Numa das suas piores épocas de sempre, o Sporting anda longe do topo da tabela. No entanto, ao receber o FC Porto na 21ª jornada da Liga Zon Sagres, o clube de Alvalade poderá intervir na corrida do título, que vem sendo disputada, ombro a ombro, entre Águias e Dragões.
O valor de João Moutinho
Nas primeiras 20 jornadas da Liga Zon Sagres, três jogadores marcaram sempre presença na equipa do FC Porto. Hélton, guarda-redes da defesa menos batida da Liga, Jackson Martínez, o melhor marcador, e João Moutinho, considerado peça essencial da dinâmica portista. Este último falhará o primeiro encontro desta temporada, deixando um vazio no meio-campo do FC Porto. Defour, o seu substituto natural, terá assim oportunidade para entrar no onze na sua posição. Mas a grande questão será avaliar como funcionará o conjunto sem o seu dínamo. Apesar do inquestionável valor do belga, será inegável pensar que o futebol portista terá que se adaptar, e logo num jogo de dificuldade elevada.
Apesar de atravessar um período histórico muito mais favorável, a última vez que o FC Porto venceu em Alvalade foi em 2008. Dessa equipa, apenas dois jogadores estão no atual plantel, Lucho González e Fernando, sendo que o treinador mudou de camisola, com Jesualdo Ferreira a defender agora as cores do Sporting. Numa situação em que qualquer ponto perdido para o rival Benfica poderá acabar por ser decisivo, a equipa de Vítor Pereira tudo fará para voltar a provar o sabor da vitória. Considerado favorito, o FC Porto terá em conta o facto de os Leões entrarem em campo sem nada a perder.
Os Leões são agora uma equipa marcada pela extrema juventude. Eric Dier e Bruma serão titulares, com Tiago Ilori e Zezinho também com fortes possibilidades de serem utilizados por Jesualdo Ferreira. Todos estes jogadores começaram a temporada na equipa B, mas apesar da falta de experiência, o seu valor não deixa dúvidas. A inconstância dos verde e brancos deve-se muito a essa imaturidade, mas num conjunto capaz do melhor ou do pior, um clássico, com estádio cheio e ambiente fervilhante, poderá ser a chave para uma vitória inesperada.
Onda encarnada em Aveiro
Quando o Benfica entrar em campo, na noite de domingo, já saberá qual o resultado do seu concorrente na disputa do título. Em qualquer dos casos, ao conjunto de Jorge Jesus, só a vitória poderá interessar. A derrota a meio da semana, com o consequente afastamento da final da Taça da Liga, não deverá ter deixado marcas. O foco dos encarnados está centrado na Liga Zon Sagres, onde o técnico procura voltar a ser campeão. Também por isso, pouco deverá contar no subconsciente da equipa a jornada europeia que se aproxima. O Bordéus não é um gigante europeu, resistindo a ideia de que os franceses acabarão por ser presa fácil para o conjunto da Luz.
Em Aveiro fará Costinha a sua estreia em casa como treinador principal do Beira-Mar. A missão do antigo internacional português é complicadíssima, tendo ficado ainda com pior aparência depois de ter caído no último lugar da tabela. O Beira-Mar não ganha desde 15 de dezembro e a receção de um dos líderes parece acontecer num momento difícil, para uma equipa que sofreu golos em todos os jogos disputados nesta Liga. Costinha procurará uma maior eficiência defensiva como primeiro passo para uma recuperação, mas Jorge Jesus dificilmente permitirá qualquer ambição aos aveirenses.
E ainda…
– O Paços de Ferreira mede as suas capacidades para chegar à Liga dos Campeões recebendo, na Mata Real, uma cara bem conhecida, José Mota. A equipa do Vitória de Setúbal vem de uma série de três vitórias consecutivas, enquanto o Paços empatou com o Nacional (em casa) e perdeu no Estádio da Luz.
– O calendário parece indicar que o Olhanense poderá manter-se acima da linha de água mais uma semana, mas ao receber o SC Braga em casa, os algarvios terão que encontrar meios para pontuar. Desde que Manuel Cajuda tomou conta da equipa, ainda não alcançou nenhuma vitória, tendo descido da 8ª para a 14ª posição da tabela.
– O Rio Ave luta para se manter em posição europeia depois de ter somado apenas um ponto nos últimos dois encontros (frente a SC Braga e FC Porto). Recebe o Estoril Praia, motivado depois de uma vitória frente ao Sporting, e sob o olhar atento do Marítimo, que joga no Funchal com o Moreirense e poderá subir mais uma posição na tabela, caso os vilacondenses não consigam ganhar.
– Na Segunda Liga portuguesa também haverá clássico, este fim-de-semana. O FC Porto B recebe o Sporting B, escassas horas antes das equipas principais subirem ao relvado de Alvalade. Os jovens Dragões têm mantido posição a meio da tabela, enquanto o Sporting B ainda sonhou com a luta pelo título, antes da sua equipa ter sido dizimada pela saída dos melhores jogadores para o plantel principal. Os Leões estão no 2º lugar, mas perante uma equipa onde despontam Tozé, Kelvin e Sebá (todos já utilizados por Vítor Pereira esta época), a vitória poderá ficar em casa.
Boas Apostas!