Liga ZON Sagres – o encontro que fechou a jornada colocou, frente a frente, duas equipas que lutarão por um lugar europeu nesta competição. O Estoril Praia, inspirado por recentes conquistas, viajou até ao Minho com vontade de mostrar serviço e somar pontos. Mas a equipa bracarense acabou por fazer imperar a sua superioridade.

Jesualdo Ferreira disse, e bem, que depois de um afastamento na Liga Europa e de uma derrota em Barcelos, o pior que podia acontecer à sua equipa seria entrar neste jogo a perder e com menos um jogador. Foi isso mesmo que aconteceu, logo aos 15 minutos, quando João Capela assinalou a primeira grande penalidade errada da noite, expulsando, nesse caso bem, Baiano. O Estoril colocou-se na frente e parecia ter tudo para conseguir um excelente resultado em Braga.

Alan SC Braga

Alan foi figura na noite de ontem

No entanto, a maior experiência do conjunto bracarense acabaria por se revelar. Devido a um ótimo trabalho de Éder, Alan conseguiria o empate ainda na primeira parte, seguido de um outro golo na marcação de uma grande penalidade, errada de novo, no início da segunda parte. Assim, aos 54 minutos, o Braga estava na frente e com o mesmo número de jogadores do seu adversário. Mas a emoção da partida não terminaria aí. Custódio, acabado de entrar, marcaria o terceiro golo, de cabeça, enquanto Sebá voltaria a reduzir a diferença a cinco minutos do final.

Os bracarenses demonstraram sangue e garra, numa partida de contexto bem complicado, enquanto o Estoril, que terminou o jogo com apenas nove jogadores, não somou qualquer ponto, mas pode dar-se por contente com a exibição conseguida.

Os grandes seguem na linha das vitórias

Garay Benfica

Garay e Perez festejam os seus golos

Neste fim-de-semana, os três grandes mostraram que estão para continuar na linha das vitórias. O Benfica recebeu o Paços de Ferreira e, apesar de alguns sinais de perigo criados pelo conjunto orientado por Costinha, foram os encarnados a dominar toda a partida. Enzo Pérez abriu o marcador logo aos cinco minutos, com Garay a terminar uma jogada de laboratório à passagem do minuto 23 que sossegou o Benfica. O Paços ainda reduziria por Romeu Ribeiro, no regresso dos balneários, mas o Benfica demorou dois minutos a aumentar, de novo, a vantagem, com Garay a repetir a dose.

O FC Porto não demonstrou o mesmo brilhantismo de jornadas anteriores, mas foi bastante rápido a resolver a situação no encontro com o Gil Vicente. Varela, aos oito minutos, e Jackson Martinez, aos 27, marcaram os dois golos dos dragões, que não mais voltaram a marcar, apesar de inúmeras oportunidades somadas. Pelo lado gilista, a ausência de grandes situações de perigo redundou no resultado esperado. Uma derrota que pouco afetará os objetivos de manutenção da equipa de Barcelos.

Já o Sporting também não encontrou facilidades perante um Olhanense que se vai afirmando como uma equipa muito bem estruturada, graças ao trabalho de Abel Xavier. Os leões tiveram sempre o comando da partida, mas ao não conseguir materializar essa vantagem, acabaram por permitir aos algarvios pelo menos uma oportunidade claríssima de ter vantagem. No entanto, foi Montero que acabaria por marcar o primeiro golo, beneficiando de posição irregular, acalmando a equipa leonina e permitindo que o domínio fluísse até ao segundo golo da tarde, assinado por André Martins. O Sporting mantém-se assim na perseguição ao FC Porto, que é a única equipa só com vitórias na Liga ZON Sagres.

Notas

– Segunda derrota consecutiva para o Rio Ave, desta vez frente ao Vitória de Guimarães, que começa a dar sinais de que poderá estar ao nível da temporada passada e, quem sabe, voltar a alcançar sucesso na primeira metade da tabela.

– Primeira vitória fora para o Arouca na divisão maior do futebol português. Num estádio sem público, os arouquenses souberam aguentar até aos momentos finais, quando Pintassilgo marcou o golo da vitória.

– Primeira vitória na Liga para a Académica, num jogo em que começou a perder, frente ao Belenenses, mas onde a equipa do Restelo não foi capaz de manter o resultado na segunda parte. Bruno China e Marinho foram os homens que marcaram os golos da vitória dos estudantes, depois de Tiago Silva ter aberto o ativo na marcação de grande penalidade.

Boas apostas!