Série A – Numa época tocada pela perfeição, a Juventus acaba de viver uma semana bem negra. Depois de ter sido afastada da Taça de Itália pela AS Roma, a equipa de Antonio Conte voltou a ter uma má partida na capital, empatando frente à Lazio. Poderá dizer-se que está relançado o campeonato italiano?
Foi uma partida bastante incomum para a Vecchia Signora. Com a Lazio do regressado Edoardo Reja a ocupar bastante os espaços do seu meio-campo defensivo, a Juventus apresentou um onze com algum pendor atacante, decidida que estava a esquecer o mau resultado obtido a meio da semana. Mas aos 24 minutos a história do jogo foi afetada pela expulsão de Buffon e consequente marcação de uma grande penalidade a favor dos da casa. Com Candreva a concretizar, a Juventus viu-se com a missão de correr atrás do prejuízo, tendo, para isso, menos um elemento em campo. Ao retirar um elemento do meio-campo, Conte fez a opção que parecia mais aceitável. No entanto, perdia aí capacidade para conquistar definitivamente os sentidos do jogo. Reja foi sabendo mexer na equipa com cuidado suficiente para assegurar pontos, enquanto o mais que a Juventus conseguiu foi um golo marcado por Llorente aos 60 minutos.
Enquanto na partida anterior à da Juventus, o Nápoles também não tinha conseguido mais do que um empate frente ao Chievo, foi apenas a AS Roma quem aproveitou o deslize do líder. A equipa de Rudi Garcia fez o que tinha a fazer. Visitando um Hellas Verona que vai sentindo algumas dificuldades com o calendário a colocar-lhe no caminho as equipas mais fortes da Série A, os romanos abriram o marcador por Ljajic, mas viram o Hellas Verona recuperar o empate no início da segunda parte. Precisou, depois, dos seus nomes maiores, Gervinho e Totti, para materializar uma vitória que deixa os romanos a apenas seis pontos de distância da Juventus. Mesmo imaginando quão complicado será ver a Juventus perder esta quantidade de pontos até final da Série A, parece seguro que vai ser um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, tendo em conta que a AS Roma, depois de goleada em Turim, voltou ao seu ritmo de somar vitória atrás de vitória.
A subir!
Quatro jogos, quatro vitórias, quatro golos de Amauri (os primeiros no campeonato). Cuidado com o Parma! A subir na tabela classificativa, a equipa orientada por Roberto Donadoni volta a entrar na luta pela Liga Europa, onde Inter e Hellas Verona, sobretudo, perdem algum gás. Em vésperas de um teste bem complicado, com viagem ao terreno do segundo classificado, AS Roma, os parmegianos esperam manter o ritmo e, pelo menos pontuar.
A descer!
Vários candidatos a este indesejado título. Cagliari e Udinese somaram quatro derrotas nas últimas cinco jornadas e vão-se deixando apanhar pela luta da manutenção, enquanto mais acima, os já referidos Inter e Hellas Verona perderam gás entre os candidatos a lugares europeus. Numa fase decisiva da temporada, com o início da segunda volta e a poucos dias de poder reforçar os plantéis, todas estas equipas estão perantes decisões difíceis. Entre os candidatos ao maior erro da temporada, entra o passo atrás do Inter na troca de Guarín por Vucinic, da Juventus, bloqueada pelas manifestações dos adeptos nas… redes sociais.
Boas Apostas!