Braga – Boavista (Liga NOS)
Na conclusão da 26.ª jornada da Liga NOS, as equipas do Braga e do Boavista têm confronto agendado para o início da noite do próximo sábado, a ter lugar no Estádio Municipal de Braga, no Minho. O coletivo orientado por Custódio Castro reentrou no campeonato com o pé esquerdo e tentará aqui manter ou aumentar a distância para o Sporting, que joga no dia anterior, no 3.º lugar. Do outro lado, estará uma formação de Daniel Ramos que também não regressou ao ativo como pretendia, aumentou o ciclo de resultados negativos e espera poder reagir.
Análise Braga
A equipa do Braga tem feito uma temporada globalmente de acordo com as expectativas, como demonstra o 3.º lugar que ocupa na tabela classificativa da Liga NOS neste momento, com registo de 46 pontos. A vantagem para o Sporting, que joga na sexta-feira diante do Paços de Ferreira, é de três pontos, enquanto a distância para o Benfica, na vice-liderança, é de 15 pontos. Nas 25 partidas já realizadas para o campeonato português, os minhotos conseguiram um total de 14 vitórias, quatro empates e sete derrotas, com um total de 43 golos marcados e 29 golos sofridos.
Naquele que foi apenas o segundo jogo com Custódio Castro no comando técnico, o Braga regressou à competição com uma derrota surpreendente. Na visita à casa emprestada do Santa Clara, na Cidade do Futebol, a formação minhota perdeu, por 3-2, num jogo onde até esteve em vantagem por duas ocasiões, fruto dos golos marcados por Fransérgio (ainda na primeira parte, de grande penalidade) e Francisco Trincão (já no segundo tempo, quando o resultado se fixava em 1-1). O facto de ter ficado reduzido a 10 unidades, pela expulsão de Raúl Silva, no lance que originou o golo do 2-2 para os açorianos, deixou o Braga mais fragilizado, numa partida onde sofreu o 3-2 final já na compensação.
Onze provável: Matheus – David Carmo, Bruno Viana, Rolando – Esgaio, Palhinha, Fransérgio, Sequeira – Trincão, Paulinho, Ricardo Horta
Análise Boavista
A equipa do Boavista tem como objetivo principal assegurar a manutenção, mas fazê-lo sem sobressalto. Durante boa parte da época, os axadrezados estiveram na primeira metade da tabela classificativa, o que não acontece de momento. No 13.º lugar, a equipa comandada por Daniel Ramos soma um total de 29 pontos, os mesmos do Tondela e menos um do que Gil Vicente, Vitória de Setúbal e Belenenses, sendo que todos já entraram em campo na presente jornada e têm, por isso, um jogo a mais realizado. Nas 25 partidas, o Boavista conseguiu uma prestação global com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas, onde marcou 19 golos e sofreu 24.
No regresso à competição da última semana, o Boavista saiu derrotado da receção ao Moreirense, por 1-0, num jogo onde até realizou uma exibição que justificaria a obtenção de um resultado mais positivo. O destaque da partida terá de ir para a grande penalidade desperdiçada por Carraça já em período de descontos, que poderia ter evitado a quarta derrota dos últimos cinco jogos para o Boavista. Antes da paragem, a equipa portuense seguia há quatro sem vencer, sendo que, nesse registo, só pontuou na deslocação a Tondela (1-1).
Onze provável: Hélton Leite – Dulanto, Ricardo Costa, Neris – Carraça, Idris, Obiora, Marlon – Heriberto, Cassiano, Sauer
Dica de Prognóstico
Os dois conjuntos reentraram em cena com o pé esquerdo e quererão aqui retomar a senda dos bons resultados. Se o Boavista quer interromper o longo jejum de vitórias para subir alguns lugares na classificação, o Braga estará obrigado a ganhar para poder manter ou aumentar a atual distância de três pontos relativamente ao Sporting, na 3.ª posição. Espera-se, por isso, um jogo dividido e bem disputado, onde a ausência de público nas bancadas poderá levar a que o Boavista, à imagem do que tem tentado fazer com o treinador Daniel Ramos, procure atuar de forma mais descomplexada do que seria natural, numa deslocação desta natureza. A aposta no mercado de ambas as equipas marcam, cotado a 1.95 na Bet.pt, será, portanto, um investimento com alto valor associado.