Gianluca Gaudino nasceu em Novembro de 1996 a pouco menos de 400 quilómetros de Munique. Passados 17 anos, o rapaz com raízes no futebol tem despertados as atenções dos adeptos do Bayern.
Filho do antigo internacional alemão, Maurizio Gaudino, Gianluca fez toda a sua formação na Baviera, tendo sido promovido à equipa principal por Pep Guardiola esta temporada na sequência das boas exibições que rubricou na pré-época.
Habituados a olhar para o Bayern e a ver a habilidade e as perícias de uma equipa de posse e com uma identidade muito própria onde Neuer, Lahm, Xabi Alonso, Schweinsteiger, Gotze, Ribéry, Müller, Robben e Lewandowski são as principais figuras, desta vez analisamos um jogador que tem vindo a intrometer-se entre os craques e prometer dar que falar.
Na ausência dos grandes pesos do conjunto alemão, Gaudino teve a oportunidade de impressionar o treinador espanhol e os seus adeptos. Não desiludiu e agarrou a oportunidade.
A sua história de sucesso começou nos Sub-17 na época 2012/2013. Gaudino completou 24 jogos na Bundesliga Sub-17 e apontou 1 golo. Alinhou na maioria dos jogos como médio-defensivo e envergou por diversas vezes a braçadeira de capitão.
A satisfação com o seu desenvolvimento e desempenho levou a que fosse promovido aos Sub-19, ainda com 16 anos. Na época anterior, 2013/2014, somou 27 jogos, dividindo o tempo de jogo entre a Bundesliga Sub-19 e a UEFA Youth League.
Na 1ª jornada do campeonato que resultou numa derrota por 3-0 frente ao Frankfurt não foi utilizado mas a partir desse momento passou a ser uma opção regular, actuando como médio de transição ou organizador.
Com 4 assistências no campeonato, juntou-se um golo e uma assistência na fase de grupos da UEFA Youth League. Jogar num ambiente competitivo mais intenso permitiu a Gaudino elevar o seu nível e tornar-se uma referência na formação do Bayern, tendo sido informado que iria integrar os trabalhos de início de temporada da equipa principal.
Multifacetado

Gianluca Gaudino tem vindo a intrometer-se entre os craques do Bayern e promete dar que falar
Com capacidade para desempenhar qualquer papel do meio-campo, Gaudino é apontado como um dos próximos jogadores do Bayern a abastecer a selecção da Alemanha depois do sucesso no Mundial e dos bávaros terem sido o clube mais representado.
Com uma excelente capacidade de precisão de passe, Gaudino assume o papel de médio de transição, tendo já jogado esta época como médio de contenção e de organizador. Nas épocas anteriores chegou a jogar como extremo-esquerdo mas sem sucesso.
Evidencia qualidade para tornar-se um médio box-to-box de referência mundial. Um jogador seguro, calmo, com toque de bola requintado, visão de jogo, leitura táctica e capacidade de execução. Uma fotocópia do protótipo de jogador apreciado por Pep Guardiola.
Um dos seus pontos fortes é o baixo nível de erros que comete durante os jogos. Gosta de roubar as bolas no seu meio-campo defensivo e depois entregar para os espaços vazios.
Recorre à sua capacidade de intercepção e antecipação para se destacar nos processos defensivos. Consegue ser agressivo e recuperar a bola para depois esboçar o momento ofensivo. Jogador de processos simples que não arrisca no seu meio-campo defensivo. Só quando se encontra mais adiantado no terreno é que utiliza a sua habilidade técnica para desequilibrar as defesas contrárias com passes de ruptura e exploração dos espaços entre-linhas.
Esta época já disputou 9 jogos. Três na Bundesliga, um na Supertaça da Alemanha, dois na UEFA Youth League, dois na Bundesliga Sub-19 onde apontou dois golos, e um na Taça da Alemanha. Números que demonstram que chegou a hora da afirmação do médio do Bayern. Na Bundesliga já actuou como 6, 8 e 10 mas a tendência natural será de se fixar como médio de transição dadas as suas características.
Gaudino precisa de continuar a seguir o seu processo de desenvolvimento para atingir o estatuto de referência da equipa principal, um cenário que não se encontra muito distante com o jovem alemão a percorrer um caminho de segurança e estabilidade até ao topo. O rumo está traçado e com o apoio do seu pai não haverá lugar para desvios e muito menos distrações.
Dentro da filosofia de jogo desenhada por Guardiola está a ser trabalhado um jovem de 17 anos que promete marcar uma geração.
Ficha Técnica
Nome: Gianluca Gaudino
Clube: Bayern Munique
Nacionalidade: Alemanha
Nascimento: 1996-11-11 (17 anos)
Posição: Médio-Centro
Pé: Direito
Altura: 173 cm
Peso: 63 kg
Boas Apostas!