Internacional – Enquanto em Inglaterra Chelsea e Arsenal cumpriram a sua missão, deixando o Tottenham fora da Liga dos Campeões, em Itália o AC Milan viveu uma tarde de nervos para alcançar um lugar entre os mais ricos. Já em Espanha, a Real Sociedad mantém, por enquanto, o quarto lugar.
Tarde sem esperança para o Tottenham
André Villas-Boas tinha colocado a Liga dos Campeões como objetivo e tinha que vencer para poder aproveitar uma possível escorregadela do Arsenal. Ora, foi preciso esperar até aos 89 minutos para que Gareth Bale marcasse o golo da vitória dos Spurs frente ao Sunderland. Mas, por essa hora, já Koscielny tinha marcado o golo da vitória do Arsenal em Newcastle, pelo que acabou por ser inglório o esforço do galês. Para os Gunners, sim, a tarde foi de esperança, já que durante muito tempo o Chelsea se manteve empatado com o Everton.
Mata abriu o marcador aos 7 minutos, mas Naismith empatou ainda antes do quarto-de-hora. Durante uma hora, o Chelsea tentou, sem sucesso, marcar, e até viu o Everton estar perto do golo, o que poderia deixar os Blues com a obrigação de disputar o playoff de acesso à Liga. No entanto, Fernando Torres voltou a ser decisivo e colocou o Chelsea entre os mais ricos da Europa. Algo irónico, no mesmo dia em que se anunciava que José Mourinho não deverá contar com o espanhol para o próximo ano. Mas um “obrigado” será o mínimo que o português deverá dizer a Torres, depois deste golo decisivo.
AC Milan correu perigo, mas salvou-se
Enquanto a Fiorentina ia goleando em Pescara, com Ljajic fazer um hattrick, completado com golos de Jovetic e Matías Fernandez, o AC Milan ia sentindo a angústia de não conseguir marcar em Siena. Pior, aos 25 minutos Terzi marcou e, a perder, os rossoneri iam dizendo adeus à Liga dos Campeões. No entanto, nos minutos finais, a equipa de Allegri conseguiu dar a volta ao resultado, com Balotelli e Mexès a marcar. Uma salvação em cima do apito do árbitro, totalmente inesperada, nesta última jornada.
Nos lugares europeus, AS Roma e Lazio terão mesmo que disputar a presença na Taça de Itália, já que a Udinese não deu qualquer hipótese à sua concorrência. Para afastar todas as dúvidas, viajou até Milão e goleou o Inter por 2-5 (!). Pinzi, Domizzi, Di Natale, Gabriel Silva e Muriel foram os autores dos golos vencedores, com Juan e Rocchi a marcarem pela equipa da casa. O Inter de Milão fechou a temporada em nono lugar, uma posição inesperada para quem tinha maiores aspirações nesta Liga.
Real Sociedad mantém posição
Fim de semana de loucos, em Espanha, com o Real Sociedad a ter uma viagem complicada a Sevilha, onde tinha que vencer para manter o quarto lugar. Rakitic abriu o marcador para os da casa, aos dez minutos, mas apenas seis minutos depois, o mesmo jogador, na própria baliza, haveria de estabelecer o empate. Aos 24 minutos, Agirretxe voltou a ser decisivo, colocando o Real Sociedad na frente, resultado que haveria de manter até ao final do encontro. Isto depois do Valência ter vencido em Getafe. A equipa valenciana está assim empatada, em pontos, com os bascos, valendo o golo de Mathieu aos 44 minutos.
Por outro lado, o Deportivo pode ser considerado o grande vencedor da ronda, tendo em conta que a equipa da Corunha voltou a conseguir sair dos lugares de despromoção. O feito deveu-se aos golos de dois jogadores portugueses. Bruno Gama, aos 50 minutos, e Nélson Oliveira, aos 90, marcaram ao Espanyol, somando três pontos bem necessários. O avançado português emprestado pelo Benfica não se livrou, no entanto, de estar em evidência pela negativa, já que não festejou o golo e optou por “mandar calar” as bancadas do Riazor, feito pelo qual teve, no final do encontro, de pedir desculpas.
Outro português, Hélder Postiga, teve menos sorte. Apesar de também ter marcado pelo Saragoça, abrindo o marcador frente ao Athletic ao passar do quarto-de-hora, Postiga viu o seu adversário dar a volta ao marcador, com golos de Llorente e Ibai Gomez. Assim, o Saragoça volta a cair nos lugares de despromoção e enfrenta as duas derradeiras jornadas com a corda no pescoço.
Boas apostas!