Braga – Portimonense (Liga NOS)
O Estádio Municipal de Braga, na Pedreira, vai ser o palco do duelo da próxima quinta-feira, agendado pela 17.ª ronda da Liga NOS, entre as equipas do Sporting de Braga e do Portimonense. Os minhotos conseguiram, após a última jornada, igualar em termos pontuais o Benfica na classificação e já estão perfeitamente lançados na luta por um lugar que dê acesso à próxima edição da Liga dos Campeões. À procura de chegar à quarta vitória consecutiva, os bracarenses receberão a visita da equipa de Paulo Sérgio, que voltou às derrotas na última jornada, reaproximando-se, novamente, da zona de possível descida de divisão.
Análise Braga
A equipa do Braga tem feito um trajeto relativamente sólido para os seus objetivos de apuramento europeu (numa fase em que alimenta a ambição de chegar à Liga dos Campeões da próxima época) e chega a esta jornada na 4.ª posição da tabela classificativa, ainda que com o mesmo número de 33 pontos do Benfica, a cinco de distância do FC Porto e a nove da liderança do Sporting. Em 16 partidas, a formação comandada pelo técnico Carlos Carvalhal aparece com 11 vitórias, zero empates e três derrotas, com 28 golos marcados e 15 golos sofridos.
Na última segunda-feira, o Braga goleou fora o Moreirense, por 4-0, num jogo onde conseguiu uma entrada fortíssima, que lhe permitiu concluir a primeira meia hora dos primeiros 45 minutos já a ganhar por três golos de diferença. O terceiro triunfo consecutivo chegou após a vitória nos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Santa Clara (2-1), que, por sua vez, se seguiu ao triunfo magro na receção ao Gil Vicente (1-0), na penúltima jornada da Liga NOS.
Onze provável: Matheus – Tormena, Carmo, Silva – Esgaio, Fransérgio, Novais, Castro, Galeno – Horta, Ruiz
Análise Portimonense
A equipa do Portimonense tem tido alguma dificuldade em manter-se longe dos lugares de descida de divisão e chega à última jornada da primeira volta da presente edição da Liga NOS a ocupar o 13.º lugar da tabela de classificação geral, com 15 pontos, os mesmos dos registo de Rio Ave e Belenenses, um trio que tem apenas um ponto à maior sobre o lugar que obrigará a disputar o playoff de manutenção. Em 16 partidas, os pupilos de Paulo Sérgio somaram quatro vitórias, três empates e nove derrotas, com 13 golos marcados e 21 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, a equipa do Portimonense não conseguiu chegar à marca dos três jogos consecutivos sem perder, mesmo tendo marcado primeiro na receção ao pressionado Boavista, com quem acabou derrotado por 1-2. Ficou, assim, diluído o efeito dos quatro pontos somados em seis possíveis nas duas jornadas anteriores, onde o Portimonense empatou fora com o Moreirense (2-2) e conseguiu ganhar em casa, há três jornadas atrás, diante do Belenenses (1-0), um rival direto na luta pela salvação.
Onze provável: Ricardo Ferreira – Moufi, Antônio, Possignolo, Anzai – Dener, Ewerton, Luquinha – Boa Morte, Bruno Moreira, Fabrício
Dica de Prognóstico
Numa partida que irá colocar frente a frente duas equipas de qualidade distinta e com objetivos igualmente bem diferentes, o Braga deverá conseguir dominar as despesas do jogo desde cedo, perante um Portimonense que deverá remeter-se ao seu meio-campo defensivo na maior parte do tempo, até por uma postura previsivelmente defensiva, assente na exploração de contra ataques, que permitam aos algarvios chegar rapidamente a zonas de finalização. A dinâmica da equipa de Carvalhal está bem trabalhada e dificilmente os minhotos não aproveitarão esta oportunidade para colocar, ainda que provisoriamente, a equipa do Benfica (que só joga na sexta-feira) a três pontos de distância. Assim, pela previsão de um jogo onde o Braga consiga criar mais e melhores oportunidades de golo, o melhor investimento será a opção pela aposta da Vitória do Braga, cotada no mercado de 1X2 a 1.43 na Betclic.