Gorica – Panionios (Liga Europa)
O Gorica e o Panionios colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Nova Gorica Sports Park, em, Nova Gorica, num embate a contar para a 2ª mão da 2ª pré-eliminatória da Liga Europa. Os eslovenos chegam aqui em desvantagem depois de perderem a 1ª mão, por 2-0, seguindo-se de novo desaire, desta vez às mãos do NK Krsko, para a 1ª jornada do campeonato caseiro. Já o Panionios venceu o primeiro encontro, protegendo bem o seu território e agora chega aqui em vantagem, obrigando a equipa da casa a correr atrás do prejuízo.
O Gorica não consegue alcançar uma fase de grupos de uma Liga Europa desde 2004/05, Taça UEFA na altura, mas tem conseguido vir a lutar pelo acesso à mesma algumas vezes desde então, participando mais recentemente em 2010/11, 2014/15 e 2015/16, embora sem conseguirem ir além desta 2ª pré-eliminatória. As Rosas perderam por 2-0 na 1ª mão da competição e agora são obrigadas a tirar proveito do factor casa e a dar a volta à eliminatória, sendo obrigadas a correr atrás do prejuízo e a ter que adoptar uma postura mais ofensiva, precisando de entrar fortes em campo e com olhos na baliza adversária desde o 1º minuto de jogo. O campeonato esloveno já começou e a equipa acabou derrotada na 1ª jornada, um factor que pode abalar os jogadores a nível psicológico.
Nos seus últimos 5 jogos, o Gorica apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-3 em terreno do Istra 1961, jogo amigável. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Shirak, um empate por 2-2 na recepção ao Shirak, uma derrota por 2-0 em terreno do Panionios, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Krsko.
Onze Provável: Sorcan – Gregoric, Kavcic, Skarabot e Curk – Kolenc, Humar e Marinic – Filipovic, Edafe e Nagode.
O Panionios, por sua vez, conta já com várias presenças na fase de grupos desta Liga Europa, ainda que a última vez que lá jogou remeta para a temporada 2007/08, na altura ainda Taça UEFA, e esta é, na verdade, a primeira pré-eliminatória que disputada em toda a sua história. Os gregos ainda não começaram o campeonato grego e o calendário do mesmo ainda nem sequer saiu, com as Panteras a terem já disputado dois encontros amigáveis, contra o Olympiakos e APOEL, vencendo um e perdendo o restante, e chegam agora à Eslovénia em vantagem na eliminatória.
O triunfo de 2-0 na 1ª mão é uma margem confortável, mas que também não é difícil de dar a volta, sendo que caso o adversário tenha a sorte de marcar nos primeiros minutos, irão ter confiança para partir para cima. Posto isto, os gregos não se podem encostar somente lá atrás e esperar que os 90 minutos passem rápido, mas devem sim aproveitar o espaço nas costas do adversário, uma vez que este precisa de marcar, e privilegiar os ataques organizados.
Nos seus únicos 3 jogos disputados até aqui, o Panionios apresenta um histórico de 2 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Olympiakos, amigável. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do APOEL, amigável, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção ao Gorica.
Onze Provável: Kotnik – Vlachos, Banana, Ikonomou e Haji Safi – Korbos e Savvidis – Lamprou, Shojaei e Masouras – Yesil.
O Panionios venceu o único confronto directo alguma vez disputada.
Panionios
|
2-0 |
ND Gorica
|
Europa League [Qual.] 2017/2018
|
O Gorica irá tentar tirar proveito do factor casa e adoptar uma estratégia ofensiva, partindo para cima do Panionios, que por sua vez deverá privilegiar a organização defensiva e atacar somente em contra-ataque ou de forma bastante organizada.