Liga dos Campeões – Ao receber em casa os seus adversários diretos na luta pelo apuramento para os oitavos-de-final da competição, FC Porto e SL Benfica vivem uma semana decisiva para as suas aspirações na prova. Os dois primeiros jogos foram suficientes para deixar claro que nenhuma das equipas portuguesas terá capacidade para lutar pela vitória nos seus respetivos grupos, onde Atlético de Madrid e Paris SG parecem estar inalcançáveis. Restará, assim, marcar posição no que toca ao segundo lugar, tornando-se essencial não permitir que Zenit e Olympiakos pontuem nas suas viagens a Portugal.

No caso do FC Porto, Paulo Fonseca sofre o peso do escrutínio num clube que está habituado a ter sempre o melhor. Vítor Pereira saiu porque, apesar do sucesso na Liga ZON Sagres, não colocou a equipa a jogar ao nível esperado, nem conseguiu brilhar na Europa. Agora, Paulo Ferreira encontra-se na mesma posição, já que apesar do domínio caseiro, tem mesmo que começar a mostrar algo mais junto dos seus exigentes adeptos. Qualquer coisa sobre a qual Jorge Jesus lhe poderia dar alguns conselhos. Ao quinto ano à frente do SL Benfica, o técnico português começa, finalmente, a sentir essa mesma pressão, sendo que não conquistou o título em nenhuma das últimas três temporadas. O que ia “salvando” Jesus era o futebol apresentado pela sua equipa, algo que acabou por desaparecer neste início de temporada.

Paulo Fonseca e Jorge Jesus

Fonseca e Jesus em teste europeu

Ainda assim, não podemos pensar que ambos os técnicos estão em situações semelhantes. Se Paulo Fonseca terá a época inteira para conseguir encontrar a fórmula certa para conquistar os seus adeptos – desde que, claro, vá conseguindo manter a liderança na Liga ZON Sagres -, já Jorge Jesus terá que enfrentar mares bem mais adversos, caso comece a perder o pé na Liga dos Campeões ou na competição nacional. Assim, enquanto o FC Porto joga o seu apuramento frente ao Zenit tendo dois pontos de vantagem sobre os russos, o Benfica entrará sobre brasas, porque qualquer resultado que não seja uma vitória, deixará o conjunto grego à frente na corrida pelos oitavos da Liga dos Campeões.

Lideranças reforçadas

cristiano ronaldo real madrid

Cristiano Ronaldo procura mais uma vitória

Em vários grupos a liderança poderá sair reforçada nesta jornada, com especial destaque para aqueles onde os principais favoritos se enfrentam. No Grupo B, o Real Madrid tem uma confortável vantagem sobre a Juventus, recebendo a equipa italiana depois de uma pesada derrota da Vecchia Signora na Série A, para a Fiorentina. A enorme diferença mostrada entre as duas equipas nesta competição poderia sugerir uma tarefa facilitada para os espanhóis, mas o conjunto de Antonio Conte não estará disponível para continuar a permitir vitórias aos seus adversários.

No Grupo E, o Schalke 04 tentará continuar em grande na Liga dos Campeões, recebendo o Chelsea de José Mourinho, que precisa de vencer para conseguir manter-se em posição de apuramento, tendo em conta a derrota somada em casa, frente ao Basileia. Em Gelsenkirchen, onde o técnico português conquistou a sua primeira Liga dos Campeões, Mourinho tentará não começar já a perder o controlo da situação na prova. Finalmente, o jogo da semana. O Arsenal de Mesut Ozil não é mais um parente pobre e infeliz. Pode mesmo dizer-se que, neste momento, se trata de umas equipas mais excitantes do futebol europeu. Com duas vitórias somadas no Grupo F, o mais complicado desta Liga dos Campeões, os ingleses receberão o Borussia Dortmund, que regressa a Londres depois de ter perdido, aqui, a final do ano passado. Num jogo onde tudo pode acontecer, parece garantido o espetáculo, sabendo, ambas as equipas, que na corrida estará também o Nápoles, que mesmo tendo perdido em Itália, frente ao AS Roma, continua a ser considerado para estar entre os melhores desta Liga dos Campeões.

Boas apostas!