Na jornada 28 da Premier League, o Tottenham, recém-chegado ao 3º lugar, recebe, em White Hart Lane, o Arsenal, seu maior rival, num jogo que poderá clarificar quem é o mais forte na corrida ao pódio. Arséne Wenger já anunciou não fazer planos para marcações individuais, mas no Tottenham há um jogador que é cada vez mais fundamental no sucesso da sua equipa. Até André Villas-Boas já o reconheceu.
Gareth Bale e mais dez
Os últimos sete pontos conquistados pelo Tottenham têm todos o selo de Gareth Bale, bem como o apuramento na eliminatória da Liga Europa disputada frente ao O.Lyon. O galês está num fabuloso momento de forma e André Villas-Boas não teve quaisquer problemas em reconhecer isso mesmo. Se o Tottenham está no 3º lugar da Premier League, bem lhe pode agradecer. O futebol pensado pelo técnico português encontrou em White Hart Lane as condições propícias para a sua afirmação em Inglaterra e já poucos se lembram do despedimento prematuro de que foi vítima o ano passado, no Chelsea.
O Arsenal teve um fantástico mês de fevereiro, com três vitórias em três jogos, e uma aproximação aos lugares da frente, criando de novo expetativas de alcançar um lugar na Liga dos Campeões. Os adversários diretos são os dois rivais londrinos, Tottenham e Chelsea, e ganhar no campo de um deles seria um excelente bálsamo para o reinado de Wenger, que muitos adivinham perto do fim. No entanto, nas últimas sete visitas ao estádio do Tottenham, a contar para a Premier League, apenas uma vez o Arsenal foi capaz de regressar com a vitória, em 2007/08. O homem do jogo, Adebayor, veste agora a camisola do adversário.
Este encontro traz consigo uma promessa de golos. Em 12 dos últimos 13 encontros entre as duas equipas, foram sempre marcados três ou mais golos. Cazorla, que marcou os últimos três golos do Arsenal na Liga, será o maior candidato a entrar na lista de marcadores ao lado de Bale.
O último jogo de Benítez?
Na quarta-feira passada, depois de uma vitória em Middlesbrough em jogo a contar para a Taça de Inglaterra, Rafael Benítez anunciou a sua saída do Chelsea no final da temporada. A vida do técnico espanhol em Stamford Bridge não tem sido fácil, ficando ainda pior com a queda para a 4ª posição. No entanto, em lugar de acalmar, as declarações de Benítez vieram aumentar os rumores à sua volta, sendo agora quase certo que o seu último jogo poderá ser o de este sábado, frente ao West Bromwich.
No banco contrário vai estar Steve Clarke, jogador dos Blues durante grande parte da sua carreira e adjunto de Mourinho aquando da sua passagem por Londres. Agora como técnico principal, tem feito uma época notável à frente do WBA, podendo até sonhar com um lugar na Europa. As duas últimas vezes que o Chelsea jogou frente ao West Bromwich perdeu, ambas no terreno adversário. Curiosamente, foram os últimos jogos de André Villas-Boas e Roberto Di Matteo à frente dos Blues, respetivamente. No entanto, a última vez que o WBA ganhou em Stamford Bridge foi em 1978.
E ainda…
– Em véspera de receber o Real Madrid em jogo decisivo para a continuidade na Liga dos Campeões, o Manchester United tenta manter os 12 pontos de vantagem sobre o City na frente da Premier League. Ryan Giggs deverá fazer o seu 1000º jogo da carreira, na mesma semana em que anunciou a renovação com o United. Será imortal?
– O Manchester City, por sua vez, cumpre a jornada com uma visita ao Aston Villa, equipa que caiu esta semana nos lugares da despromoção. O conjunto de Birmingham sofreu golos nos últimos 11 jogos disputados na Premier League, mas a única vitória do ano registou-a no derradeiro encontro disputado em casa, frente ao West Ham, por 2-1.
– A corda vai ficando mais apertada em volta do pescoço do QPR, com apenas 17 pontos conquistados em 27 jogos. O seu ataque pouco tem feito para mudar isso, com apenas 4 golos marcados nos últimos 10 encontros. Em Southampton, contra outra equipa que luta para não descer, os londrinos têm nova hipótese para tentar mudar o seu destino, exatamente dois meses depois da sua última vitória na Premier League, frente ao Chelsea, no dia 2 de janeiro.
Boas Apostas!