Benfica – Moreirense (Liga NOS)
O Estádio da Luz viverá uma expetativa um pouco vazia, na tarde deste domingo, com o olhar preso no telemóvel, para tentar perceber se o Sporting vence, ou não, na Madeira. Para os encarnados é uma sensação de fim de festa agridoce, porque se bem que a equipa poderá ainda entrar na Liga dos Campeões, se finalizar na segunda posição da tabela, a verdade é que este jogo é uma espécie de antítese das emoções vividas nos últimos quatro anos. Pela frente, terá um conjunto que estará tudo menos tranquilo. Com os resultados de vários outras partidas a poder, ainda, influenciar a queda do Moreirense na Segunda Liga, será com todo o cuidado que a equipa de Petit jogará este encontro.
Para o Benfica, a sucessão de resultados que a levaram de quase ter a mão no título para vir a terminar em terceiro lugar, é uma história de uma quebra na reta final da temporada. O mau início de época dos encarnados havia sido disfarçado com as mudanças táticas operadas por Rui Vitória e por mais uma grande temporada do brasileiro Jonas, mas perdendo com o FC Porto e com o Tondela, em casa, e empatando sem golos com o Sporting em Alvalade, o Benfica perdeu todas as vantagens que poderia ter para chegar a outros objetivos. A equipa viveu, nestas semanas finais de temporada, com a lesão de Jonas e, posteriormente, também de André Almeida, para lá da acumulação de castigos, o enfrentar com as fragilidades que o plantel oferece para algumas posições. Nesta última jornada, poderá ter que jogar com uma linha defensiva de recurso e, por aquilo que se vai lendo nos jornais, a expetativa é a de se estar a entrar num verão bem quente, com muitas saídas do plantel. Krovinovic e Rafa estão lesionados, enquanto Rúben Dias e Jardel, castigados, também serão ausências.
Onze Provável: Bruno Varela – Douglas, Luisão, Samaris, Grimaldo – Fejsa – Salvio, Pizzi, Zivkovic, Franco Cervi – Raúl Jiménez.
O Moreirense chega à derradeira jornada ainda a cuidar do facto de ter que se escapar à descida, sendo que, com Feirense ou Estoril a garantirem que uma destas equipas ficará atrás do conjunto de Moreira de Cónegos, uma situação em que Moreirense e Vitória de Setúbal terminem com os mesmos pontos (sendo superados pelo Paços de Ferreira) empurrará o conjunto de Petit para a segunda liga. A forma de o evitar será pontuando no Estádio da Luz – acabando, ao mesmo tempo, com a esperança que o Benfica ainda tem de ser segundo classificado. Para o conseguir, o Moreirense terá que evitar todo e qualquer erro defensivo, fechando bem os caminhos para a sua baliza, mantendo algum atrevimento no momento ofensivo. O que for acontecendo nos outros terrenos de jogo pode influenciar bastante o comportamento, quer de Benfica, quer de Moreirense. André Micael e Mohamed Aberhoun, lesionados, são ausências para este encontro.
Onze Provável: Jhonatan – Pierre Sagna, Belkaroui, Iago Santos, Rúben Lima – Alfa Semedo – Bilel Aouacheria, Ângelo Neto, Tozé, Arsénio – Ronaldo Peña.
Na primeira volta, o Benfica foi a Moreira de Cónegos vencer por dois golos sem resposta. O Moreirense nunca venceu no Estádio da Luz, sendo que o melhor resultado que conseguiu obter foi um empate, o que já aconteceu por duas vezes. A última delas, em 2004.
Numa partida onde o que acontecer noutros estádios será fundamental, o favoritismo do Benfica não tem muita razão para ser questionado, apesar das fragilidades que a equipa apresenta na linha defensiva.