Os 16 avos de final da Taça de Portugal não trouxeram muita surpresa, pelo menos no que diz respeito aos clubes da Liga NOS, e em especial os três grandes. Em teoria a tarefa destes clubes não era muito complicada, e apenas o Benfica teve de suar, e muito, para ultrapassar o seu adversário, o Arouca. Já o Sporting tinha a tarefa mais fácil e venceu de forma mais folgada (1-4). Já o FC Porto recebeu e venceu o Belenenses (2-0).
O Benfica apura-se nos descontos

Correio de Manhã
O Benfica recebeu, no Estádio da Luz, o Arouca que milita na 2ª divisão. É verdade que não se antevia um jogo muito fácil, tendo em conta o desempenho nos últimos jogos, e sobretudo a instabilidade que se vive em torno da contestação a Rui Vitória. Nota-se que a equipa está a jogar “sob brasas”, e a cada jogo que passa, os encarnados tratam de complicá-lo mais do que era previsível.
Mais um jogo em que foi bem visível a pouca segurança defensiva, e naturalmente a falta de confiança de alguns jogadores. O Arouca adiantou-se no marcador, ainda bem cedo, ao minuto 19, e foi preciso Jonas “abrir o livro”, para restabelecer a igualdade ainda antes do intervalo. Na 2ª parte veio à tona as grandes dificuldades que a equipa atravessa. O Benfica teve de suar, e muito para marcar um golo ao Arouca. Foi Rafa Silva, ao minuto 93 que marcou o golo que apura o Benfica para os oitavos de final da Taça de Portugal.
No final do jogo, mais do mesmo, lenços brancos e contestação, com os adeptos a pedirem a demissão de Rui Vitória. Já não chega o Benfica vencer, os adeptos querem e exigem mais, quer do plantel, quer do treinador, e neste momento, até do seu presidente, que começa também ele a ser contestado.
Marcel Keiser estreia-se com goleada (1-4)

zap -aeiou
Dificilmente o novo técnico do Sporting, Marcel Keiser poderia ter melhor jogo para somar a primeira vitória no comando da equipa leonina. O sorteio ditou que os leões jogariam com a o Lusitano de Vildemoinhos, uma equipa não profissional, que milita em escalões secundários, e ainda por cima que jogava em casa emprestada. Mesmo assim a festa fez-se no Estádio do Fontelo, com o golo de honra, marcado por Diogo Braz, à passagem do minuto 44, e que levou o jogo empatado (1-1) para os balneários.
No segundo tempo só deu Sporting, e foi com naturalidade que os leões, mesmo sem carregar muito, chegaram ao resultado “gordo” de (1-4). Mesmo assim foi preciso esperar pela hora de jogo para Bruno Fernandes colocar os leões na frente do marcador. Era notória a menor capacidade física duma equipa que tem as limitações de não ter futebol profissional, e depois deste golo mais dois se seguiram. Nove minutos depois, Bas Dost, o suspeito do curtume aumentou a contagem (1-3) e no minuto seguinte, foi Diaby a fechar as contas. Ou seja, em 10 minutos o Sporting faz 3 golos e arruma a questão, e o consequente apuramento para os oitavos de final da competição.
FC Porto mantém-se no trilho das vitórias

zap – aeiou
E vão 8 vitórias consecutivas para o FC Porto. De facto, é preciso recuar até ao jogo no Estádio da Luz (1-0), para assistirmos ao último desaire da equipa de Sérgio Conceição. Com goleadas, com mais ou menos jogadores habitualmente titulares, com maior ou menor sorte, a verdade é que este FC Porto está muito mais sólido e fiável. Recebeu o Belenenses e venceu, sem grandes sobressaltos (2-0).
Tiquinho Soares abriu a contagem à passagem do minuto 13, e Octávio ampliou ao minuto 58. Uma vitória que ainda permitiu poupar alguns dos jogadores chave deste FC Porto, como Danilo Pereira, Marega e Brahimi, tendo em conta o importante compromisso da próxima Quarta-Feira, com o Schalke 04, um jogo que pode garantir a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Tudo sereno neste FC Porto, e uma equipa que, neste momento, respira confiança.
Outros destaques:
- Os oitavos de final contam com 13 equipas apuradas da Liga NOS: Benfica, Porto, Sporting, Sporting de Braga, Boavista, Desportivo das Aves, Desportivo de Chaves, Vitória de Guimarães, Tondela, Rio Ave, Moreirense, Vitória de Setúbal, e Feirense.
- Da 2ª liga apuraram-se o Paços de Ferreira e Leixões.
- O único representante do campeonato de Portugal é o Montalegre, de Trás-os-Montes.
Boas Apostas!