Brasil – Suíça (Mundial 2018)
Pronto para apagar a má imagem deixada na última edição da prova, o Brasil começa o seu percurso no Mundial 2018, medindo forças com a Suíça na 1ª jornada do Grupo E, este domingo à tarde na Rostov Arena. Os brasileiros chegam aqui com bons níveis de confiança após terem tido sucesso em todos os jogos de preparação desde o início do ano. Já o Suíça realizou uma boa fase de qualificação e encontra-se igualmente confiante após os jogos de preparação.
O Brasil é a equipa com mais sucesso em toda a história dos Campeonatos do Mundo, tendo vencido a prova por cinco vezes, sendo a última delas em 2002 e, desde aí, atingiu os quartos de final em 2006 e 2010, e as meias-finais em 2014, onde foi anfitrião da prova mas acabou por ser humilhado pela Alemanha, que mais tarde venceria a prova, perdendo por 7-1. Após a humilhação de há quatro anos atrás, os brasileiros entram aqui com o objectivo de limpar essa imagem da memória do seu povo, conquistando aqui mais o 6º troféu na competição. A Canarinha venceu os quatros jogos amigáveis que disputou desde o início do ano, começando por vencer a Rússia (0-3) e a Alemanha (0-1), ambos ainda em Março, e já em Junho levou a melhor sobre a Croácia (2-0) e sobre a Áustria (0-3).
Esta é uma das selecções mais talentosas da actualidade, com uma enorme qualidade presente em todos os sectores. Começando pela baliza, Tite tem duas muralhas à sua escolha, Alisson e Ederson, Marcelo, Thiago Silva e Marquinhos, entre outros, a comporem o sector defensivo, Casemiro, Fred, Coutinho e Fernandinho, entre muitos outros, a darem solidez e criatividade ofensiva no meio-campo, e Firmino, Willian, Neymar e Gabriel Jesus na frente de ataque. Tite tem sido o comandante dos brasileiros e foi apenas derrotado duas vezes nos últimos 30 jogos aos comandos da equipa, mantendo a baliza invicta nos últimos 5 consecutivos. Fred, que se lesionou no tornozelo durante o treino, não deverá estar apto para este desafio.
Onze Provável: Alisson – Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo – Paulinho, Casemiro e Coutinho – Willian, Jesus e Neymar.
A Suíça, por sua vez, participou nas últimas três edições do Campeonato do Mundo, tendo conseguido atingir os oitavos de final em 2006 e 2014, mas incapaz de seguir em frente nas duas ocasiões. Os suíços conseguiram realizar uma boa fase de qualificação, perdendo apenas 1 dos 10 jogos disputados do Grupo B, contra Portugal, e não perdeu nenhum dos 4 jogos amigáveis disputados desde o início de 2018, começando por vencer a Grécia (1-0) e o Panamá (6-0), ambos ainda em Março, e seguiu-se um empate contra a Espanha (1-1) e uma vitória contra o Japão (2-0).
O seleccionador Vladimir Petkovic apresenta uma selecção muito talentosa ao seu dispor, onde sobressaem nomes como do guarda-redes Yann Sommer, dos defesas Lichtsteiner e Ricardo Rodríguez, entre outros, médios como Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, e avançados como Embolo ou Seferovic. Os helvéticos têm surpreendido nestes últimos jogos, mas aqui enfrentam uma selecção candidata à conquista do título, o que será uma verdadeira prova de fogo neste arranque do Mundial.
Onze Provável: Sommer – Lichtsteiner, Schar, Akanji e Rodríguez – Behrami e Xhaka – Shaqiri, Freuler e Zuber – Seferovic.
Existiram dois confrontos directos nos últimos 28 anos, com o Brasil a vencer um jogo e a Suíça a vencer o restante.
Suíça
![]() |
1-0 |
![]() |
Amigáveis 2013
|
Suíça
![]() |
1-2 |
![]() |
Amigáveis 2006
|
Acima da enorme vontade de vencer a competição, os brasileiros pretendem apagar a imagem deixada em 2014, e de tudo farão para começarem um percurso da melhor neste Mundial 2018. Com um plantel de melhores valores individuais, jogadores mais experientes e com enorme ritmo competitivo, o Brasil deverá conseguir entrar com o pé direito na prova.