Eibar – Athletic Bilbao (La Liga)
O futebol espanhol está de regresso e com jogos diários para todos os gostos. Na próxima quarta-feira, a propósito da jornada 29 de La Liga, a equipa do Eibar receberá a visita do Athletic Bilbao, à porta fechada, no Estadio Municipal de Ipurúa, em Eibar, para nova edição de um dos dérbis bascos. No segundo lugar acima da linha de água com apenas dois à maior sob o Maiorca, a equipa de José Luis Mendilibar procura regressar às vitórias, por forma a aumentar a confiança na luta pela permanência. O Athletic, por seu turno, queda-se na zona intermédia da classificação e pretende aproximar-se dos lugares de qualificação europeia.
Análise Eibar
Com uma campanha que carece de consistência na luta pela fuga à despromoção, a equipa do Eibar chega a esta segunda jornada após a retoma do campeonato espanhol na 16.ª posição da tabela classificativa. O registo de 27 pontos dá à equipa orientada por José Luis Mendilibar uma vantagem de apenas dois pontos relativamente ao Maiorca, o primeiro classificado em zona de descida. Logo atrás, segue ainda o Celta de Vigo, com menos um ponto. Nos 28 jogos já realizados em La Liga, o conjunto basco somou um total de sete vitórias, seis empates e 15 derrotas, onde apontou 28 golos e sofreu 44.
Aquando da interrupção forçada do futebol em Espanha, o Eibar não atravessava um bom momento de forma, já que contabilizava apenas uma vitória nos oito jogos anteriores. Depois de perder na receção à Real Sociedad, por 2-1, na última partida realizada antes da paragem, o Eibar voltou à competição no passado domingo, com novo desaire, desta feita diante do Real Madrid, por 3-1. Os três golos foram consentidos no primeiro tempo, onde os “merengues” dominaram quase em absoluto, num desafio onde o Eibar conseguiu uma excelente reação na segunda parte. Além de ter reduzido a desvantagem, a equipa criou situações que poderiam ter ameaçado ainda mais o triunfo madrileno.
Onze provável: Dmitrovic – Arbilla, Burgos, Bigas, Cote – León, Diop, Escalante, Orellana – Enrich, Charles
Análise Athletic Bilbao
Habituado a lutar pela qualificação para as competições europeias, o 10.º lugar que o Athletic Bilbao ocupa atualmente é manifestamente insuficiente para a sua ambição, mesmo considerando que a equipa orientada por Gaizka Garitano conseguiu apurar-se para a final da Taça do Rei, onde encarará a Real Sociedad. No campeonato, o Athletic segue com registo de 38 pontos em 28 jogos, onde venceu um total de nove partidas, empatou em 11 e perdeu nas restantes oito. Ao todo, a equipa basca marcou 30 golos e encaixou apenas em 24 ocasiões, pelo que tem o terceiro melhor registo defensivo de La Liga, apenas inferior a Real e Atlético.
No passado domingo, o Athletic Bilbao quebrou o interregno superior a três meses, provocado pela pandemia do novo coronavírus, e regressou à competição com a divisão dos pontos em disputa, na receção ao Atlético Madrid (1-1). Iker Munian, com um gesto técnico de belo efeito, abriu a contagem já na reta final da primeira parte, mas o Atlético responderia de forma quase imediata. Até final, ambas as equipas ainda dispuseram de uma ou outra oportunidade para chegar ao triunfo, mas o empate justificava-se, fruto do equilíbrio que se notou durante a maior parte do encontro. O Athletic somou, assim, o terceiro jogo consecutivo sem perder, depois de ter vencido o Villarreal (1-0) e o Real Valladolid (4-1) ainda antes da paragem.
Onze provável: Unai Simón – Capa, Núñez, Íñigo Martínez, Yuri – Vesga, Dani García – Raúl García, Muniain, Ibai Gómez – Iñaki Williams
Dica de Prognóstico
Ambas as equipas não estão numa situação confortável em relação aos respetivos objetivos em La Liga. Em casa, o Eibar procurará, por certo, um resultado que lhe permita ficar mais folgado na luta pela permanência, mas terá pela frente um Athletic que pretende voltar às vitórias para ficar mais próximo dos lugares de apuramento europeu. Pela expectativa de um jogo equilibrado e bem disputado, a melhor opção passará pelo investimento no mercado de mais de 1,5 golos, cotado a 1.40 na Betclic.