Liga BBVA – Derradeira jornada na Liga Espanhola, com o Barcelona a perseguir o feito de somar 100 pontos, o Valência a procurar confirmar o seu lugar nos playoffs da Liga dos Campeões e quatro equipas a lutar apenas por uma vaga que oferece a manutenção.
A magia dos 100 pontos
O Barcelona conquistou mais um troféu a meio desta semana, batendo o Espanyol na final da Taça da Catalunha, fechando a temporada frente ao Málaga, este sábado, com um objetivo bem definido na sua mente: alcançar os 100 pontos. Sandro Rosell, o presidente do clube culé, nem teve dúvidas de aumentar o prémio de conquista da Liga em mais um milhão de euros, caso o feito se concretize.
A equipa catalã tentará assim atingir uma soma mágica, o que levaria a fechar com chave de ouro esta época que teve várias provações para o conjunto de Tito Vilanova, começando pela doença que afetou o técnico e o colocou longe da equipa durante longos períodos. Do outro lado estará o Málaga, que apenas espera a decisão do TAS para ter presença na Liga Europa do próximo ano. A equipa malaguenha despedir-se-á de treinador e de alguns craques – Joaquín irá para a Fiorentina, Isco tem vários pretendendes e as saídas não ficarão por aqui – num jogo onde não tem outro objetivo para além de impedir a festa total dos seus adversários.
Valência segura o lugar?
Para os valencianos, que recuperaram o 4º lugar no passado fim-de-semana, será necessário vencer em Sevilha para poder voltar a pegar nos milhões da Liga dos Campeões. Algo que tem muito mais importância do que o simples sucesso desportivo. Sendo uma equipa em crise, o Valência precisará dessa presença para segurar os seus melhores jogadores, como Éver Banega, Jonas ou Soldado, que poderão abandonar o barco caso a equipa se fique pela Liga Europa.
Na expetativa, a Real Sociedad poderá lamentar-se de não ter conseguido bater o Real Madrid na passada semana. A jogar na Corunha, onde a importância de somar três pontos terá toda a importância para a manutenção, os bascos não terão tarefa fácil. Mas tudo dependerá do que fizer o Sevilha. Se o Valência conseguir marcar cedo e gerir a vantagem, de nada valerá aos bascos uma vitória na derradeira jornada.
A luta da descida
Ponto um: se o Deportivo garantir os três pontos frente à Real Sociedad, garantirá a manutenção na Liga BBVA, grande feito para o técnico Fernando Vázquez, que pegou numa equipa que todos garantiam estar condenada e chega à derradeira jornada sem depender de mais ninguém. O vizinho galego, Celta de Vigo, jogará uma espécie de dérbi à distância, porque necessita que o Deportivo perca pontos para, batendo o Espanyol, salvar a sua pele.
Na expetativa de outros resultados estarão Saragoça e Mallorca. Para a equipa de Hélder Postiga, esperando que os seus dois adversários galegos percam pontos, será ainda preciso levar de vencido o Atlético de Madrid, tarefa difícil para um conjunto que leva uma época marcada por mais baixos do que altos. Mas com tarefa ainda mais perto do impossível está a equipa das Ilhas Baleares. O Mallorca joga em casa, frente ao Real Valladolid, mas à sua vitória terá que somar derrotas de todos os seus concorrentes.
Será uma emocionante noite de sábado, com vários jogos simultâneos para acompanhar, onde diversas combinações de resultados levarão uma equipa à conquista do seu objetivo e três outros conjuntos à descida indesejada.
Boas apostas!