A ronda dos dezasseis avos de final da Taça de Inglaterra ficou marcada por algumas surpresas. A maior de todas foi o afastamento do Liverpool em Anfield, às mãos do Wolverhampton, mas Millwall, Sutton United e Lincoln City também tiveram os seus momentos de tomba-gigantes. O sorteio dos oitavos coloca os Wolves no caminho do Chelsea e o Sutton a receber o Arsenal.

Wolverhampton a viver a taça em pleno

Hélder Costa fez a cabeça em água aos médios do Liverpool. Foram dele as duas assistências para golo dos Wolves.

Hélder Costa fez a cabeça em água aos médios do Liverpool. Foram dele as duas assistências para golo dos Wolves.

A equipa de Paul Lambert foi a Anfield bater o pé ao poderoso Liverpool (1-2) de Jurgen Klopp, Philippe Coutinho e companhia. Se isto não é taça, não sei o que seja. Eu sei que os da casa alinharam com uma mão cheia de miúdos da equipa B mas mesmo esses jovens, coadjuvados por elementos mais experientes da equipa principal, tinham por obrigação bater uma formação que está no último terço da classificação no Championship. Os Wolves tiveram a sorte de marcar no primeiro minuto, por intermédio de Robert Stearmann, o que colocou toda a pressão do outro lado. Andreas Weimann ter feito o segundo a poucos minutos do intervalo foi, mais uma vez, timing perfeito.

Não foi por acaso que o Wolverhampton avançou para a contratação de Hélder Costa logo na segunda-feira. O jogador de vinte e três anos da formação benfiquista, cedido pelos encarnados ao emblema inglês, tem dado nas vistas no Championship e na visita a Anfield foi o responsável pelas duas assistências cirúrgicas que redundaram em golo. Steve Gerrard elogiou publicamente o nível do português, sublinhando mesmo que parecia estar pronto para a Premier League. Antes que a prestação do fim de semana convencesse algum clube da primeira liga a avançar com uma proposta tentadora, os Wolves chegaram-se à frente.

Na próxima ronda, programada para 18 de fevereiro, o Wolverhampton recebe o líder da Premier League no Molineux. Costa e companhia voltam a ter oportunidade de se mostrar num grande palco.

Outros tomba-gigantes

Os jogadores do Lincoln City festejam o terceiro golo frente ao Brighton.

Os jogadores do Lincoln City festejam o terceiro golo frente ao Brighton.

Mas os Wolves não foram os únicos tomba-gigantes dos dezasseis avos de final da Taça de Inglaterra. Millwall e Fulham eliminaram os primodivisionários Watford (1-0) e Hull (4-1), respetivamente. O Oxford United da League One foi responsável por empurrar o Newcastle (3-0) de Benítez para fora da prova. Mas o destaque tem que ir para as duas equipas da quinta divisão inglesa que chegaram aos oitavos de final. O Sutton afastou o Leeds United (1-0) de Gary Monk e o Lincoln City impôs-se em casa ao Brighton & Hove Albion (3-1).

Vejamos então o que o sorteio reservou para estes heróis da Taça de Inglaterra. O Sutton foi premiado com uma receção ao Arsenal de Wenger, o Oxford vai a casa do Middlesbrough e o Lincoln tem encontro marcado com o Burnley. O Millwall espera o desfecho do único jogo de desempate da ronda anterior para saber se enfrenta o Derby County ou o Leicester City.

Boas Apostas!