Liga ZON Sagres – Este fim-de-semana os três grandes garantiram vitórias que serviram para manter tudo na mesma no topo da tabela classificativa do campeonato português. Com apenas uma jornada para se jogar antes de uma longa pausa, todas as três têm bem consciente da necessidade de não voltar a escorregar.

O Sporting bateu o Belenenses, sem grandes dificuldades, por 3 a 0. Os leões beneficiaram de uma grande penalidade duvidosa para abrir o marcador, mas acabaram por ter também razões de queixa da equipa de arbitragem, que deixou passar uma falta clara sobre Montero ainda na primeira parte. No entanto, o que ficou claro durante os noventa minutos, foi que o Sporting tem, hoje em dia, capacidade para impor o seu jogo e desenvencilhar-se de adversários que procuram Alvalade apenas para tentar assegurar um ponto. A equipa do Restelo dedicou-se, quase em exclusivo, à defesa, nunca sendo capaz de criar perigos para a defensiva leonina, o que acabou por facilitar os objetivos de um leão esfomeado por golos.

Carlos Eduardo FC Porto

Carlos Eduardo mudou o FC Porto?

O FC Porto fez uma curta viagem a Vila do Conde onde também não sentiu grandes problemas para fazer frente a um Rio Ave que não tem demonstrado, em casa, qualidade para lutar pela primeira metade da tabela. Os Dragões exploraram bem esse facto, aproveitando também a estreia de Carlos Eduardo a titular, que acabou por entregar aos portistas uma energia na zona intermediária que não tem sido visível noutros encontros.

Por sua parte, o Benfica foi a equipa, das três, que revelou maiores dificuldades para somar os três pontos, sendo que defrontava o adversário mais frágil. O Olhanense mostrou uma apetência goleadora que lhe era desconhecida, aproveitando o muito espaço oferecido pelo Benfica, que continua a ter alguns problemas a resolver na sua estruturação dentro de campo. As opções de Jorge Jesus, que cumpriu mais um jogo na bancada, continuam a lançar algumas dúvidas, sendo que é aos encarnados que mais interessará parar para pensar no que quererão alcançar na segunda metade da temporada.

A subir!

Duas vitórias fora de casa e um empate frente ao seu público valem ao Vitória de Guimarães uma renovação dos créditos junto dos seus adeptos, para além de se manter nas proximidades da luta por um lugar nas competições europeias. O plantel de Rui Vitória completou uma presença interessante na Liga Europa e sobreviveu em termos competitivos, demonstrando que não haverá assim tantos problemas em fazer uma campanha europeia ao mesmo tempo que se têm objetivos na Liga ZON Sagres. Ao receber a Académica, na próxima jornada, os vimaranenses só pensarão em manter o bom ritmo.

A descer!

A pior série de resultados na Liga ZON Sagres é a do Olhanense, ainda que possa parecer algo injusto oferecer o destaque negativo aos algarvios numa semana em que deram alguma luta ao Benfica. No entanto, nesta partida, e apesar dos dois golos alcançados, ficaram bem à vista de todos as imensas fragilidades da equipa de Olhão. Paulo Alves não foi capaz de transformar o Olhanense numa equipa mais competente porque nada neste grupo parece fazer sentido com a identidade construída ao longo dos últimos anos. Com um plantel feito aos pedaços e deslocado do seu próprio estádio, os leões do Algarve ameaçam uma travessia do deserto que poderá acabar na descida de divisão.

Boas apostas!