Destacou-se na última edição da Copa Libertadores ao serviço do Defensor Sporting, clube no qual fez boa parte da formação e se estreou como sénior. Aos 20 anos, Giorgio De Arrascaeta é mais um virtuoso jogador da escola uruguaia que se dá a conhecer e desperta atenções para o seu futebol.

Agora no Brasil, ao serviço do Cruzeiro, bicampeão que despendeu 12 milhões de reais na aquisição do seu passe, vê delegada em si uma missão de grande responsabilidade: fazer esquecer Everton Ribeiro no esquema da Raposa.

Percurso

Giorgio De Arrasceta Benedetti é natural de Nuevo Berlín, cidade uruguaia que dista mais de 300 km da capital Montevidéu.

Oriundo de uma família amante de equitação, no imaginário de Giorgio, a bola de futebol imperou sobre as rédeas do cavalo.

Os seus primeiros passos a nível de formação foram dados na defesa de emblemas locais, nomeadamente Club Pescadores Unidos e Atlético Anglo. A oportunidade no Defensor Sporting, clube no qual passaria a maior parte da sua formação, surgiu quando contabilizava 14 primaveras, após um período de testes.

De Arrascaeta no Defensor Sporting

Foi no Defensor Sporting que De Arrascaeta começou por se destacar e dar a conhecer

No ano de 2008, Giorgio alistou-se nos escalões de formação do Defensor e iniciou um trajeto que percorreu até à idade sénior, altura em que o técnico Tabaré Silva promoveu a sua estreia enquanto profissional, num encontro do Apertura frente ao Danubio. Para esta ascensão muito contribuiu a prestação que o conjunto sub-20 do Defensor Sporting rubricou na Libertadores quando corria o ano de 2012, sagrando-se vice-campeão sul-americano. De Arrascaeta foi um dos elementos que deixou bons apontamentos na equipa comandada por Fernando Curuchet – técnico que mais tarde viria a orientá-lo na equipa principal – e a projeção que conheceu à escala continental rapidamente fez com que o seu talento ecoasse um pouco por toda a América do Sul.

O potencial evidenciado por De Arrascaeta naturalmente não passou implícito aos responsáveis pelas seleções jovens, sendo que integrou a comitiva que realizou uma curta viagem até à vizinha argentina para disputar o Sudamericano sub-20. Participou em cinco encontros e ajudou a seleção uruguaia a garantir o acesso ao Mundial de sub-20 que se realizou no mesmo ano de 2013, na Turquia.

Entre as duas competições, Arrascaeta foi conquistando o seu espaço no Defensor e, coletivamente, terminou a temporada no segundo posto do Clausura uruguaio.

No Campeonato do Mundo, competição em que terminou vice-campeão após cair, na final, frente à seleção francesa, no que à estatística concerne, jogou sete partidas, fez dois golos e rubricou duas assistências. No derradeiro encontro entrou por volta dos 70 minutos e, num estilo desconcertante, agitou e conferiu nova dinâmica ao meio-campo uruguaio.

Embora sem troféus conquistados a nível coletivo, De Arrascaeta concluiu a temporada com uma honrosa distinção: a de jogador revelação da temporada para a Asociación Uruguaya de Fútbol.

Copa Libertadores 2014

De Arrascaeta na Selecção Uruguaia

Os escalões de formação da Celeste serviram para confirmar o valor de De Arrascaeta

A última edição da Copa Libertadores foi, tal como acima mencionado, de afirmação para o jogador uruguaio.

Ao serviço do Defensor Sporting, alcançou as meias-finais da mais importante prova de clubes da América do Sul. Depois de ter vencido o grupo 5, em que também estavam Cruzeiro, Universidad do Chile e Real Garcilaso, el defe digladiou-se e levou a melhor sobre The Strongest e Atlético Nacional, caindo nas meias-finais aos pés do Nacional paraguaio. Em grande evidência ao longo da competição, curiosamente, o futuro do atleta passaria por um dos emblemas que defrontou na prova: o Cruzeiro de Belo Horizonte, bicampeão brasileiro que tenta agora subir ao trono da América do Sul.

De Arrascaeta parece perfeitamente identificado com o objetivo e é direto na hora de abordar o mesmo: “Vim para conquistar a Libertadores”.

Perfil

Na sequência da conquista do bicampeonato, o Cruzeiro viu algumas das suas mais importantes peças abandonarem o clube. Everton Ribeiro foi uma delas, pelo que a Raposa se prontificou a investir a quantia necessária para encontrar um digno substituto. 12 milhões de reais foi o valor pago ao Defensor Sporting para libertar o passe do jovem De Arrascaeta.

Numa altura em que as canchas do país natal já se revelavam demasiado pequenas para o tamanho talento que vinha evidenciando, foi com agrado que acedeu ao convite da formação orientada por Marcelo Oliveira.

Jogador de caraterísticas ofensivas, Giorgian De Arrascaeta destaca-se pela versatilidade. Ambidestro, pode atuar tanto pelo centro como pelas faixas, sendo que é comum vê-lo procurar descair sobre a ala, para confundir a marcação quando posicionado em zonas interiores.

De Arrascaeta no Cruzeiro Belo Horizonte

O potencial demonstrado, levaram De Arrascaeta ao campeão Cruzeiro, numa altura em que já se fala da Europa, de SL Benfica e FC Porta, mas também de Barcelona

Ágil e bastante rápido, é dotado de uma admirável capacidade a nível técnico. Progride bem com a bola controlada, faz das mudanças de velocidade um importante argumento do seu jogo, é forte no drible e revela particular qualidade nas fintas de corpo. Apresenta eficácia a nível do passe – sobretudo curto/médio – e também evidencia qualidade no cruzamento. Finaliza bem.

Com a camisola do Cruzeiro ainda não conseguiu conquistar a consistência exibicional que se lhe exige. Um fator inerente a esta falta de regularidade poderá ser a ausência de um médio que lhe preste maior apoio, à semelhança do que acontecia com Felipe Gedoz no Defensor. Com algumas lacunas a nível tático, deve preocupar-se mais em recuperar rapidamente, situação que já foi referida por Marcelo Oliveira.

Embora o sangue quente sul-americano lhe corra nas veias, por vezes De Arrascaeta não é tão agressivo quanto se lhe exige e acabe por perder algumas divididas.

De resto, importa referir que é um dos jogadores que mais vezes é travado em falta no campeonato mineiro.

Já internacional pela principal seleção uruguaia, – bastante assediado na Europa e, inclusive, já associado a Benfica e Porto – é um dado adquirido que a sua estadia em Belo Horizonte não se prolongará por muito tempo.

Ficha Técnica

Nome completo: Giorgio De Arrascaeta Benedetti

Data de nascimento: 1/6/1994, Nuevo Berlín

Percurso profissional: Defensor Sporting, Cruzeiro

Posição: Médio-ofensivo

Boas Apostas!