La Roja cumpre esta terça-feira o último amigável antes de arrancar a participação no Euro 2016. Restam, contudo, dúvidas nos dois polos deste conjunto. Será De Gea ou Casillas o dono da baliza? Será Aduriz ou Morata a referência ofensiva da equipa? Não há como Espanha para uma discussão acalorada e todos insistem em dizer de sua justiça. Esta noite, frente à Geórgia, o selecionador já disse que vai jogar o guarda-redes do United e Morata deve ser poupado devido a queixas musculares. Del Bosque não abre o jogo quanto a decisões finais.

Quem será o dono da baliza de Espanha?
Espanha estreia-se no Europeu de França na próxima segunda-feira, frente à República Checa. Ultimam-se as preparações e hoje La Roja faz o seu último jogo amigável, recebendo a Geórgia no Coliseum Alfonso Pérez, em Sevilha. A seleção espanhola é bicampeã europeia e ninguém, muito menos “nuestros hermanos”, está preparado para abdicar da coroa sem muita luta. A prova de que a Espanha não faltam opções, de altíssimo nível, é o facto de jogadores como Juan Mata, Diego Costa ou Isco ficarem de fora da convocatória. Mas mesmo os que a integram sabem que o lugar no onze inicial dificilmente está garantido, tal é a capacidade do homem que está no banco para ocupar essa posição.
Rei morto, rei posto?
Mas os dilemas que dividem os adeptos espanhóis, e aparentemente também o selecionador, são neste momento dois. O mais evidente diz respeito ao dono da baliza de Espanha. Aqui as opiniões dividem-se em passar a pasta de vez ao herdeiro ou manter a lealdade para com o velho capitão, ainda que claramente esteja na fase descendente do seu percurso profissional. Aparentemente, a opinião pública espanhola prefere olhar para a frente e daria a titularidade ao guardião do United. Mas já se sabe que Vicente del Bosque preza muito a experiência de Iker Casillas e a sua capacidade de unir o grupo. Já não é de agora que se pede paciência a David de Gea mas é suposto ele esperar o quê, exatamente? Que Casillas decida renunciar à seleção, poupando assim o embaraço? Neste momento De Gea é o melhor guarda-redes espanhol e esse devia ser o critério.
Aduriz ou Morata: é preciso escolher?

Com um ou outro (ou ambos) a Espanha não deve ter problemas em encontrar a baliza adversária.
Vicente del Bosque tem um suposto dilema que Fernando Santos e os portugueses em geral adorariam ter. Podia, mas nem vou voltar à conversa do Éder. A falta de avançados de qualidade superior para a seleção portuguesa é-lhe muito anterior. O facto é que Espanha pode escolher entre colocar Aritz Aduriz ou Álvaro Morata como o homem mais avançado. Não vou sequer discutir qual é o melhor, o que dá mais garantias. No que respeita a dores de cabeça de um selecionador, esta é daquelas que só incomoda quem nunca teve enxaquecas a sério.
O homem da Juventus é mais completo e talvez seja um prolongamento mais natural para os que povoam o meio-campo. Mas o avançado basco é mais cirúrgico, talvez mais eficaz, e já provou ser capaz de encaixar na estrutura de La Roja. Melhor ainda, tanto um como outro não vão amuar se começarem a partida no banco e assim que tiverem uma oportunidade vão querer mostrar serviço. O que me leva de volta ao início: isto não é o sonho de qualquer selecionador?
A bicampeã europeia inicia a defesa do título dentro de seis dias, frente à República Checa. Tudo o que seja não chegar à final do Euro 2016 será uma desilusão para Espanha.
Boas Apostas!