A 10ª jornada foi uma jornada de surpresas, com o Real Madrid a cair em casa do recém-promovido Girona e a ficar agora a 8 pontos de distância do líder Barcelona. O Atlético de Madrid também acabou por escorregar, empatando contra o Villarreal, enquanto que o Málaga conseguiu, finalmente, somar a primeira vitória da temporada e subir para o penúltimo lugar.
Real Madrid em crise

Ronaldo continua em seca de golos e Real Madrid continua a afundar.
O Real Madrid deslocou-se à Catalunha para enfrentar o recém-promovido Girona, onde sabia de antemão que seria uma deslocação difícil, com a equipa catalã a criar problemas quando actua com o apoio dos seus adeptos. As duas equipas criaram algumas oportunidades na 1ª parte, e o Real apanhou um belo susto logo aos 10 minutos, com uma bola ao poste por Benítez, um susto que acabou por lhes valer o primeiro golo da partida, já arrancaram rapidamente em contra-ataque e, depois de um forte remate de Ronaldo ser defendido Bounou, apareceu Isco para converter na recarga.
O Real continuou a criar oportunidades, tanto por Ronaldo como por Benzema, mas sempre sem sucesso. Houve ainda outro susto para os Merengues antes do intervalo, desta vez com Portu a acertar novamente no poste. Já no segundo tempo foi Stuani quem igualou a partida aos 54, furando entre os centrais e igualando o marcador dentro de área. Apenas 4 minutos depois foi altura dos catalães carimbarem reviravolta, com Portu a finalizar de calcanhar um remate, que serviu de cruzamento, de Maffeo. De referir que no 2º golo do Girona, Portu estava ligeiramente fora de jogo. Depois do golo os Galácticos foram incapazes de voltar a igualar, e acabaram derrotados em casa do Girona.
Messi e Paulinho domaram Los Leones de San Mamés

Barcelona dá continuidade a serie invicta.
O Barcelona não demorou a mostrar que não estava para brincadeiras, com Messi a ameaçar logo aos 5 minutos. Artiz Aduriz respondeu aos 19 minutos, isolado, mas Stegen esteve atento e evitou o pior. O jogo estava equilibrado e parecia que os golos não iam surgir depois de Messi falhar um golo de baliza aberta, fintando o guarda-redes e atirando ao poste. Contudo, à passagem da meia hora de jogo, o astro argentino desbloqueou o marcador, finalizando dentro de área um bom cruzamento rasteiro de Jordi Alba, isto depois de uma bela jogada da equipa da Catalunha.
Aos 39 minutos Paulinho quase aumentou a vantagem, mas acertou na trave. Aos 52 minutos foi a vez de Raul García atirar à trave da baliza catalã. O jogo estava animado e esperavam-se golos, tanto de um lado como de outro, mas foi o último golo acabou apenas por aparecer ao cair do pano, com Paulinho a fechar as contas ao aproveitar a recarga de um remate de Luis Suárez. Destaque para o grande jogo de Stegen, que foi uma autêntica muralha na baliza catalã.
Outras curtas da jornada:
- Valencia mantém-se invicto e continua a perseguir o Barcelona no topo da tabela, com 4 pontos de distância.
- Atlético de Madrid continua a desiludir, desta vez com empate em casa na recepção ao Villarreal.
- Málaga vence na recepção ao Celta de Vigo, somando a primeira vitória da época e está agora 4 pontos abaixo da linha de água.
Boas Apostas!