi tornado público pelo próprio astro argentino, numa entrevista concedida a um portal. A contratação de Ronald Koeman, que está à frente dos destinos técnicos da Seleção Holandesa, não terá sido consensual e a forma como o holandês procurou, desde cedo, impor a sua liderança não terá caído no goto de Messi. Certo é que o internacional argentino continuará, a um ano do final do seu contrato.
A última época foi uma das piores dos últimos anos para a equipa do Barcelona, que, além de não ter conseguido vencer nenhum título a nível interno, ainda foi eliminado nos quartos-de-final da Liga dos Campeões com uma goleada histórica e vergonhosa, de 8-0, diante do Bayern Munique, em Lisboa. Algo que precipitou a já esperada saída do treinador Quique Setién. Na pré-época de 2020/21, que se estendeu para o Barcelona devido à presença tardia na “final four” da “Champions”, os catalães venceram sempre, em três amigáveis, contra o Gimnàstic (3-1), o Girona (3-1) e o Elche (1-0).
Para a estreia, Koeman não poderá contar com os lesionados Marc-André ter Stegen, Martin Braithwhite e Samuel Umtiti.
Onze provável: Neto – Roberto, Piqué, Lenglet, Alba – Busquets, De Jong – Fati, Messi, Coutinho – Griezmann
Análise Villarreal
A equipa do Villarreal conseguiu voltar a afirmar-se, com a prestação na última edição de La Liga, como uma das melhores equipas espanholas da atualidade e, depois das movimentações realizadas no defeso até ao momento, o objetivo é manter o nível competitivo, ainda que a equipa sonhe com o apuramento para a Liga dos Campeões, por via do 4.º lugar. Para já, o “Submarino Amarelo” é, precisamente, o 4.º classificado na La Liga, com registo de quatro pontos (tal como Valencia, Celta Vigo e Getafe), depois de dois jogos realizados na nova edição do campeonato espanhol.
Nas duas primeiras partidas efetuadas, o Villarreal atuou sempre em casa, onde se estreou com um inesperado empate, a 1-1, na receção ao Huesca. No passado fim-de-semana, o conjunto tecnicamente orientado pelo espanhol Unai Emery (que estava livre desde que saiu do comando técnico do Arsenal, a meio da última temporada) recebeu o Eibar. Precisou de suar, tento que esteve a perder, com golo sofrido no início da segunda parte, mas conseguiu a reviravolta, com golos de Gerardo Moreno e Paco Alcacer.
Fora das opções de Unai Emery permanecem, devido a lesão, Alberto Moreno, Ramiro Guerra e Rubén Peña.
Onze provável: Asenjo – Gaspar, Mori, Torres, Estupiñán – Chukwueze, Coquelin, Parejo, Gómez – Alcácer, Moreno
Dica de Prognóstico
A previsão para esta partida é a de um bom jogo de futebol, até porque, apesar ainda haver muitas dúvidas sobre o que valerá este Barcelona de Ronald Koeman, a verdade é que, individualmente, os catalães continuam a dispor de muita qualidade (apesar de saídas de jogadores como Suárez, Rakitic, Vidal, Arthur ou Nélson Semedo). Do outro lado do campo, estará um Villarreal habituado a jogar no controlo das operações e para vencer. Ainda que possa passar algum tempo no seu meio-campo defensivo, devido ao esperado estilo de posse e comando por parte do Barcelona, a equipa de Emery tem muita qualidade, tanto no momento da organização ofensiva, como em transição, dois aspetos defensivos onde o Barcelona sofreu muito na última época. Espera-se, assim, um jogo onde ambas as equipas possam vir a dispor de várias situações de finalização acessível, pelo que a melhor aposta será o investimento no mercado de ambas as equipas marcam, com cotação de 1.51 na Bet.pt.