O Barcelona poderá, finalmente, festejar o título na Liga BBVA, mas irá fazê-lo ligado a Madrid, a cidade do seu maior rival. Ou o Real Madrid perde, no sábado, frente ao Espanyol, ou, em alternativa, o Barcelona vence no terreno do Atlético. Num caso ou outro, a festa será sempre catalã.
O título de Messi
Se até ao ano passado, o Barcelona era a equipa de Pep Guardiola, este ano, ninguém tem dúvidas em falar do Barcelona de Lionel Messi. O jogador ultrapassou o feito de ter uma equipa construída à sua imagem, onde foi sempre figura essencial, para tomar as rédeas de todas as decisões que são exigidas aos catalães. Hoje em dia, Messi é peça essencial para que o Barcelona vença partidas. Daí que o seu mais que provável regresso à titularidade possa ser marcante para festejar o título.
O Barcelona viveu diferentes problemas durante a temporada. Por um lado, um natural relaxamento das suas principais peças, sobretudo depois de ver a sua vantagem em relação ao Real Madrid estender-se tanto logo no início da temporada. Depois, o desgaste competitivo de jogadores que estão já acima dos 30 anos. Finalmente, as entradas e saídas de Tito Vilanova, o que fez com que um conjunto habituado a uma liderança forte ficasse nas ondas da sorte até que Messi foi demarcando a sua posição como homem forte do onze blaugrana.
Resta à equipa barcelonesa a honra de festejar o título no Estádio de uma das equipas mais sensacionais da temporada. O Atlético Madrid conseguiu algo de inimaginável até ao ano passado: fazer toda a Liga BBVA ombro a ombro com Real e Barcelona. Diego Simeone tem ainda a Taça do Rei no horizonte, mas bater o Barcelona nesta partida poderá ser um excelente sinal do que tem ainda o Atlético para oferecer. Quando parece certo que, pelo menos, Falcao sairá do Vicente Calderón no verão, ao treinador argentino caberá encontrar no seu grupo quem possa assumir a chefia em campo da equipa. Nada melhor do que fazê-lo esta semana.
Um quarto de ouro
Real Sociedad e Valência continuam a lutar pelo lugar que permite a presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Os bascos perderam por 1-2 em Getafe e voltaram a desperdiçar a vantagem conquistada, estando agora apenas dois pontos a separar os candidatos. A Real Sociedad entra em campo na segunda-feira à noite, já conhecendo o resultado dos seus perseguidores, que em caso de vitória até podem dormir, de domingo para segunda, no quarto lugar.
A equipa basca recebe o Granada, que continua a gerir a aflição no fundo da tabela, enquanto os valencianos viajam até Madrid, para encontrar o Rayo Vallecano. A equipa do Rayo ainda sonhou com a Europa, mas acabou por decair nas derradeiras semanas, limitando-se agora a gerir o calendário até final do ano. Perante um motivado Valência, será bastante complicado para o conjunto de Vallecas conseguir pontuar.
E ainda…
Na disputada luta pela manutenção, o Saragoça entra hoje em campo para defrontar o Levante, esperando ser outro dos felizes contemplados por uma escorregadela dos valencianos. Amanhã, será a ver do Mallorca viajar até Bilbao, onde não terá missão fácil frente ao Athletic, enquanto o Deportivo viaja também para ir defrontar o Valladolid de Djukic. O Osasuna joga em casa, frente ao Getafe, numa partida em que está obrigado a pontuar. No domingo, o Celta de Vigo viaja até Sevilha, para encontrar o Bétis, enquanto o Granada esperará pela noite de segunda-feira para defrontar o Real Sociedad, em jogo onde pontuar parece impossível, mas a surpresa terá um alto valor para uma equipa que vive agora uma fase positiva da temporada.
Boas apostas!