O FC Porto sagrou-se campeão nacional sem sequer ter de entrar em campo nesta jornada, com o empate entre Sporting e Benfica a impossibilitar a aproximação de qualquer destas equipas. Por isso mesmo, quando os Dragões foram a jogo, já o ambiente era de festa total, ainda que mantendo a clara aspiração de vencer o seu adversário, que está numa luta bem mais enervante.

Sérgio Oliveira aos 37 minutos e Brahimi aos 59 marcaram os golos que tornaram as bancadas do Estádio do Dragão ainda mais azuis e brancas, com os festejos do título a permitirem, ainda, um golo para o Feirense, marcado por Valencia, mas sem impacto no resultado final.

FC Porto Campeão

A festa do FC Porto

Na noite anterior, em Lisboa, Sporting e Benfica foram a jogo com mais medo de perder do que encontrar o caminho para a vitória. Ambas as equipas recuaram em relação àquilo que têm sido as suas ideias, acabando por dividir o protagonismo. Os encarnados criaram mais oportunidades no primeiro tempo, enquanto os verde e brancos o fizeram durante a segunda metade. Mas nem uma nem outra equipa foi capaz de concretizar em golos essas oportunidades.

Agora, ficou em aberto a questão do segundo lugar, com o Sporting a ter vantagem no confronto direto e a precisar apenas de uma vitória para assegurar a segunda posição. O Benfica precisa de ter um resultado melhor do que o dos leões, e, em caso de derrota leonina na Madeira, o Braga ainda poderá terminar em quatro lugar. Aliás, a equipa bracarense poderia ter ficado na corrida pelo segundo lugar, não fosse também ter empatado nesta jornada, em casa, perante o Boavista.

Rio Ave é quinto, cinco equipas a pensar na salvação

Arrumada a questão do quinto lugar, com o Rio Ave a precisar apenas de um empate para assegurar a posição. Depois do Desportivo de Chaves ter goleado o Marítimo por 4-1, os vilacondenses dividiram pontos com o Paços de Ferreira e esperarão, agora, que o Sporting conquiste a Taça de Portugal, de modo a poderem entrar na Liga Europa da próxima época.

Outra das grandes questões em aberto é a manutenção. São cinco as equipas que ainda podem cair na Segunda Liga, de onde foram promovidos o Nacional da Madeira e o Santa Clara. O Moreirense perdeu para o Aves, que se salvou desta luta, e precisa agora que Feirense, Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal não vençam os seus encontros. Um ponto na Luz também chegará para festejar.

O Estoril venceu o Vitória de Setúbal e terá um jogo de vida ou morte frente ao Feirense, que perdeu no Dragão. O Paços de Ferreira conseguiu mais um ponto e poderá fazer a festa sem olhar a meios se vencer em Portimão. Já o Vitória de Setúbal terá sido a equipa que mais perdeu nesta jornada, tendo em conta que disputava confronto direto com os canarinhos. A vitória frente ao Tondela poderá deixá-la bem perto da manutenção, mas qualquer outro resultado deixa os homens de José Couceiro em grande risco.

Boas Apostas!