Esta semana disputam-se mais quatro partidas dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e todas as atenções se centram em Espanha, onde o Barcelona terá que recuperar de um 0-2 sofrido em Milão e o FC Porto tentará confirmar o apuramento para os quartos-de-final, levando uma vantagem de 1-0 para o jogo de Málaga.

Objetivo: três golos sem resposta

É preciso recuar a novembro de 1959 para encontrar uma partida onde o Barcelona venceu o AC Milan por três ou mais golos. À época, a estrela dos catalães era o húngaro Kubala, enquanto nos italianos jogava Cesare Maldini (pai de Paolo). O mais provável é que muito poucos lembrem essa longínqua partida da Taça dos Campeões Europeus quando estas duas equipas entrarem em campo amanhã. Todos os olhares estarão em Lionel Messi, o craque atual da equipa do Barcelona, que já marcou 5 golos na Liga dos Campeões deste ano, mas ficou em branco nas duas derradeiras partidas, tal como a sua equipa, algo que também já não acontecia há mais de 4 anos.

Lionel Messi Barcelona

Messi, o Barcelona precisa de ti!

A Messi, mas também a Iniesta e Xavi, cabe a responsabilidade de recuperar a vantagem numa eliminatória onde o Barcelona era o grande favorito, mas acabou surpreendido pela capacidade milanesa de encontrar espaços na sua retaguarda. Expectável será ver os italianos repetirem a receita defensiva, mantendo El Shaarawy e Prince Boateng como principais artífices de uma transição rápida que se revelou letal para as aspirações do Barcelona. A dupla Tito Vilanova e Jordi Roura terá plena consciência disso mesmo. Só um tiki-taka de grande velocidade e sem falhas será capaz de alterar o quadro atual da eliminatória.

No entanto, muitas dúvidas se levantam sobre o momento físico do campeão espanhol. Messi tem tido dificuldades para demonstrar o mesmo ritmo e, no caso de Xavi, uma lesão vem impedindo o médio de atuar em várias partidas. Quando se esperava que jogadores como Fabrégas ou Thiago pudessem assumir um papel mais preponderante na equipa, a verdade é que nenhum dos suplentes se tem mostrado em forma suficiente para suprir a falta de intensidade em algumas partidas. Já o AC Milan atravessa uma fase bem positiva da época. Não perde desde 9 de janeiro e, depois de vencer o Barcelona, já derrotou também a Lázio, por 3-0, um dos seus adversários diretos na corrida pela Europa na Série A.

O que se passa com o Málaga?

Saviola Malaga

Saviola titular?

Quatro jogos sem vencer, é esta a série que o Málaga apresenta nas últimas quatro partidas disputadas, vendo perigar a sua continuidade na Liga dos Campeões, mas também o seu apuramento para a mesma competição na próxima temporada. Ao receber em casa o FC Porto, os espanhóis esperam conseguir inverter o mau momento, ainda que pela frente tenham um conjunto muito sólido e de regresso à máxima força. Depois de terem estado ausentes nos últimos jogos, João Moutinho e Mangala regressam aos convocados, sendo certo que o primeiro tem um lugar à espera no onze, enquanto o francês poderá começar no banco, com Otamendi e Maicon a segurarem a titularidade.

Vítor Pereira deverá optar por controlar o jogo, mesmo que 1-0 seja uma vantagem muito magra. James Rodríguez e Marat Izmaylov deverão aparecer nos extremos mais ofensivos, oferecendo criatividade e capacidade de segurar a bola, algo de essencial para “comer” tempo no La Rosaleda. A equipa de Manuel Pellegrini entrará com todas as suas armas de ataque. Joaquín e Isco têm que estar ao seu melhor nível, enquanto Saviola poderá ser opção na frente, com Júlio Baptista ou Roque Santa Cruz: El Conejo conhece bem os defesas do FC Porto e poderá utilizar esse à vontade para resolver a partida a favor da sua equipa.

Mais duas equipas alemãs nos quartos?

Drogba Galatasaray

Drogba já marcou pelo “Gala”

O Bayern de Munique venceu, sem deixar quaisquer dúvidas, em Londres, batendo o Arsenal por 3-1. No seu estádio, apresta-se para cumprir calendário, ainda que a equipa inglesa alterne o melhor com o pior, podendo conseguir assustar o seu opositor. De qualquer maneira, parece difícil imaginar um Bayern que não resolva, rapidamente, qualquer problema criado pelos Gunners.

Em Gelsenkirchen, o Schalke enfrenta um Galatasaray em reconstrução. Depois do empate a uma bola em Istambul, o conjunto turco só venceu um dos três jogos disputados no seu país. Sneidjer e Drogba vão procurando a melhor forma, mas com quatro pontos de avanço na SuperLig turca, o objetivo é mesmo concentrar atenções no apuramento para os “quartos” da Liga dos Campeões. No entanto, sempre que o Schalke conseguiu apurar-se para a segunda fase da Liga dos Campeões, levou a sua caminhada até, pelo menos, essa mesma eliminatória. O Galatasaray precisará de se superar para impedir que os alemães voltem a estar entre os oito melhores da Europa.

Boas apostas!