Não podia haver melhor começo do ano de 2019 na Premier League, logo com um dos maiores jogos da época 2018-2019. As duas equipas mais fortes, e as mais candidatas a vencer a prova, defrontam-se no Etihad Stadium, num jogo que promete grandes emoções, e que poderá ser decisivo, lá mais para a frente, nas contas finais. O Liverpool tenta quebrar um jejum de 28 anos sem vencer o campeonato inglês. A última vez foi na longínqua época de 1989-1990. Tem demasiado para aquele que é um gigante do futebol inglês. Para o Manchester City é a possibilidade de se tornar bicampeão inglês. Quem vencerá este duelo de titans!
A “fome” de títulos do Liverpool

fox sports
O Liverpool tem a segunda maior torcida de adeptos em Inglaterra, segundo os últimos dados de 2018, em que se avalia uma massa adepta acima dos 3 milhões, apenas superada pela do Manchester United que tem acima de 4 milhões. Isto não é por acaso, e quem só agora observa o futebol pode passar-lhe despercebida a real grandeza do Liverpool, uma vez que não vence um campeonato há 28 anos.
No entanto, é o 2º clube inglês mais titulado de sempre, logo depois do Manchester United, mas a diferença não é muita. Segundo dados de 2017, o Liverpool soma 63 títulos, apenas menos 5 que Manchester United, e com mais 19 que o Arsenal que soma 44. Ou seja, a “fome” que este Liverpool tem de títulos é algo insaciável, relativamente à Premier League. Além disso, desde que Klopp chegou ao clube que os reds têm crescido a olhos vistos. Deixou de ser um clube apenas histórico, simpático, mas que praticamente nada vencia, de relevante, internamente, para ser um clube verdadeiramente competitivo.
O “dedo” de Kloop foram muito importantes, mas também a qualidade dos seus jogadores é insuspeita. Feliz do treinador que tem um trio composto por Mané, Firmino e Salah, e que ainda tem no banco, prontinho a entrar outro pequeno génio chamado Shaqiri. Também atrás nome sonantes começam a aparecer, e o investimento tem sido colossal, por exemplo em Alisson ou Van Djik. Conta ainda com jogadores emblemáticos como Milner ou Lallana. É sem qualquer sombra de dúvida um Liverpool que começou a ter trabalhado da frente para trás, mas que hoje apresenta uma consistência defensiva que tem sido uma das “chaves” do sucesso, para além do seu poderoso ataque.
Isso nota-se, por exemplo ao deter a defesa menos batida da Premier League, com apenas 8 golos sofridos, e claro está com a única equipa invicta, nestas primeiras 20 jornadas da Premier League. No Etihad Stadium, este Liverpool promete voltar a fazer das suas, recordando que no ano passado “desfez” o sonho dos citizens seguirem na Liga dos Campeões, ao vencerem (1-2) precisamente em em casa dos citizens. Conseguirão repetir a proeza?
Manchester City terá de puxar dos galões

aawsat.com
Que o Manchester City tem uma equipa de “sonho”, disso ninguém duvida. Que os citizens são o melhor plantel da Premier League? Disso também poucos questionam. Que é o clube mais rico em Inglaterra, ou pelo menos aquele que mais investiu? Também parece consensual, mas está na hora de provar tudo isso dentro das quatro linhas. De facto, para tanto poderio, ganhar o campeonato inglês é curto, ou melhor, é muito curto! Desde há alguns anos a esta parte, que o principal objectivo dos citizens é vencer a Liga dos Campeões.
No entanto, não se pode descurar o facto de um outro objectivo passar pelo “domínio” da Premier League, ou seja, a equipa de Guardiola tem tudo para marcar uma era, para ganhar um bicampeonato, ou mesmo um tricampeonato, marcos qeu seriam históricos para a turma de Manchester. Mas, sabemos o quão é competitiva a Premier League, e mesmo com um plantel profundo e de luxo, como os citizens têm, nunca é fácil vencer a competição, e a prova está no nível em que o Liverpool está, e o quanto “ameaça” retirar o título de campeão à equipa de Guardiola.
No início de temporada poucos duvidavam que o Manchester City iria renovar o título, com maior ou menor dificuldade. Apesar de haver outras equipas que poderiam dar luta, como Liverpool, Chelsea, ou mesmo Tottenham, a verdade é que os spurs e os reds, principalmente, têm claudicado, mais jornada menos jornada, algo que o Manchester City não tem feito. Mas, os citizens tiveram uma grande prova que este ano não dá para relaxar. Nas duas últimas jornadas perderam 2 jogos, e viram o Liverpool disparar na frente e já lá vão 7 pontos de atraso! Esse será o grande atractivo para este jogo, a pressão enorme que a equipa de Manchester terá, estando quase que “obrigada” a vencer, para dar uma resposta cabal, para aqueles que já duvidam que os citizens sejam mesmo a equipa mais forte da Premier League.
Independentemente do resultado deste jogo, é actualmente um dos maiores clássicos do futebol inglês. Apesar do Manchester City não estar ao nível do Liverpool em história e em “peso” da camisola, e muito menos em títulos, o crescimento dos citizens foi de tal ordem, que na Premier League, na actualidade não temos nada acima disto, quer em termos de qualidade, quer na incerteza do resultado.
Boas Apostas!