Equador – Chile (Mundial 2022)
No próximo domingo ao início da noite, as seleções nacionais principais do Equador e do Chile vão medir forças no Estadio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, a propósito da calendarização da 6.ª jornada da fase de qualificação da CONMEBOL para o Campeonato do Mundo de 2022. O conjunto tecnicamente orientado pelo selecionador Gustavo Alfaro tem feito uma bela campanha até ao momento e alimenta o sonho de marcar presença no Qatar dentro de pouco mais de um ano. A tentar manter-se no top-4 da classificação, o conjunto equatoriano receberá a visita do grupo liderado por Martín Lasarte, que tem ficado aquém do esperado e que precisa o quanto antes recuperar o terreno perdido.
Análise Equador
A seleção nacional do Equador tem feito uma ótima fase de qualificação até esta altura e chega a esta partida a ocupar o 3.º lugar da tabela de classificação geral, com registo de 12 pontos, três à frente de Uruguai e Colômbia e a apenas três de distância da Argentina. Em sete jornadas de apuramento, o grupo comandado pelo selecionador Gustavo Alfaro ainda não somou qualquer empate, tendo quatro vitórias e três derrotas no seu registo, além de um saldo de 16 golos marcados e 10 golos sofridos em sete jogos realizados.
No passado mês de julho, a Seleção Equatoriana não venceu nenhum dos quatro jogos disputados na fase de grupos da Copa América, mas os três pontos somados em quatro rondas permitiram avançar para a fase a eliminar. Nos quartos de final, o grupo de Alfaro caiu com estrondo frente à Argentina (0-3). Na passada quinta-feira, o Equador retomou as partidas da caminhada de apuramento para o Mundial do Qatar com um triunfo arrancado a ferros, em casa, frente à seleção do Paraguai, por 2-0, com dois golos na reta final da partida.
Onze provável: Galindez – Leon, Arreaga, Torres – Castillo, Gruezo, Gaibor, Estupinan – Mena, Valencia, Estrada
Análise Chile
A seleção nacional do Chile não tem conseguido fazer uma boa caminhada de apuramento até esta altura e chega a esta jornada a ocupar o 7.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos seis pontos da Bolívia, apenas à frente de Peru e Venezuela, e um ponto atrás do Paraguai. Em sete jornadas de qualificação, o registo total do conjunto comandado por Martín Lasarte é de uma vitória, três empates e três derrotas, com oito golos marcados e nove golos sofridos.
Na última edição da Copa América, a Seleção Chilena nem atuou com a máxima concentração possível, até porque a prioridade apontada por Lasarte eram os jogos de qualificação para o Mundial, mas conseguiu chegar aos quartos de final, onde perdeu com o que viria a ser finalista vencido Brasil (0-1). Na madrugada da última sexta-feira, o Chile voltou aos jogos de qualificação, defrontando, curiosamente, pela segunda vez consecutiva a equipa brasileira, com quem voltou a perder sem marcar e pela margem mínima (0-1), desta feita em Santiago de Chile.
Onze provável: Bravo – Isla, Diaz, Medel, Mena – Vidal, Aranguiz, Jimenez – Morales, Vargas, Palacios
Dica de Prognóstico
Ambas as seleções têm um potencial coletivo bastante idêntico nesta fase da competição, mas a verdade é que tem sido o Equador a equipa mais feliz e a conseguir a melhor prestação, o que faz com que o Chile chegue a este jogo sob pressão e a precisar muito de somar um bom resultado, para tentar recuperar os pontos já perdidos até aqui. Espera-se, por isso, um jogo bem disputado de parte a parte, entre duas equipas mais dispostas a apresentarem-se com uma mentalidade ofensiva do que defensiva. A somar a isso os problemas de organização defensiva de equatorianos e chilenos, é provável que os sistemas ofensivos possam vir a levar a melhor perante o rendimento das defesas contrárias. Neste sentido, a melhor opção de aposta será no mercado de Ambas Equipas Marcam, cotado a 1.86 na Bet.pt.